Poster-Foto-Promo-banner-v3-1135x419.jpg

Como acontece a rodagem de uma curta?

Chegados a Março, os formandos do curso de cinema “cinemalogia” vêem chegar a hora da verdade e têm de colocar em prática os seus conhecimentos. É a etapa fulcral onde a pré-produção se encontra com a produção efectiva da obra fílmica, sendo necessário responder a todas as necessidades estéticas e artísticas, sem menosprezar as condições técnicas e logísticas, possíveis de atingir num de âmbito formativo, atendendo à especificidade do guião desenvolvido pelos alunos.

É necessário escolher actores, actrizes, figurantes, locais, meios técnicos, adereços, guarda-roupa, …, um sem fim de opções que se combinam e multiplicam podendo o mesmo guião resultar num vasto número de filmes possíveis. Revela-se necessário proceder a escolhas e assim, começamos o processo por escolher os nossos intérpretes num casting aberto à comunidade em que os formandos, em ambiente formativo orientado por João Pinhão, terão a difícil decisão de escolher quem é quem na sua história. Até 3 de março pode concorrer ao nosso casting. Procuramos actrizes para os papeis principais; Maria (6), Lurdes (35) e Ermelinda (38). Inscreva-se, é gratuito.

Seleccionada a equipa que vai brilhar no grande ecrã, é necessário escolher os locais e formar a equipa de rodagem. Dizem que com Luzes, câmara e acção se começa a filmar, mas o processo até chegar a este culminar é longo, moroso e digno de um grande planeamento. João Fonseca, director de produção da Fado Filmes, ajudará a nossa equipa a constituir os locais de filmagem, calcular horas de trabalho e a definir as responsabilidades de cada função dentro do filme. Cria-se uma equipa, uma hierarquia, mas acima de tudo cria-se a cumplicidade entre os elementos da produção com um único objectivo: o filme.

Concluídos os trabalhos de pré-produção, chega o primeiro dia de rodagem! Durante a rodagem de 40 horas, numa orientação tripartida na Realização por Telmo Martins, na Direcção de Fotografia com Jorge Pelicano e no Som com Emídio Buchinho, serão complementados os conhecimentos da formação teórica com a sua execução prática em contexto real. Na rodagem desta curta é determinante a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos pelos formandos nos módulos anteriores e o seu desenlace será o material necessário para prosseguir os trabalhos nas etapas da Pós-Produção e Distribuição do Curso de Cinema – Cinemalogia.

Esta produção vem uma vez mais completar o papel de divulgação e promoção do cinema português, que o festival Caminhos do Cinema Português sempre assumiu, abrindo portas, mas do que ao consumo cultural, às experiências.

rodagem

O curso de cinema, Cinemalogia, deixa o repto e convida a população da cidade a assistir e a participar, no processo de transformar uma ideia em filme. Abrindo a porta a todos os que desejam conhecer os métodos de produção de cinema, e em especial da rodagem, lançamos este mês uma promoção com a inscrição conjunta nos módulos de Direcção de Produção, Direcção de Fotografia 2, Direcção de Som 2 e Realização com condições especiais. As inscrições são limitadas.

Telmo Martins

Telmo MartinsRealização

É Realizador de Cinema e Televisão. Estudou na Universidade da Beira Interior onde se licenciou em Design e Multimédia com frequência de disciplinas dos cursos de Cinema e Electromecânica. Como Realizador ganhou vários prémios internacionais, de onde se destacam os três prémios arrebatados na XVII edição dos Caminhos do Cinema Português, com o filme Um Funeral à Chuva.

Jorge Pelicano

Jorge PelicanoRealizador / Produtor

Frequenta o mestrado de Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2012, deixou o Jornalismo e está atualmente a trabalhar como Realizador de Documentários na produtora Até ao Fim do Mundo onde acabou recentemente o seu último trabalho - Pára-me de repente o pensamento.

Emidio Buchinho

Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

Licenciado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Diplomado em música e guitarra pela Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e pelo Conservatório Municipal de Château-Thierry. Especialista em Som para Audiovisual e Multimédia. Doutorando em Ciência e Tecnologia das Artes – Informática Musical, na Universidade Católica Portuguesa. Professor universitário e formador credenciado em Som para Cinema, Audiovisual e Multimédia, Música Electrónica e Experimental. Co-fundador e co-director da associação Granular. Desde 1991, trabalha regularmente em composição, execução e produção de música; design, montagem e operação de som para filme, documentário, teatro, dança, instalação, intermedia e publicidade televisiva. + Info: www.emidiobuchinho.com

João Fonseca

João FonsecaDireção de Produção

É licenciado em Cinema pela Escola Superior de teatro e Cinema e graduado pelo European Audivisual Entrepeneurs (EAVE 2000). Começou a sua actividade profissional em 1987, tendo trabalhado em diversas funções relacionadas com a produção e realização de Cinema, Publicidade e Televisão.

João Pinhão

João PinhãoDireção de Atores e Casting

Começou a trabalhar em Cinema como Assistente de Realização, em 2000. Ao longo do tempo, foi alargando o seu raio de ação, fazendo também Direção de Casting em alguns dos seu trabalhos. É Assistente de Realização em Cinema e Publicidade.

Related Posts