A interpretação para cinema envolve técnicas e exigências específicas adequadas a um set de filmagem e à linguagem cinematográfica. Está relacionada, também, com fotografia, movimentos de câmara, continuidade e uma série de elementos de produção.
O ator de cinema atua, de certa forma, no vazio: Ele não tem como saber exatamente o que vai aparecer na tela, que ângulos de câmara, sons, efeitos serão usados na montagem do filme até que este seja finalizado. Entender e adaptar-se a esse contexto é fundamental. O ator de cinema tem de ter controle sobre sua performance, especialmente sobre os tempos e a energia na cena e saber manter esse estado ao longo de horas de interrupções próprias de uma produção. Tem que compreender o que a cena pede, ter domínio emocional, concentração e ao mesmo tempo entrega e confiança no realizador, diretor de atores e no trabalho da equipa e sobretudo ter uma postura profissional adequada às exigências do meio.
O curso de “Interpretação para Cinema” guia o aluno dentro desse universo e sua linguagem específica, dando um panorama profissional e preparando o ator para o trabalho no set, ao mesmo tempo que desenvolve e amplia seus conhecimentos, experiências e técnicas de interpretação.
Esta formação aborda as técnicas e regras básicas da interpretação para Cinema, com uma componente prática de trabalho de textos específicos para cinema com gravação e visionamento imediato. Será coordenada pelo realizador Nuno Rocha e decorre nos dias 6,7,13 e 14 de Julho, em Coimbra, integrada na oferta formativa do curso de cinema CINEMALOGIA.
As inscrições estão disponíveis em www.caminhos.info/cinemalogia/inscricao