Destaques de Outubro

Das Profundezas de Michelangelo Frammartino (2021, Drama, Itália, 93′, M/6)

Em agosto de 1961, os jovens membros do Grupo Espeleológico Piemontês dirigem-se para o sul. Na Calábria, e descendo às profundezas da terra, vão descobrir a segunda gruta mais profunda do mundo: o Abismo de Bifurto.
Ambientado na década de 1960, durante o boom económico em Itália, “Il Buco” reconstitui a jornada de um grupo de jovens espeleólogos que encontra pela primeira vez o fundo do Abismo do Bifurto, 700 metros abaixo da terra, uma das cavernas mais profundas do mundo, no interior intocado da Calábria.

Os Inocentes de Eskil Vogt (2021, Terror, Noruega, 117′, M/16)

Durante o luminoso Verão nórdico, um grupo de crianças revela os seus poderes obscuros e misteriosos quando os adultos não estão a ver. Quatro crianças tornam-se amigas durante as férias de Verão. Fora da vista dos adultos, descobrem que têm poderes escondidos. Enquanto exploram as suas habilidades recém-descobertas em florestas e parques das proximidades, a brincadeira inocente sofre uma reviravolta sombria e coisas estranhas começam a suceder.

Objetos de Luz de Marie Carré, Acácio de Almeida (2022, Documentário, Portugal, 67′, M/12)

A evocação da luz no cinema leva a Personagem do Homem da Luz a reflectir sobre ela, sua essência e as suas múltiplas manifestações numa revisitação a espaços geográficos e de memórias.

Terminal Norte de Lucrecia Martel (2021, Documentário, Argentina, 37′, M/12)

Durante o confinamento de 2020, Lucrecia Martel volta para a sua terra natal em Salta, uma região conservadora da Argentina. Lá, ela acompanha Julieta Laso que, como uma musa, a introduz a um grupo de mulheres artistas que desafiam a opinião dos outros em volta das fogueiras. Neste documentário, Martel aprofunda a voz sedutora de Julieta. O “Eu” da protagonista abre-se para o encontro de vozes e corpos destoantes que a câmara nunca se cansa de acompanhar. O resultado é um tributo para uma comunidade que, apesar de temporária, serve como um antídoto para a pandemia.

Sabor de Le Bao (2022, Drama, Vietnam, Singapura, 97’)

Bassley, um jogador de futebol nigeriano que vive no Vietnam, não consegue ganhar a vida desde que se lesionou na perna. Ele e quatro mulheres de meia-idade, para quem às vezes trabalha, decidem escapar às decepções das suas vidas diárias. Vão para uma casa antiga onde juntos criam um mundo especial. Mas esta utopia não pode durar para sempre…

Retrospectiva Ruben Östlund
A 13 de outubro recebemos a obra do cineasta Ruben Östlund com a reposição em sala dos filmes “Força Maior” (13 e 14 Outubro) e “O Quadrado” (15 e 20 de Outubro), bem como de três filmes inéditos em território nacional “Play” (17 e 18 Outubro), “Involuntary” (24 e 25 de Outubro), e “Guitar Mongoloid” (31 Outubro e 1 Novembro). Esta retrospectiva complementa a exibição comercial de “Triângulo da Tristeza” que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2022.

Extensão Curtas Vila do Conde
O festival Curtas Vila do Conde marca a agenda nacional reunindo criadores de todo o mundo com os seus filmes de curta-duração. Ao longo do sábado, 22 de outubro, propomos três sessões para adultos jovens e crianças, mostrando toda a riqueza e diversidade do festival. A sessão “Curtinhas”, pensada para toda a família, apresentará uma seleção de divertidos filmes para crianças que promete agradar a miúdos e graúdos. A sessão “My Generation” é composta pelos filmes mais votados pelo público da secção com o mesmo nome, direcionada para a faixa etária entre os 14 aos 18 anos. A sessão “Best of” reúne os premiados das competições Nacional e Internacional da 30.ª edição.

Festa Mundial da Animação
A Festa Mundial da Animação é um evento único no mundo, sendo uma efeméride global assinalada a 28 de outubro. Nesta data programadores e instituições de todo o mundo associam-se à efeméride para celebrar o cinema de animação, numa iniciativa que se replica em mais de 40 países do mundo. Em Portugal a iniciativa é promovida, em parceria com agentes culturais de várias cidades do país, pela Casa da Animação.
Em 2022 o evento passará por Coimbra, promovendo-se além de sessões de cinema, oficinas de animação, exposições e outras atividades. O seu programa decorrerá de 26 a 30 de outubro, contando nos dois primeiros dias com o programa “Freeze Frame”, um conjunto de seminários e oficinas, com convidados internacionais, co-promovidos pela MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa. As informações em actualização serão disponibilizadas no site https://www.casadaanimacao.pt

Related Posts