a-nossa-terra-o-nosso-altar-doclisboa-3-1800x1350.jpg

“A Nossa Terra, o Nosso Altar” vence Prémio Queima das Fitas de Coimbra – Melhor Filme Outros Olhares

Olhares,Prémio,Caminhos,Cinema,Guiomar

“O Júri decidiu atribuir o prémio da secção Outros Olhares ao filme ‘A Nossa Terra, O Nosso Altar’ de André Guiomar pela solidez, força estética, linguagem coerente e eficaz, bem como pelo seu olhar profundamente humano. Tendo acompanhado, durante alguns anos, a comunidade do Bairro do Aleixo e a sua dissolução, esta obra apresenta personagens bem construídas e marcantes, com quem é possível estabelecer uma relação de empatia. Guiomar desenvolveu uma grande proximidade com os habitantes do bairro, construindo um clímax emocional raramente atingido no género documental, o que, a par de outros elementos, quer de natureza cómica, quer dramática, faz de ‘A Nossa Terra, O Nosso Altar’ um objecto cinematográfico muito forte”, explica o Júri.

André Guiomar, de 33 anos, soma mais um prémio, o oitavo pelo filme lançado no final de 2020.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao filme “A Mulher como Árvore”, de Flávio Ferreira, Hélder Faria, Alejandro Vásquez, Daniela Cajías e Carmen Tortosa.

O Júri justifica esta escolha com o facto de “ser um filme que, apesar de construído coletivamente, nos mostra de forma coerente a personalidade e emoções da personagem principal. Elva oferece a sua história ao filme de forma generosa. A relação entre ela e a paisagem, bem como os ritmos que marcam o seu dia a dia são retratados com interesse e cuidado”.

Related Posts