Júri Ensaios Visuais

João Braz

João Braz, 43 anos, vive em Lisboa e é formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ao longo de 20 anos de carreira montou dezenas de longas-metragens, documentários, assim como séries e filmes publicitários. Longas-metragens como ”Alice”, “Noite Escura”, “Filme do Desassosego”, “Crime do Padre Amaro”, “Mistério da Estrada de Sintra”, “Como desenhar um circulo perfeito”, “Florbela” ou “Sangue do meu sangue”. Documentários como “Linha Vermelha”, “Fantasia Lusitana”, “Muitos dias tem o mês” ou “Obrigação” e séries de tv como “Bocage”, “O dia do Regicídio” ou “República”. Trabalhou com realizadores como João Canijo, Marco Martins, João Botelho, Manoel de Oliveira, Jorge Paixão da Costa, Vicente Alves do Ó, Fernando Vendrell, Margarida Cardoso, José Filipe Costa, Margarida Gil, Eduardo Guedes, Leonel Vieira, Margarida Leitão e Jorge Queiroga entre outros Editou dezenas de filmes publicitários para marcas como Optimus, Tmn, Super Bock, Tap, Pt, Bes, Volvo ou Galp. Recebeu o prémio de Melhor Montagem pelo filme “Fantasia Lusitana”, na XVII.ª Edição do Festival Caminhos do Cinema Português e em três edições do Cineport – Festival de Cinema dos Paises de lingua Portuguesa, o prémio de melhor montagem com os filmes “Noite Escura”, “Alice” e “Mal Nascida” Leccionou diversos workshops como “Cinemalogia – Montagem” nos Caminhos do Cinema Português em Coimbra, “Ver cinema” na Casa das Histórias / Museu Paula Rego em Cascais ou ainda “Ver o Invisivel” para o “Estaleiro- Festival de Vila do Conde”. Deu aulas nos cursos de Mestrado de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade Lusófona.

João Braz, 43 years old, lives in Lisbon and is a graduate in Cinema at the Higher School of Theatre and Cinema. Throughout a 20 year long career he has put together dozens of feature films, documentaries, and also television series and publicity films. Feature films like “Alice”, “Noite Escura”, “Filme do Desassosego”, “Crime do Padre Amaro”, “Mistério da Estrada de Sintra”, “Como desenhar um circulo perfeito”, “Florbela” or “Sangue do meu sangue”. Documentaries such as “Linha Vermelha”, “Fantasia Lusitana”, “Muitos dias tem o mês” or “Obrigação” and television series such as “Bocage”, “O dia do Regicídio” or “República”. He hás worked with directors such as João Canijo, Marco Martins, João Botelho, Manoel de Oliveira, Jorge Paixão da Costa, Vicente Alves do Ó, Fernando Vendrell, Margarida Cardoso, José Filipe Costa, Margarida Gil, Eduardo Guedes, Leonel Vieira, Margarida Leitão and Jorge Queiroga amongst others. He has edited dozens of publicity films for brands such as Optimus, Tmn, Super Bock, Tap, Pt, Bes, Volvo ou Galp. He was awarded the Best Editing for the movie “Fantasia Lusitana”, in the XVII Edition of the Festival Caminhos do Cinema Português and in three editions of the Cineport – Portuguese Language Cinema Festival, and the award for Best Montage for the movies “Noite Escura”, “Alice” e “Mal Nascida”. He has taught several workshops such as “Cinemalogy – Editing” at the Caminhos do Cinema Português in Coimbra, “Seeing Cinema” in the Casa das Histórias / Museu Paula Rego in Cascais and also “Seeing the Invisiblel” for the “Estaleiro- Festival de Vila do Conde”. He also taught in a Cinema Master’s Degree in the Higher School of Theatre and Cinema and in the Lusófona.

João Quadros

João Quadros nasceu em Lisboa a 13 de Fevereiro de 1964 é argumentista e autor de diversos programas de televisãoe rádio. Actualmente escreve o Tubo de Ensaio, na TSF, com Bruno Nogueira e o 5 para a meia-noite, na RTP-1, com Nuno Markl e tem uma crónica semanal no Jornal de Negócios (Um tiro no porta-aviões).

João Quadros was born in Lisbon on the February 13th, 1964. He is a writer and author of several television and radio shows. Currently, writes “Tubo de Ensaio”, on TSF, with Bruno Nogueira and “5 para a Meia Noite”, on RTP1 with Nuno Markl. He also writes a weekly chronic for “Jornal de Negócios” ( Um Tiro no Porta-Aviões).

José Rebola

José Rebola, letrista e músico é natural de Coimbra. Fundador, em 2007, do grupo musical Anaquim. Um grupo musical perspicaz, observador e crítico da sociedade contemporânea. José Rebola é também conhecido de outros projectos, que buscam no rock a força para se exprimirem, como é o caso de Cynicals, talvez por isso Anaquim tenha surgido com um sabor, se não especial e pessoal, diferente. José Rebola apura as conversas sobre as vidas dos outros, mas também é capaz de assinar poemas claramente auto-irónicos e atirar-se, sem medos nem vergonhas, a temas de clara intervenção política como o swingante “O Desilusionista” (o título diz tudo), o pungente “Livro de Reclamações” ou o folk-punk a dar para os Pogues “Hoje é um Bom Dia!”. Outro tríptico, este mais ensombrado, é formado pela marcha (quase) fúnebre “Se eu mandasse”, o psychobilly gingão com letra de filme de terror “A Semente do Medo” e uma inesperada pseudo-balada com piano (e orquestração, digamos, “celestial” no final) “O Jardim”. No entanto, estas trevas são contrapostas com temas surpreendentes como a lindíssima valsinha musette “Por aí”, o western “Onde acaba o Oeste?” (com Viviane a “duelar” com José Rebola entre um trompete mariachi e citações a Ennio Morricone), o ragtime fumarento de “…mas nunca em dias de Sol”, a pop descarada de “Já te disse mais de Mil vezes” e o jazz sexy de “Nós”.

José Rebola is a song writer and player born in Coimbra. In 2007 founded the musical group Anaquim, a very perspicacious group, observer and critical of the contemporary society. He is also known because of other projects, that found in rock music the strength to express themselves, like the Cynicals, and maybe that’s why Anaquim had arose with a different, if not personal and special, taste. José Rebola can take the “little pieces of conversation” about other people’s lives and bring them to a new other level, but he is also capable of signing visibly auto-ironic poems and jump head, fearless and shameless, into political themes like the swinging “O Desilusionista” (The Disillusionist – the title speaks for itself) or the harrowing “Livro de Reclamações” or the folk- punk “Hoje é um Bom Dia!”. Another triptych, but more overshadowed, is composed by the (almost) funeral march “Se eu mandasse”, the swinging psychobilly with horror movie lyrics “A Semente do Medo” and an unexpected pseudo-ballad with a sonant piano (and heavenly orchestration, so to speak, at the end) “O Jardim”. However, this darkness is opposed with surprisingly themes like the beautiful musette waltz “Por aí”, the western “Onde acaba o Oeste?” – a duel amongst Viviane and José Rebola, with a mariachi trumpet and Ennio Morricone’s quotations – the smoky ragtime “…mas nunca em dias de Sol”, the shameless pop song “Já te disse mais de Mil vezes” and the sexy jazz from “Nós”.

Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda nasceu em Coimbra em 1979. Estudou Cinema e Televisão no London Metropolitan University e National Film and Television School, no Reino Unido. Co-realizou, com Rita Alcaire, os documentários Filhos do Tédio (2006), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) e Das 9 às 5 (2011). Em 2010, realizou o documentário Pelos Trilhos do Andarilho – Ao Encontro de Ernesto Veiga de Oliveira para o GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra. Os seus principais temas de interesse nesta área são a música, o trabalho e a etnografia. Também desenvolve trabalho na área de pós-produção para cinema e publicidade tendo participado em campanhas para a Mitsubishi, Alpro e John Frieda e nas longas-metragens My Last Five Girlfriends (Julian Kemp, 2009), Embargo (António Ferreira, 2010) e Retornos (Luis Avilés, 2010). Actualmente, está a concluir o mestrado em Antropologia, especialização Culturas Visuais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com uma tese sobre o poder da imagem na representação da morte de figuras públicas.

Rodrigo Lacerda was born in Coimbra in 1979 and studied Cinema and Television both at the London Metropolitan University as well as at the National Film and Television School, in the United Kingdom. Co-directed with Rita Alcaire the documentaries Filhos do Tédio (2006), O Pessoal do Pico Toma Conta Disso (2010), Um Quarto no Éter (2011), Filarmónicas da Ilha Preta (2011) and Das 9 às 5 (2011). In 2010 he directed the documentary Pelos Trilhos do Andarilho – Ao Encontro de Ernesto Veiga de Oliveira for the GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (Ethnographic and Folklore Group of the Academy of Coimbra). His main subjects of interest are music, work and ethnography. Rodrigo also works in the cinema and advertising post-production, having participated in campaigns with Mitsubishi, Alpro and John Frieda and in the feature films My Last Five Girlfriends (Julian Kemp, 2009), Embargo (António Ferreira, 2010) and Retornos (Luis Avilés, 2010). Currently he is finishing his masters in Anthropology with a focus on Visual Cultures at the Faculty of Social and Human Studies at the New University of Lisbon with a thesis on the Power of Image in the Representation of the death of public figures.

Tânia Duarte

Tânia Duarte Nasceu em Espinho, em 1976. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos doze anos diversas actividades na área do vídeo e cinema de animação, tanto na realização, animação como no ensino e formação em workshops. Tem colaborado com vários artistas plásticos como Helia Aluai (”Nós somos quem sóis”) e Ícaro (“Ex-machinae”). Realizou o filmes “A Guardiã dos Sonhos” – seleccionado para a Mostra Europeia de Arte Contemporânea, numa exposição Itinerante (Nimes, Edinburgh, Porto); Fez a animação do filme “Cicatriz”, Prémio “Onda Curta” no Festival de Cinema e Vídeo dos Países de Língua Portuguesa IMARGENS, Cabo Verde, 2005; Participou na equipa de animadores do filme de Fernando Saraiva “A Meio da Noite”, premiado em festivais como o Cinanima (Prémio Tóbis 2008) e Adana Golden Boll Film, na Turquia (melhor curta de animação 2009). No Cinanima teve alguns filmes a concurso, resultado da orientação em ateliês com crianças e jovens. Destacam-se “Apito final” (Prémio Jovem Cineasta), “O Lagarteiro”(menção honrosa)“, e “Amigo do Peito”, também selecionado no Festival Caminhos do Cinema Português(2011), Animamundi 2012, e Festival de Hamburgo 2012. Tem vindo a colaborar como formadora de cinema de animação com a Casa da Animação (Porto), com o Espalhafitas(ANIMAIO), em Abrantes e no Festival ANIMAR(Vila do Conde). Teve a seu cargo a docência das disciplinas de Animação I e Animação 2D, de 2006 a 2010, do Curso Multimédia e Design de Jogos Digitais no IPB (Instituto Politécnico de Bragança) . Foi também docente no Curso de Animação 2D/3D na Escola Artística e Profissional Árvore (Porto) 2008/2010. Foi formadora , animadora e realizadora no projecto MIX REPÚBLICA, um projecto original da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa co-produzido e apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Este projecto itinerante percorreu cerca de 25 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, da qual resultaram 25 curtas de animação sobre a 1º República em Portugal. (2010/2011).

Tânia Duarte Born in the city of Espinho, in the year of 1976; With a Bachelor’s in Communication Design, by the Faculty of Fine Arts from the University of Porto, Tânia has been developing, through the last twelve years, several activities in the fields of animation video and cinema, such as directing, teaching and also coaching workshops. She has been collaborating with several plastic artists, such as Helia Aluai (”Nós somos quem sóis”) e Ícaro (“Ex-machinae”). Tânia directed the movie “A Guardiã dos Sonhos” – which was selected to the European Biennial of Contemporary Art, in an itinerant exhibit (Nimes, Edinburgh, Porto); She made the animation for the movie “Cicatriz” (Scar), which won the award “Onda Curta” (Short Wave) in the IMARGENS Portuguese Language Countries’ Cinema and Video Festival, Cape Verde, in 2005; She also participated in the animation team from the movie “A Meio da Noite” (In the Middle of the Night), by Fernando Saraiva, which won awards in festivals such as the Cinanima (Tóbis Award 2008) and Turkey’s Adana Golden Boll Film (Best Animation Short Film 2009). In the Cinanima Festival, Tânia had some movies in the run for awards, result of the orientation in Ateliers with children and teens. From those, we can stand out, for example, “Apito Final” (Final Whistle) (Teen Film-maker Award), “O Lagarteiro” (Honorable Mention), and “Amigo do Peito” (Bosom Friend), also selected in the Paths of Portuguese Cinema Festival, Animamundi 2012, and the 2012 Hamburg Festival (Filmfest Hamburg). She also has been collaborating as an animation cinema coach with the Casa da Animação (Porto) (Porto’s Animation House), the Espalhafitas(ANIMAIO), located in Abrantes, and the ANIMAR Festival, located in Vila do Conde. She teached the disciplines of Animation I and Animation 2D, from 2006 to 2010, from the Digital Games Design and Multimedia Course, in IPB (Bragança’s Polytechnic Institute). She also was a teacher in the 2D/3D Animation Course, in the Escola Artística e Profissional Árvore. (Árvore’s Artistic and Professional School), from 2008 to 2010. She was a coach, animator and director in the project “MIX REPÚBLICA”, an original project from MONSTRA – Lisbon’s Animation Festival, co-produced and supported by the National Commission for the Republic’s Centennial Commemorations. This itinerant project traveled about 25 Portuguese municipalities from the course of one year (2010-2011), from which resulted 25 short films about the Portuguese First Republic. (2010/2011)

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Júri Oficial

Inês de Medeiros

Nasceu em Viena de Austria em 1968. Cresceu em Lisboa onde começa a trabalhar como actriz ainda adolescente. Desde 1995 que partilha a sua vida entre Lisboa e Paris. Em cinema, como actriz, participou em mais de vinte longas metragens com realizadores como João Botelho, Joaquim Pinto, José Fonseca e Costa, Jacques Rivette, Pedro Costa, etc. No teatro onde começou, fez uma dúzia de espectáculos tanto em português como em Francês com encenadores como Ricardo Pais, Olga Roriz, Alain Rais, no Teatro nacional de São Carlos, no Théâtre de l’Odéon, no ACARTE, entre outros. Em 2007 assina a sua primeira encenação teatral no Centro Cultural de Belém com “Correspondência a Três”. Depois de ter trabalhado como assistente de realização de Teresa Villaverde, João César Monteiro e de Joaquim Pinto, desde 1998 que se dedica à realização de filmes de ficção e documentais. “Sr. Jerónimo” a sua primeira curta metragem de ficção é premiado em vários festivais dos quais se distinguem o prémio para melhor filme português no Festival Internacional de Vila Conde e o Prémio Canal+ em Brest. A sua primeira longa metragem documentário “O Fato Completo ou à procura de Alberto” é seleccionada para o Festival Internacional de Veneza, na secção Outros Territórios. O seu último filme, “Cartas a uma Ditadura”, recebeu o Prémio da Distribuição para o melhor documentário português no DocLisboa 2006, o FIPA de Prata no Festival Internacional de Biarritz, o Grande Prémio do Femina, no Rio de Janeiro e Prémio do Público na Mostra de São Paulo 2007. Em 2009 foi eleita deputada da Assembleia da República Portuguesa.

Born in 1968 in Vienna, Austria, Inês de Medeiros grew up in Lisbon where she started working as an actress when she was still a teenager. Since 1995 she shares her life between Lisbon and Paris. In cinema, as an actress, she participated in more than twenty feature films with directors like João Botelho, Joaquim Pinto, José Fonseca e Costa, Jacques Rivette, Pedro Costa, etc. In theater, where she began, Inês de Castro did a dozen shows in Portuguese and in French with stage managers like Ricardo Pais, Olga Roriz, Alain Rais, in Teatro Nacional de São Carlos, in Théâtre de l’Odéon, in ACARTE and more. In 2007 she signs her first play in Centro Cultural de Belém with “Correspondência a Três”. After working as an assistant director for Teresa Villaverde, João César Monteiro and for Joaquim Pinto, since 1998 she dedicates her life in directing fiction movies and documentaries. “Sr. Jerónimo” her first fiction short-film received awards from several festivals, where stands out the award for best Portuguese movie in the International festival of Vila Conde and the award Canal+ in Brest. Inês de Medeiros first feature-film documentary “O Fato Completo ou á procura de Alberto” was selected for the International Festival of Venice, in the category of Other territories. Her last movie, “Cartas a uma ditadura”, received the Distribution Award for best Portuguese Documentary in DocLisboa 2006, the silver FIPA in the International Festival of Biarritz, the Great Award of Femina, in Rio de Janeiro and the Público award in Mostra de São Paulo 2007. In 2009 was elected representative in the Portuguese Republic Assembly.

 

Tânia Ganho

Tânia Ganho nasceu em Coimbra, em 1973, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos (para TV, vídeo e o festival de cinema de Vila do Conde) e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como John Banville, Alan Hollinghurst, Christos Tsiolkas, David Lodge, Ali Smith, Annie Proulx e Anaïs Nin, entre muitos outros. Viveu em Londres e em Paris, e reside actualmente em Lisboa. É autora dos romances “A Vida Sem Ti” (Oficina do Livro, 2005), “Cuba Libre” (Oficina do Livro, 2007), “A Lucidez do Amor” (Porto Editora, 2010) e “A Mulher-Casa” (Porto Editora, 2012). Em Julho de 2011, ganhou o 1º Prémio da categoria internacional do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, Brasil, com o texto “Perfeita Simetria”. Tem contos publicados nas revistas “Egoísta” e “Portefólio”.

Tânia Ganho was born in Coimbra, Portugal, in 1973. At the age of 12, she won a national literary competition, “Ler Melhor para Viver Melhor”, and hasn’t stopped writing fiction ever since. It was only in 2005, though, that she decided to publish her first novel, A Vida Sem Ti(Life Without You), followed by Cuba Libre, in 2007, both by Oficina do Livro (Portugal). Her third book, A Lucidez do Amor, came out in 2010, by Porto Editora. She studied Languages and Literature, and taught translation as guest lecturer at the University of Coimbra, Portugal. After having done technical translation and subtitling for TV, she decided to devote herself exclusively to the literary world, and has since translated authors such as John Banville, Alan Hollinghurst, Christos Tsiolkas, David Lodge, Ali Smith, Chimamanda Ngozi Adichie, Jeanette Winterson, Annie Proulx and Anaïs Nin, among many others. She has lived in London and Paris, and is currently based in Lisbon, promoting her new novel, “A Mulher-Casa” (“The Woman-House”), which came out in May by Porto Editora. In July 2011, Tânia Ganho won the 1st Prize (international category) of the Short-Story International Contest Cidade de Araçatuba, in Brazil. Her short-stories feature in “Egoísta” and “Portefólio”, two prestigious Portuguese magazines.

Ana Lopes

Ana Lopes é natural de Coimbra, cresceu em São Miguel, licenciou-se em Direito em Lisboa e formou-se em Representação em Los Angeles, onde viveu dois anos intensos, quer em formação, quer em trabalho, regressando, depois, a Portugal. Como actriz, tem um vasto currículo em Cinema independente e participa, regularmente, em peças de Teatro, telefilmes, anúncios, sketches de comédia e web séries. Tem também experiência como Produtora.

Ana Lopes was born in Coimbra, but she grew up in São Miguel, she had her degree in Law at the University of Lisbon, and she graduated in representation in Los Angeles, where she lived two exhausting years, in terms of formation and work, after that she returned to Portugal. As an actress she have a extensive curriculum in independent cinema, and she make a lot of participations in plays, tv-films, ads, comedy sketches and web series. She has also experience as a producer.

Custódia Gallego

Custódia Gallego, actriz portuguesa, nascida em Beja em 1959. Ingressou no curso de Medicina, na Universidade Nova Lisboa, acabando por abandonar o curso. Em 1984 terminou os seus estudos na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Desde então a sua participação em teatro tem ocupado a maior parte da sua carreira, tendo participado também, por algumas vezes, em cinema, estando presente em filmes de realizadores como Joaquim Leitão, Fonseca e Costa, Margarida Cardoso e António Ferreira. É também presença assídua em várias telenovelas e séries televisivas, como “Laços de Sangue”, “Perfeito Coração”, “Podia Acabar o Mundo”, ”Vingança”. Actualmente participa na telenovela da SIC “Dancin Days”.

Custódia Gallego, portuguese Actress born in 1959, Beja. She started a degree in Medicine, in the University of Nova Lisboa, but she dropped off from it. In 1984 she finished her studies in the Escola Superior de Teatro e Cinema (Superior school of Theater and Cinema) in Lisbon. Since then, apperances in the theater scene has occupied most her carrer. She also had a few jobs for cinema, taking roles in some of the portuguese producers such as Joaquim Leitão, Fonseca e Costa, Margarida Cardoso e António Ferreira. She’s also a constant presence in soap operas and TV- shows such as “Laços de Sangue”, “Perfeito Coração”, “Podia Acabar o Mundo”, ”Vingança”. Nowdays she’s part of a SIC’s soap opera called “Dancin’ Days”.

Isabel Medina

Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Análise Comportamental, e licenciada em Teatro pela Escola Superior de Cinema e Teatro, profissionalizou-se em 1983, tendo desde aí participado em inúmeras peças no Teatro Nacional, Teatro do Século (de que foi cofundadora), Teatro da Comuna, Teatro Persona, Cassefaz e Escola de Mulheres, Oficina de Teatro de que é cofundadora e Diretora Literária. Para além de actriz de Teatro, Televisão e Cinema, exerce as actividades de argumentista, dramaturga e encenadora. O último espetáculo em que participou como atriz foi “Agosto em Osage” de Tracy Letts, encenação Fernanda Lapa no Teatro Nacional D. Maria II. Trabalha em televisão desde 1989, tendo participado em muitas novelas, séries e telefilmes. Neste momento faz parte do elenco fixo da novela “Louco Amor” da TVI. No cinema, trabalhou com António Pedro Vasconcelos, Jorge Silva Melo, Mark Heller, entre outros. Durante a sua carreira como atriz de Teatro, foi distinguida com o Troféu Nova Gente – Atriz Revelação – e o Prémio da Associação Portuguesa de Críticos para Melhor Atriz. Em televisão foi distinguida pelo trabalho na peça “O Pai” de Strindberg pela revista “Blitz”.

With a Degree in Germanic Philology at the University of Lisbon, a Masters in Behavioural Analysis, and a Degree in Theatre at the Higher School of Cinema and Theatre, she became a professional in 1983, having since then been a part of countless plays in Nacional Theatre, Teatro do Século (of which she co-founder), Teatro da Comuna, Teatro Persona, Cassefaz and Escola de Mulheres, Oficina de Teatro of which she is also a co-founder and Literary Director. Not only a Theatre, Television and Cinema actress, she is also a screenwriter, a playwright and a stage director. The last show she was a part of as an actress was Tracy Letts’ “August: Osage County”, with stage director Fernanda Lapa, staged in the National Theatre D. Maria II. She has worked in television since 1989, having been a part of many soap operas, television series and television movies. Currently she is a part of the permanent cast of the soap opera “Louco Amor” of the TVI television channel. In cinema, she has worked with António Pedro Vasconcelos, Jorge Silva Melo, Mark Heller, amongst other. During her career as a Theatre actress, she was awarded with the Nova Gente trophy for Breakthrough Actress and the Portuguese Critics Association Award for Best Actress.

Fernando Galrito

Fernando Galrito tem formação em Cinema, Animação e Teatro. Licenciado em Antropologia, MA em Cultura e Tecnologias da Informação. Conclui Doutoramento em Expressão Espácio-Temporal da Imagem em Movimento | Performance e Animação.Como investigador explora a relação e interacção entre o corpo a performance e a imagem em movimento mediada por sistemas digitais e analógicos bem como metodologias de ensino do cinema de animação.Coordenou entre 1987 e 2005 o CITEN | Centro de Experimentação em Imagem e Movimento na Fundação Gulbenkian. Lecciona Animação, Animação de Personagens, Projecto de Imagem e Projecto Interdisciplinar Artístico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha | ESAD.CR, onde tem desenvolvido metodologia pedagógica e de experimentação entre a Imagem em Movimento, as Artes Plásticas e as Artes Performativas É também professor convidado em várias Universidades Internacionais. Participa e é autor de projectos de criação e investigação transdisciplinares. Realizador de peças transversais à imagem em movimento, à performance, ao teatro e à dança e Realizador de filmes premiados nacional e internacionalmente. É o Director Artístico do Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA e coordenador do FIRST | Encontros Internacionais da Artes da Animação na ESAD.CR. Realiza programas, conferencias, workshops e comunicações em vários países da Europa no Brasil e Japão, sendo autor de artigos para catálogos e publicações nacionais e internacionais. Júri em múltiplos festivais nacionais e internacionais, colaborador e membro activo de várias associações e organismos nacionais e internacionais.

Fernando Galrito has a degree in Cinema, Animation and Theater. BsC in Anthropology and MSc in Culture and Technologies. Is a PhD candidate in Expression of the Space and Time in the moving Images | Animation and Performance. His research focus in the relation and interaction between body, performance and moving image mediate by digital and analogical systems. Teaches Animation, Moving Image and Interdisciplinary Artistic Project in the Superior School for Arts and Design in Caldas da Rainha to which developed pedagogical methodologies in the relation between moving image, performance and plastic arts. Coordinates the Moving Image Center of the Gulbenkian Foundation and is author and collaborator in many creative and research projects of trans-disciplinary art. Directs artistic projects crossing several disciplines, from moving image to performance, theater, and dance. Is an awarded animation director recognized in many international festivals. Since 2000 is the Artistic director of the Lisbon Animated Film Festival | MONSTRA and direct the FIRST | International Meeting of Animation Arts in ESAD.CR. Is also a frequent lecturer in conferences, workshops, master classes and presenting communications in Europe, Brazil and Japan. Author of papers for catalogues in national and international publications. Is an active member of national and international associations.

João Silva

Jorri é um membro da banda de Coimbra a Jigsaw, criada enquanto estudante da Universidade de Coimbra em 1998. Com 3 álbuns conceptuais editados que recolheram os mais rasgados elogios da imprensa nacional e internacional, tornou-se um estudioso de inúmeros instrumentos com os quais constrói as canções. Em 2006 fundou a Editora Rewind Music com a qual editou diversos trabalhos de bandas nacionais e internacionais e continua a desenvolver um trabalho profícuo na área do agenciamento, management e booking. Em 2011 assumiu também o papel de produtor no mais recente álbum dos a Jigsaw “Drunken Sailors & Happy Pirates” com o qual está actualmente em tournée tanto em Portugal como além-fronteiras.

Musician, born in April 20th, 1979 He started a degree in the Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. It’s in 1999 that a project called “A Jigsaw” is born, from which he is one of the remaining founding members. This band called “A Jigsaw” is characterized for being a multi-instrumental, and multi-gender group, encompassing syles like Blues/Folk/Indie.

Ricardo Guedes

Ricardo Filipe Guedes Sousa Nascido a 1 de Maio de 1979. Começou uma carreira de manequim aos 17 anos na companhia do seu irmão gémeo Pedro Guedes. Fotografou e desfilou para varias marcas e revistas internacionais de onde se destacam a Armani , Etro , Vercace ,Tommy Hillfiguer , Givenchy , Lanvin , Valentino , D Square , Iceberg jeans , Abercrombie & Fitch , L’Ummo Vogue , GQ , Madame Figaro , Wallpaper , Condé Nast. Participou também em alguns filmes publicitários para marcas nacionais e internacionais.

I started my carreer as mannequin at the age of 17 in my twin bother Pedro Guedes’ company In my profession I had the priviledge to travel and to know different people as well as differrent cultures from all over the world. I’ve photographed and paraded for various brands and magazines such as Armani, Etro, Vercace, Tommy Hillfiguer, Givenchy, Lanvin, Valentino, D Square, Iceberg jeans, Abercrombie & Fitch, L’Ummo Vogue, GQ, Madame Figaro, Wallpaper, Condé Nast. I’ve also participated in some commercials for both national and international brands.

Tito Couto

Nasceu em 1974. Frequentou a Escola Superior de Jornalismo e é jornalista. Escreveu para o Jornal de Notícias, Público e Press Association. Criou e dinamizou vários festivais literários, como Entre Pedras, Palavras e História Descrita. Criou e presidiu ao júri do Prémio de Poesia Daniel Faria entre 2004 e 2009. É colaborador do Porto Canal, onde se dedica à divulgação literária. Dinamiza ainda um talk-show ao vivo, intitulado Conta-me Histórias, de divulgação da música portuguesa. Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Pedro Abrunhosa são alguns dos seus convidados regulares. É membro do Laboratório de Arte Pública de Paredes, bem como comissário de um conjunto de projetos artísticos associados ao Paredes Polo de Design de Mobiliário. Ingressou na Booktailors em 2012. É consultor editorial na Booktailors, estando integrado no departamento de comunicação e eventos da empresa.

Tito Couto is an editorial consultant, he was born in 1974. He attended the college of Journalism, and he is a journalist. He wrote for the “Jornal de Noticias”, “Público” and “Press Association”. He created and streamlined several literary festivals, like “Entre Pedras” and “Palavras e História Descrita”. Created and chaired the jury of the poetry prize “Daniel Faria” between 2004 and 2009. He’s a collaborator of “Porto Canal”, where he is responsible for the literary disclosure. He also streamlines a talk-show of Portuguese music revelation, called “Conta-me Histórias”. He is a member of the Public Art Lab in Paredes, as well as a commissary of a group of artistic projects associated with “Paredes Polo de Design de Mobiliário”. He joined the Booktailors in 2012, where he is an editorial consultant, working on the department of communication and events of the firm.

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Um Encanto Num Minuto — Participa até 8 de Outubro.

O festival Caminhos do Cinema Português com o objectivo de despertar irreverência e criatividade na comunidade local lança o concurso de curta-metragens “Um Encanto Num Minuto”. Para participar basta partilhar os filmes na nossa página no facebook em www.facebook.com/caminhoscinema.

Os 20 vídeos com mais Likes serão avaliados por um júri juntamente com 2 seleccionados pela organização, onde os primeiros três classificados irão ganhar entradas gerais para a Festa das Latas 2012.

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Extensão do prazo de inscrição

De forma a poder corresponder às expectativas de todos os participantes, em especial das escolas de cinema e audiovisual, e devido ao elevado fluxo de inscrições prolongamos o prazo de inscrições até ao dia 25 de Setembro de 2012.

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Call For Movies

Participe Já! O festival Caminhos do Cinema Português está até 15 de Setembro de 2012 a receber inscrições de filmes e argumentos para selecção nas secções: Secção Competitiva, Ensaios Visuais  e Coimbra Filma-se.

Esperamos poder mostrar novamente ao país o que de melhor se produz ao nível cinematográfico em Portugal, numa perspectiva de mostrar todo o cinema português. Do cinema de escola aos profissionais todos têm direito à exibição das suas obras num espírito de comunhão com os diferentes públicos.

O festival Caminhos do Cinema Português afirmou-se como a referência na promoção, divulgação e formação do Cinema Português, atraindo anualmente os diferentes públicos para as suas salas e premiando todo o cinema português. Ao longo das XVIII edições do festival orgulhamo-nos de ter recebido em Coimbra os principais criadores e as principais obras do cinema português, conferindo-lhes para além de um espaço de exibição, acima de tudo um espaço alicerçado  na discussão e no convívio com os seus congéneres, mas igualmente com o público.

Estamos a ultimar a equipa de júris da XIX edição, tendo já confirmados nomes de relevo da sociedade portuguesa, do panorama artístico até ao novo empreendedorismo, que brevemente divulgaremos.

A qualidade dos filmes inscritos ao longo das diversas edições do Festival aliados à qualidade das diversas equipas de júris, motivam a organização a mais um ano de trabalho tornando Coimbra a Capital do Cinema Português.

 

Não perca a oportunidade de fazer parte desta montra do cinema português, podendo, desde já, realizar a inscrição do seu filme e consultar os regulamentos no nosso site oficial em – www.caminhos.info .

Até já!

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Cinemalogia II — Da Ideia ao Filme

Da Ideia do FilmeMais de um século após a sua invenção, o cinema continua a ser a forma de expressão artística mais importante do mundo contemporâneo. A sua “linguagem” é hoje adoptada por toda uma série de meios de comunicação e expressão visual, in!uenciando não só os novos media, mas contagiando ou invadindo mesmo, também, outras formas de
manifestação artística tradicionais, da literatura à pintura ou da dança à arquitectura.

De facto, apesar, ou por causa, de todos os desenvolvimentos técnicos e artísticos através dos quais se foi permanentemente (re)inventando, o cinema constitui, independentemente do suporte em que é gravado ou do formato em que é exibido, um dos meios de expressão artística mais complexos que nos é dado apreciar.

Arte-síntese, como já foi descrito, por incorporar técnicas e formas de expressão de todas as artes anteriores, o cinema ou “imagem em movimento”, constitui pois uma das manifestações artística mais expressivas, mas também das mais exigentes do ponto de vista criativo, precisamente por exigir o domínio de um sem número de conhecimentos técnicos e artísticos e o desenvolvimento de todo um conjunto de competências específicas.

Neste curso de iniciação à realização cinematográfica, pretende-se transmitir os principais conhecimentos e desenvolver as principais competências, quer do ponto de vista técnico, quer artístico, necessários à realização de um projecto cinematográfico, desde a concepção e desenvolvimento de uma ideia de ficção original à sua exibição numa sala de cinema, habilitando os formandos a produzirem uma curta-metragem, usando os conhecimentos de produção de vídeo digital conseguidos ao longo da formação.

Os vários módulos disponíveis são:

 

 

PRÉ-PRODUÇÃO

 

RODAGEM

 

PÓS-PRODUÇÃO

 

Mais informação poderá ser consultada aqui.

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Uma Palavra

Desde 1988 tivemos o privilégio, enquanto organização de ver e (con)viver com o melhor da produção nacional portuguesa ao longo das últimas XIX edições, mas igualmente de acompanhar a evolução de toda a industria cinematográfica portuguesa.

Abrimos o evento aos Juniores, às Escolas de Cinema, às editoras e livreiros, à toda a produção portuguesa transformando-o na verdadeira montra do cinema nacional em Portugal. Uma montra, que tem apostado em aproximar os criadores, todos os criadores, dos seus públicos, apostando na interacção em todos os níveis.

Dos piores e melhores momentos, fizemos registo, e com essa vontade chegamos à presente edição, na vã esperança, de que o presente momento que vivemos, não seja o último do festival e do cinema português e, seja o início de uma nova época.

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Abordagem ao Cinema Documental

Plano

O documentário, visto como um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade, assume nos dias que correm, dias austeros, um papel ainda mais importante numa sociedade indignada, num país em mudança.

Não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção é uma representação parcial e subjectiva da realidade.

Neste contexto, é pertinente olhar para o documentário, como uma ferramenta de registo dos acontecimentos presentes.. Quer isso dizer, que utilizo o documentário para olhar o presente ao invés de reconstituir o passado. A tecnologia assim o permite.Vamos olhar para as estórias, os personagens que moldam o mundo actual ao mesmo tempo que olhamos um novo cinema documental, que utiliza novos recursos tecnológicos, como as câmaras fotográficas DSLR.

Breve introdução cinema documental;
Visionamento de documentários de referência;
Exercícios práticos;
Análise critica aos trabalhos apresentados

 

 

 

 

Info

Data
8 de Junho de 2013

Duração
8 horas

Horário
9:00 – 18:00

Jorge Pelicano

Jorge Pelicano, nasceu na Figueira da Foz, em 1977. Licenciado em Comunicação e Relações Públicas, frequenta o mestrado de Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Desde 2001, é repórter de imagem da SIC Televisão, sendo um dos repórteres principais da Grande Reportagem. Em 2005, estreou-se no documentário com “Ainda há pastores?”, com o qual ganhou mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais. O documentário foi um dos mais vistos e vendidos em Portugal. Em 2009, estreou “Pare, Escute, Olhe”, outro documentário multipremiado. Actualmente, reside em Lisboa, trabalha na SIC Televisão, é realizador de documentários e professor na Escola Técnica de Imagem e Comunicação, em Lisboa. É regularmente convidado para dar workshops em universidades e escolas, na área do documentário, cinema e televisão, mas também ele procura acompanhar as novas linguagens. É um dos autores do livro “Câmara de reflexão – Uma imagem, mil palavras”, publicado pela Plátano Editora, 2010. A participação no livro revelou mais uma faceta do realizador, com jeito para contar estórias, também com as palavras.

Local
Casa das Caldeiras
Rua Padre António Vieira 
3000-315 Coimbra

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