fusoes.png

Fusões no Cinema encerra com ciclo dedicado à Animação

Após a 23ª edição dos Caminhos do Cinema Português, continua a programação do Ciclo Fusões no Cinema. Entre os dias 12 e 21 de dezembro, no Mini-Auditório Salgado Zenha, há um total de sete filmes em exibição.

2017 12 12 Persepolis3

A retomar início no dia 12 de dezembro, temos “Pronto Era Assim”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, e “Persepolis” de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, uma curta e uma longa metragem de animação, respetivamente. O primeiro é um filme de animação com carácter documental, em modo de entrevista e onde, de forma descontraída, os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, num tempo em que a maneira de viver era diferente. Já a animação francesa “Persepolis” conta a história de uma jovem iraniana que sonha em ser vidente, acompanhando de perto a queda do Xá e do seu regime brutal. No entanto, ela acaba por se revoltar contra as imposições fundamentalistas dos rebeldes, especialmente contra as mulheres.

2017 12 14 Jasmine2 1

“Jasmine” estará em exibição no dia 14 de dezembro. Vencedor do César de Melhor Curta-Metragem de Animação, Alain Ughetto realizou a animação “Jasmine” em 2013, filme que acabou indicado ao Prémio do Cinema Europeu de Melhor Animação.

2017 12 15 loving vincent2

No dia 15 de novembro, será a vez de “A Paixão de Van Gogh”, de Dorota Kabiela e Hugh Welchman, um “biopic” sobre o famoso pintor Vincent Van Gogh, apresentando-se como a primeira longa metragem “completamente pintada do mundo”.

2017 12 19 9.992 1

“$9.99” da israelita Tatia Rosenthal será exibido a 19 de dezembro. Este filme conta a história de um desempregado de 28 anos enquanto circula pelo prédio onde mora, capturando fragmentos das vidas dos seus estranhos vizinhos. A abrir esta sessão, será exibida a curta-metragem “Chhaya” de Debanjan Nandy, que traz até nós a história de um idoso que vive com a memória da sua esposa como a sua própria sombra.

2017 12 21 a cancao do mar

Por fim, no dia 21 de dezembro, projeta-se “A Canção do Mar” de Tomm Moore, uma animação baseada em vários mitos do folclore irlandês.

As exibições começam às 22 horas no Mini-Auditório Salgado Zenha e são de entrada livre.