30326887933_a0184a9e1c_b.jpg

Selecionar e Programar

Encontramo-nos na recta final da seleção e programação da XXIV Edição do festival Caminhos do Cinema Português. Num ano com um extenso universo de 760 inscrições, foram mais de 370 horas de visionamento realizado pela equipa de programação.

Todos os anos o cinema apresenta, quase como um processo vivo do inconsciente colectivo, uma linguagem estranhamente coerente tanto a nível nacional como internacional. A narrativa fílmica parece enquadrar-se àquilo que é o estado actual das coisas, unindo criadores nacionais e internacionais.

Nesta XXIV Edição o espetador encontrará abordados temas que se tornaram próximos dos realizadores e dos espetadores: a questão da crise económica e política, a condição de género e de cidadania, a moral e a interposição religiosa, a catarse pelo humor e pelo terror ou mesmo a transcrição cinematográfica de outras expressões artísticas (da pintura à performance). A necessidade de instruir mais do que entreter parece pautar esta XXIV Edição, onde se encontrarão ainda expressadas novas formas de ver cinema, com destaque para o ensaio visual e experimentação do cinema em novas tendências visuais e sonoras que delinearão as diversas telas da cidade de Coimbra.

A partir de 1 de Outubro começarão a ser revelados os selecionados das seleções competitivas (Seleção Caminhos e Seleção Ensaios) e paralelas (Juniores, Juvenis, Seniores, Outros Olhares e Mundiais). Esta é a oportunidade do espetador conhecer a grande montra do melhor que foi produzido em Portugal (profissional e academicamente) e, simultaneamente, comparar com aquilo que é feito lá fora sob um prisma crítico e comparativo.

É possível garantir desde já o acesso a todas estas sessões. O livre-trânsito (30€) e os bilhetes para conjunto de 10 sessões (20€) já se encontram disponíveis na nossa Loja Online, com descontos para associados, estudantes, membros da Universidade de Coimbra e desempregados.

Está igualmente aberto o registo a grupos escolares para as secções Caminhos Juniores (para crianças do pré-escolas e 1.º ciclo), Juvenis (2.º e 3.º Ciclo, bem como Ensino Secundário Nacional) e Séniores que terão filmografia especialmente dedicada a estes públicos. Mais informações sobre as sessões de grupo podem ser obtidas pelo telefone 911 081 317.

Vamos celebrar o cinema entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro!

Related Posts