DSCF6519-1-1813x1208.jpg

Dia do Cineclube na Casa do Cinema de Coimbra

Esse contributo foi construído em combate contra a repressão, contra a censura e contra a centralização que o país promoveu até ao início do último quartel do Séc. XX. Assim, é também graças ao cineclubismo que se iniciou a descentralização da oferta cinematográfica abrindo a sua ação ao maior número de pessoas e lugares. É nesses espaços de partilha e paixão pela sétima arte que se tem acesso a uma oferta cultural mais vasta e enriquecedora, complementada pelos debates e conversas em sala, bem como pela criação dos primeiros festivais e oficinas de formação por todo o país. Essas foram importantes bases que permitiram que cineclube seja reconhecido como um sinónimo de uma programação livre e desinteressada em prol da participação do público em momentos de reflexão colectiva.

Reconhecendo o importante papel de valorização territorial e coesão social dos cineclubes, a Casa do Cinema de Coimbra dará a todos os cineclubistas o acesso às sessões do dia 14 de abril na condição de associado dos Caminhos do Cinema Português. Os interessados deverão comprovar a sua filiação e quotização em dia, tendo acesso ao bilhete a 2€.

A programação deste dia começa às 15h00 com Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, de David Yates (142′), um filme para o grande público. Segue-se às 18h00, A Flor, de Mariano Llinás (96′). Esta obra argentina tem, no total 808 minutos, sendo o 3.º filme mais longo  do mundo. Na sessão da Noite é exibido o filme O Poder do Cão, de Jane Campion (126′) distinguido com o Oscar de Melhor Realização.

Mais informação sobre a programação em www.caminhos.info/casa

Related Posts