Inês de Medeiros
Nasceu em Viena de Austria em 1968. Cresceu em Lisboa onde começa a trabalhar como actriz ainda adolescente. Desde 1995 que partilha a sua vida entre Lisboa e Paris. Em cinema, como actriz, participou em mais de vinte longas metragens com realizadores como João Botelho, Joaquim Pinto, José Fonseca e Costa, Jacques Rivette, Pedro Costa, etc. No teatro onde começou, fez uma dúzia de espectáculos tanto em português como em Francês com encenadores como Ricardo Pais, Olga Roriz, Alain Rais, no Teatro nacional de São Carlos, no Théâtre de l’Odéon, no ACARTE, entre outros. Em 2007 assina a sua primeira encenação teatral no Centro Cultural de Belém com “Correspondência a Três”. Depois de ter trabalhado como assistente de realização de Teresa Villaverde, João César Monteiro e de Joaquim Pinto, desde 1998 que se dedica à realização de filmes de ficção e documentais. “Sr. Jerónimo” a sua primeira curta metragem de ficção é premiado em vários festivais dos quais se distinguem o prémio para melhor filme português no Festival Internacional de Vila Conde e o Prémio Canal+ em Brest. A sua primeira longa metragem documentário “O Fato Completo ou à procura de Alberto” é seleccionada para o Festival Internacional de Veneza, na secção Outros Territórios. O seu último filme, “Cartas a uma Ditadura”, recebeu o Prémio da Distribuição para o melhor documentário português no DocLisboa 2006, o FIPA de Prata no Festival Internacional de Biarritz, o Grande Prémio do Femina, no Rio de Janeiro e Prémio do Público na Mostra de São Paulo 2007. Em 2009 foi eleita deputada da Assembleia da República Portuguesa.
Tânia Ganho
Tânia Ganho nasceu em Coimbra, em 1973, onde estudou e deu aulas de tradução como assistente convidada da Universidade. Depois de ter feito legendagem de filmes durante vários anos (para TV, vídeo e o festival de cinema de Vila do Conde) e de ter passado pela redação da SIC como tradutora de informação, decidiu dedicar-se exclusivamente à literatura. É tradutora de autores como John Banville, Alan Hollinghurst, Christos Tsiolkas, David Lodge, Ali Smith, Annie Proulx e Anaïs Nin, entre muitos outros. Viveu em Londres e em Paris, e reside actualmente em Lisboa. É autora dos romances “A Vida Sem Ti” (Oficina do Livro, 2005), “Cuba Libre” (Oficina do Livro, 2007), “A Lucidez do Amor” (Porto Editora, 2010) e “A Mulher-Casa” (Porto Editora, 2012). Em Julho de 2011, ganhou o 1º Prémio da categoria internacional do Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, Brasil, com o texto “Perfeita Simetria”. Tem contos publicados nas revistas “Egoísta” e “Portefólio”.
Ana Lopes
Ana Lopes é natural de Coimbra, cresceu em São Miguel, licenciou-se em Direito em Lisboa e formou-se em Representação em Los Angeles, onde viveu dois anos intensos, quer em formação, quer em trabalho, regressando, depois, a Portugal. Como actriz, tem um vasto currículo em Cinema independente e participa, regularmente, em peças de Teatro, telefilmes, anúncios, sketches de comédia e web séries. Tem também experiência como Produtora.
Custódia Gallego
Custódia Gallego, actriz portuguesa, nascida em Beja em 1959. Ingressou no curso de Medicina, na Universidade Nova Lisboa, acabando por abandonar o curso. Em 1984 terminou os seus estudos na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Desde então a sua participação em teatro tem ocupado a maior parte da sua carreira, tendo participado também, por algumas vezes, em cinema, estando presente em filmes de realizadores como Joaquim Leitão, Fonseca e Costa, Margarida Cardoso e António Ferreira. É também presença assídua em várias telenovelas e séries televisivas, como “Laços de Sangue”, “Perfeito Coração”, “Podia Acabar o Mundo”, ”Vingança”. Actualmente participa na telenovela da SIC “Dancin Days”.
Isabel Medina
Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, com mestrado em Análise Comportamental, e licenciada em Teatro pela Escola Superior de Cinema e Teatro, profissionalizou-se em 1983, tendo desde aí participado em inúmeras peças no Teatro Nacional, Teatro do Século (de que foi cofundadora), Teatro da Comuna, Teatro Persona, Cassefaz e Escola de Mulheres, Oficina de Teatro de que é cofundadora e Diretora Literária. Para além de actriz de Teatro, Televisão e Cinema, exerce as actividades de argumentista, dramaturga e encenadora. O último espetáculo em que participou como atriz foi “Agosto em Osage” de Tracy Letts, encenação Fernanda Lapa no Teatro Nacional D. Maria II. Trabalha em televisão desde 1989, tendo participado em muitas novelas, séries e telefilmes. Neste momento faz parte do elenco fixo da novela “Louco Amor” da TVI. No cinema, trabalhou com António Pedro Vasconcelos, Jorge Silva Melo, Mark Heller, entre outros. Durante a sua carreira como atriz de Teatro, foi distinguida com o Troféu Nova Gente – Atriz Revelação – e o Prémio da Associação Portuguesa de Críticos para Melhor Atriz. Em televisão foi distinguida pelo trabalho na peça “O Pai” de Strindberg pela revista “Blitz”.
Fernando Galrito
Fernando Galrito tem formação em Cinema, Animação e Teatro. Licenciado em Antropologia, MA em Cultura e Tecnologias da Informação. Conclui Doutoramento em Expressão Espácio-Temporal da Imagem em Movimento | Performance e Animação.Como investigador explora a relação e interacção entre o corpo a performance e a imagem em movimento mediada por sistemas digitais e analógicos bem como metodologias de ensino do cinema de animação.Coordenou entre 1987 e 2005 o CITEN | Centro de Experimentação em Imagem e Movimento na Fundação Gulbenkian. Lecciona Animação, Animação de Personagens, Projecto de Imagem e Projecto Interdisciplinar Artístico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha | ESAD.CR, onde tem desenvolvido metodologia pedagógica e de experimentação entre a Imagem em Movimento, as Artes Plásticas e as Artes Performativas É também professor convidado em várias Universidades Internacionais. Participa e é autor de projectos de criação e investigação transdisciplinares. Realizador de peças transversais à imagem em movimento, à performance, ao teatro e à dança e Realizador de filmes premiados nacional e internacionalmente. É o Director Artístico do Festival de Animação de Lisboa | MONSTRA e coordenador do FIRST | Encontros Internacionais da Artes da Animação na ESAD.CR. Realiza programas, conferencias, workshops e comunicações em vários países da Europa no Brasil e Japão, sendo autor de artigos para catálogos e publicações nacionais e internacionais. Júri em múltiplos festivais nacionais e internacionais, colaborador e membro activo de várias associações e organismos nacionais e internacionais.
João Silva
Jorri é um membro da banda de Coimbra a Jigsaw, criada enquanto estudante da Universidade de Coimbra em 1998. Com 3 álbuns conceptuais editados que recolheram os mais rasgados elogios da imprensa nacional e internacional, tornou-se um estudioso de inúmeros instrumentos com os quais constrói as canções. Em 2006 fundou a Editora Rewind Music com a qual editou diversos trabalhos de bandas nacionais e internacionais e continua a desenvolver um trabalho profícuo na área do agenciamento, management e booking. Em 2011 assumiu também o papel de produtor no mais recente álbum dos a Jigsaw “Drunken Sailors & Happy Pirates” com o qual está actualmente em tournée tanto em Portugal como além-fronteiras.
Ricardo Guedes
Ricardo Filipe Guedes Sousa Nascido a 1 de Maio de 1979. Começou uma carreira de manequim aos 17 anos na companhia do seu irmão gémeo Pedro Guedes. Fotografou e desfilou para varias marcas e revistas internacionais de onde se destacam a Armani , Etro , Vercace ,Tommy Hillfiguer , Givenchy , Lanvin , Valentino , D Square , Iceberg jeans , Abercrombie & Fitch , L’Ummo Vogue , GQ , Madame Figaro , Wallpaper , Condé Nast. Participou também em alguns filmes publicitários para marcas nacionais e internacionais.
Tito Couto
Nasceu em 1974. Frequentou a Escola Superior de Jornalismo e é jornalista. Escreveu para o Jornal de Notícias, Público e Press Association. Criou e dinamizou vários festivais literários, como Entre Pedras, Palavras e História Descrita. Criou e presidiu ao júri do Prémio de Poesia Daniel Faria entre 2004 e 2009. É colaborador do Porto Canal, onde se dedica à divulgação literária. Dinamiza ainda um talk-show ao vivo, intitulado Conta-me Histórias, de divulgação da música portuguesa. Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Pedro Abrunhosa são alguns dos seus convidados regulares. É membro do Laboratório de Arte Pública de Paredes, bem como comissário de um conjunto de projetos artísticos associados ao Paredes Polo de Design de Mobiliário. Ingressou na Booktailors em 2012. É consultor editorial na Booktailors, estando integrado no departamento de comunicação e eventos da empresa.