De 2 a 5 de maio a Festa do Cinema Italiano apresenta em Coimbra, pela primeira vez na Casa do Cinema de Coimbra, uma programação de 7 filmes, representando aquelas que são as principais secções da 17ª edição do mais importante evento dedicado à cultura italiana.
A Festa do Cinema Italiano arranca no dia 2 de maio, às 21h30, com o filme “Ainda Temos o Amanhã” de Paola Cortellesi, o maior sucesso de bilheteira em Itália de 2023, chegando mesmo a superar o blockbuster “Barbie”. O filme é uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade, e regressa à sala a 9 de maio.
No dia seguinte, estão programadas as projeções de: “Piccolo corpo“, filme realizado por Laura Samani sobre sobre uma jovem mulher de luto que deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre; e “O Rapto“, de Marco Bellocchio, uma obra poderosa, envolta em caridade cristã que abala as noções preconcebidas.
No sábado, dia 4 de maio, às 19h, é exibido “Eu, Capitão” de Matteo Garrone (realizador que alcançou grande notoriedade internacional com obras como “Gomorra”, “Dogman” ou “Pinóquio”), filme que foi Candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional sobre a intrépida viagem de dois jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho: chegar à Europa. No mesmo dia às 21h30 é exibido em antestreia “Disco Boy” de Giacomo Abbruzzese, filme vencedor do Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim.
No domingo, pelas 14:30, é apresentado “Que Viva a Revolução!“, de Paolo e Vittorio Taviani, filme de 1974 que integra o Ciclo Sem Censura – Sucessos do cinema italiano no pós-25 de Abril e que conta com o ator Marcello Mastroianni no papel principal, interpretando um preso político na Europa da Restauração, em 1816, e que acabou por ser um espelho do clima político que se vivia em Itália no início dos anos 70. “Obrigado, Rapazes” obra de 2023 realizada por Riccardo Milani é exibida às 16h45 e acompanha um ator que vive da dobragem de filmes pornográficos aceita uma inesperada proposta profissional, seguindo-se uma história de renascimento pessoal e colectivo, encerrando assim a primeira passagem da Festa do Cinema Italiano pela Casa do Cinema de Coimbra.