juniores-2017.jpg

Cinema para a geração ‹‹Juniores››

A captação de um público jovem para o cinema português é fundamental, pelo que desta forma o evento pretende manter um espaço reservado à participação das escolas no festival. Esta secção apresenta-se como um serviço educativo, tendo por base apenas a experimentação in loco de muitos minutos de pura magia para estas crianças, e que tornará possível a criação de hábitos de consumo desde a infância no que diz respeito ao cinema português. A crescente adesão por parte das escolas incentiva-nos a querer ir mais além, tendo a perfeita consciência da lacuna existente na educação das crianças a nível do enriquecimento cultural e das dificuldades da grande maioria das famílias em diversificar as atividades extra-curriculares.

A organização considera que todo o investimento feito na promoção do Cinema Português ao nível das camadas mais jovens da nossa população é um investimento na capacidade crítica e cultural das mesmas e até na própria educação cívica de um modo global. Os esforços viabilizados neste sentido trarão indubitavelmente, no futuro, o desenvolvimento e a renovação do nosso cinema.

Os Caminhos Juniores decorrerão de 28 a 30 de novembro com sessões às 10 horas. Entre os principais destaques pode assistir-se a animações como “#Lingo”, de Vicente Niro, que aborda o desvirtuar das relações interpessoais em função das redes sociais, bem como “O Gigante”, de Júlio Vanzeler, que nos dá a conhecer a descoberta da realidade por parte de uma menina que vive no coração de um gigante.

Filme Realizador Tempo
A vida por trás dos estragos EB Dr. Mário Fonseca 3’04”
Pet Peeved Blake Garnsey 8’13”
Sarapateado Carina Caetano 3´27”
#LINGO Vicente Niro 11′
Senhor Jaime Cláudio Sá 7’30’’
Afonso Henriques, o Primeiro Rei Pedro Lino 5’32’’
O Gigante Júlio Vanzeler 7′
Raquel Silvestre, a Pastora Marina Palácio 12′

Os Caminhos Juniores são uma iniciativa do Caminhos do Cinema Português que permite aos mais novos um contacto precoce com o cinema, tendo o objetivo de despertar nas crianças o interesse pela sétima arte.

SaveSave