10394651_701000833313288_5780056164484045663_n-960x574.jpg

Nuno Garcia encerra a 6.ª edição do curso ‘cinemalogia’ com o módulo de “Colour Grading”


“Colour Grading” é o processo de alterar e melhorar a cor de uma imagem, fixa ou em movimento, através de processos foto-químicos, electrónicos ou digitais. Neste processo é possível melhorar ou até reparar a imagem obtida aquando das rodagens ou ainda introduzir efeitos sobre o plano. O seu propósito é ajudar a criar ou reforçar o ambiente narrativo do filme na estética dos quadros que atravessam uma obra cinematográfica.

Poderíamos pensar que estamos perante uma etapa conclusiva e independente do resto da produção, mas o trabalho de colour grading começa logo aquando da preparação da rodagem, sendo o Director de Fotografia responsável por planear e criar quadros capazes de armazenar o máximo de informação luminosa possível, tanto nas altas como nas baixas luzes. É a partir de uma imagem ‘flat’ que podemos elevar a composição visual a outro patamar e exponenciar a expressão fílmica.

 

 

Devido a impedimentos de natureza profissional não nos foi possível assegurar o módulo de “Colour Grading” com o Director de Fotografia Pedro Azevedo nas datas previstas, tendo-se optado por adiar este módulo para os dias 10 e 11 de Junho com a coordenação do colorista Nuno Garcia. Como sempre, a organização do curso, guia-se pelo melhor interesse dos formandos, procurando oferecer sempre oportunidades de aprendizagem com os principais intervenientes do cinema português, indo ao encontro dos melhores interesses da qualidade científica do curso garantida em colaboração estreita com a Universidade Aberta.

Nuno Garcia é licenciado em Realização de Cinema, mas após estagiar na antiga “Centro de Edição Especial”, rapidamente se apaixonou pela pós-produção. A sua carreira como colorista começou como assistente de telecinema em película de 16 e 35mm, tendo depois como colorista sénior adaptado-se aos ambientes digitais como “Final Cut 7” ou “DaVinci Resolve”. Na sua carreira tem colaborado em cinema, passando pela Tobis, bem como em Publicidade, na The Chimney Pot. Hoje está dedicado 100% ao grading e criação de workflow para pós produção.

 

 

Durante a formação de Colour Grading serão abordados os princípios da correcção de cor e as ferramentas disponíveis, além dos formatos e câmaras de vídeo digitais. No ponto de vista prático será realizado o acompanhamento da correcção de cor e produção dos efeitos digitais necessários ao projecto da curta-metragem “A Costureirinha”, produzido pelos alunos, sendo contraposto com exemplos de planos de filmes, já terminados, em que o formador colaborou.

 

 

As inscrições continuam disponíveis em www.caminhos.info/cinemalogia-inscricao

 

Nuno Garcia

Nuno GarciaColorista

Nuno Garcia nasceu em Lisboa onde se formou em Realização de cinema, mas tendo começado a estagiar na antiga CEE centro de edição especial, rapidamente se apaixonou pela pós produção. Começa como assistente de Telecinema e durante 2 anos tem a função de auxiliar o colorista senior na colocação dos rolos de película 16mm e 35mm, fazer grading one light para os editores montarem. Passado esse tempo e já como sénior colorista tira vários cursos na Rank Cintel e DaVinci com Stuart Black Jones, Davinci 888 dui, DaVinci 2k e SpiritTelecine na empresa LightFilm. Executando trabalhos para todas as produtoras nacionais e estrangeiras de publicidade, cinema, telefilmes, clipes de musica. Trabalhando directamente com as equipas de edição, composição de imagem e 3D.

Related Posts