2016-03-20_17.42_Em-Paragem-Rodagem-Dia-1-cinemalogia-em-paragem-Manuel-Pinto-Barros-Nuno-Rocha-Pedro-Adamastor-Rodagem_©-Vanessa-Gomes-CCP.jpg

Cinema Conimbricense volta a dar cartas


Após a sua exibição na 6ª edição do Festival “Primavera do Cine” no passado mês de maio em Vigo, a curta-metragem “Banho de Paragem” foi selecionada para a 9ª edição do “International Inter University Short Film Festival” em Bangladesh.

O Festival organizado pela “Dhaka University Film Society” que teve início no presente mês decorre até dia 13 de setembro, data em que serão entregues os prémios para melhor curta e melhor Realizador.

A curta, realizada no âmbito da 5ª edição do curso de Cinema “Cinemalogia” e da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, é uma das 200 obras selecionadas para o festival sendo que, segundo dados fornecidos pela organização, foram submetidos no total 1700 filmes originários de 96 países diferentes.

Joaquim é um professor universitário e ex-militar da Guerra do Ultramar.
Após a sua morte, Alexandre – seu filho – é contactado pela editora que está a desenvolver uma biografia em homenagem ao professor universitário. Alexandre aceita a instigação e recolhe alguns dos ativos do seu pai, encontrando um negativo fotográfico curioso que pode mudar a imagem que o seu pai transpirava em vida.
Alexandre é, então, confrontado com o dilema: revelar a verdade ou manter a honra do seu falecido pai.

Produzida na sua totalidade em Coimbra, “Banho de Paragem” é o produto de um ano de trabalho dos formandos da 5.ª edição do curso de cinema “Cinemalogia“, dando corpo à vertente pedagógica do Festival Caminhos do Cinema Português. A sua 23ª edição decorrerá de 27 de novembro a 5 de Dezembro em Coimbra.

Conheça a restante selecção e programação deste festival em http://www.dufs.org