O curso de Cinema – Cinemalogia, promovido pelos Caminhos do Cinema Português desde 2011, preparou ao longo dos últimos meses uma produção cinematográfica e entra agora na derradeira etapa da rodagem. O início dos trabalhos está marcado para o dia 19 e prolongar-se-á até 23 de Março. Esta é a etapa culminar de toda a formação teórica e prática levada a cabo desde o início deste curso dando forma visual ao imaginário criado no argumento.
No âmbito do tema da 18.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, esta história, concebida pelo grupo de formandos do curso, apresenta-nos a história póstuma de Joaquim, um professor universitário e ex-comando da guerra do Ultramar, através do processo de edição de uma biografia honorífica. A história decorre em torno de Alexandre, seu filho, que é contactado por uma editora que se propõe publicar a biografia do seu pai. Aceitando essa homenagem, Alexandre pesquisa e reúne nos pertences do pai o material necessário para entregar à editora, no entanto neles, encontra um negativo fotográfico que muda por inteiro a memória que tem do pai. Deverá ou não Alexandre fornecer esta informação à editora e, consequentemente, revelar o lado menos conhecido do pai?
Re-inventando os métodos de trabalho de edição para edição, os Caminhos apresentam este ano, uma orientação tripartida da rodagem. Nuno Rocha coordenará a realização, Manuel Pinto Barros a Direcção de Fotografia e Pedro Adamastor a Direcção de Som. A rodagem desta curta envolverá a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos pelos formandos nos módulos anteriores e o seu desenlace será o material necessário para prosseguir os trabalhos nas etapas da Pós-Produção e Distribuição do Curso de Cinema – Cinemalogia.
Em sete décors da cidade de Coimbra o curso Cinemalogia ‘da ideia ao filme’ convida assim, as pessoas a participarem e a assistirem no processo de transformação duma ideia em filme.