A rodagem começa com a definição de todas as acções e respectivos intervenientes. Enquadrado nos módulos de rodagem, a Direcção de Produção irá abordar, com a coordenação de João Fonseca, os processos de decisão necessários à fase final da pré-produção e inicio de produção de um filme. Nesta fase espera-se que os formandos sejam capazes de planificar e definir o trabalho a levar a cabo durante os cinco dias em que será levada a cabo a realização de “A Costureirinha”, uma produção no âmbito da 19.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Além do trabalho de captura da imagem e do som, é necessário estabelecer a organização da equipa. Definir os cargos de realização, direcção de fotografia, som, arte ou de actores é fulcral para que os formandos consigam montar as várias perspectivas de produção definidas no guião, storyboard e outros documentos de planificação da estética do filme de acordo com um orçamento muito limitado. Assim, neste módulo tratar-se-ão os conhecimentos e competências necessárias a essa coordenação, assim como à coerência artística de todos os materiais que resultarão da rodagem. A frequência nos quatro módulos de rodagem, que para além de João Fonseca contam com a coordenação de Telmo Martins, Jorge Pelicano e Emidio Buchinho, tem condições especiais. Informe-se aqui.
João Fonseca é licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000). Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão. Trabalhou em produções nacionais e co-produções internacionais, com realizadores como Manoel de Oliveira, João Botelho, João Canijo, Luís Galvão Teles, entre outros.Trabalhou como realizador para a série “Manobras de Diversão” e realizou uma curta-metragem “De alguidar até ao mar”. Desde 2011 tem trabalhado regularmente com a FADO FILMES sendo o responsável desde essa data pela produção dos projectos concluídos, entre eles: A Morte de Carlos Gardel, Gelo, Cinzento e Negro e Refrigerantes e Canções de Amor.
João FonsecaDireção de Produção
É licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000).
Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão.
Telmo MartinsRealização
É Realizador de Cinema e Televisão.
Estudou na Universidade da Beira Interior onde se licenciou em Design e Multimédia com frequência de disciplinas dos cursos de Cinema e Electromecânica.
Como Realizador ganhou vários prémios internacionais, de onde se destacam os três prémios arrebatados na XVII edição dos Caminhos do Cinema Português, com o filme Um Funeral à Chuva.
Jorge PelicanoRealizador / Produtor
Frequenta o mestrado de Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Em 2012, deixou o Jornalismo e está atualmente a trabalhar como Realizador de Documentários na produtora Até ao Fim do Mundo onde acabou recentemente o seu último trabalho - Pára-me de repente o pensamento.
Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som
Licenciado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Diplomado em música e guitarra pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Conservatório Municipal de Château-Thierry. Especialista em Som para Audiovisual e Multimédia. Doutorando em Ciência e Tecnologia das Artes – Informática Musical, na Universidade Católica Portuguesa. Professor universitário e formador credenciado em Som para Cinema, Audiovisual e Multimédia, Música Electrónica e Experimental. Co-fundador e co-director da associação Granular. Desde 1991, trabalha regularmente em composição, execução e produção de música; design, montagem e operação de som para filme, documentário, teatro, dança, instalação, intermedia e publicidade televisiva. + Info: www.emidiobuchinho.com
Com estreia marcada para 28 setembro, o filme “Rua dos Anjos”, de Maria Roxo e Renata Ferraz, vai ter uma sessão especial com uma conversa entre a realizadora Renata Ferraz, Fernanda Belizário (socióloga) e Rita Alcaire (antropóloga e documentarista), na próxima segunda-feira, 02 outubro, pelas 18:20.
Rodado integralmente em Coimbra, o novo filme de António Ferreira “A Bela América” terá ante-estreia dupla na Casa do Cinema de Coimbra, no próximo dia 01 outubro às 18:30 e 21:30, com a presença de São José Correia (América) e Estêvão Antunes (Lucas), bem como de Daniela Claro, José Castro Gomes, Paula Santos e João Damasceno, o realizador António Ferreira e a equipa técnica.
Após estrear nas salas de cinema na passada quinta-feira, o filme “Body-Buildings” vai ter uma sessão especial com a presença do realizador, na Casa do Cinema de Coimbra, na próxima terça-feira, 19 setembro, pelas 18:30.
Estreado simultaneamente em Portugal e no Brasil, “Retratos Fantasmas”, do realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho é uma carta de amor do realizador à sua cidade de Recife e aos cinemas do centro da cidade. Acompanhando a projeção do documentário, na próxima terça-feira, 05 setembro, pelas 21:30, haverá conversa pós-sessão com Anabela Moutinho, professora e cineclubista, e António Ferreira (realizador de “Respirar Debaixo de Água”, “Embargo”, “Pedro e Inês”).
You must be logged in to post a comment.