Tem inicio amanhã o II Simpósio Internacional Fusões no Cinema. Integrado no XXI Caminhos do Cinema Português, e a decorrer até sábado nas instalações de Coimbra da Universidade Aberta, o encontro enquandra-se no esforço do festival de promover a criação e divulgação de conhecimento sobre o cinema.
Depois do sucesso da edição inaugural no ano transacto, o II Simpósio alarga o âmbito das comunicações apresentadas para incluir todas as fusões na sétima arte. Os trabalhos iniciam-se às nove da manhã com uma mesa redonda onde estarão os jurados do festival Maria Vieira e Lauro António.
A partir das onze da manhã é aberto o primeiro painel onde serão discutidas as potencialidades do cinema narrativo e sua relação com o momento didáctico da sétima arte. Aprender com o cinema: da narrativa à didáctica, é o tema do painel que abre o Simpósio e terá como oradores convidados Luis M. Alves, da Universidade do Porto e Pedro Alves, da Universidade Católica do Porto.
Ao longo do dia mais três painéis terão lugar, subordinados as temas tão diversos como o Webdocumentário e a Interactividade ou as visões diferentes da Arquitectura no Cinema. Até ao final do Simpósio, sábado dia 5 de Dezembro, ainda existe a possibilidade de assistir a comunicações que abordarão temas como o cruzamento do Cinema com a Literatura, às nove da manhã de dia 4; com a Pintura ou com a Fotografia esteroscópica do século XIX no mesmo dia à tarde e por fim como ultrapassar as dificuldades da Tradução e Legendagem no sábado de manhã.
O programa completo do II Simpósio Internacional Fusões no Cinema pode ser consultado em caminhos.info/pt/programa-ii-simposio-internacional. Para assistir às comunicações é necessária inscrição prévia que pode ser efectuada em caminhos.info/pt/simposio/simposio-inscricao/inscricao-simposio-publico-geral.