mimesis-logo-01-e1622567219887.png

Mesa Redonda “Cinema e a Exploração da Mimesis Dramática”

O Teatro e o Cinema apresentam-se como desafiadores e provocadores da ilusão, abordando o Ideal como conceito para uma materialização natural mas nunca absoluta. Como é explorada a mimesis nas artes cénicas e como o cinema as transpôs para décor? Será o cinema capaz de realizar a união entre ser e parecer?

Este debate complementa a exibição prevista no “Ciclo Mimesis”, com moderação de António Pita. Este universo reúne uma visão heterogénea sobre as condições e contextos de produção cultural e a influência que tal repercute na produção das peças teatrais e eventuais transcriações cinematográficas.

Oradores

  • António Pita

    António Pita

    António Pita é Licenciado e Pós-Graduado em Estudos Artísticos com Especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Desde 2013 é  responsável operacional na Casa das Caldeiras assegurando a satisfação das necessidades técnicas e logísticas dos eventos de cariz académico e cinematográfico. É igualmente programador musical, co-fundando o ciclo “com certos músicos”, e cinematográfico, no Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra. Colaborou em várias produções cinematográficas, ocupando cargos relacionados com a Dir. de Arte, Dir. de Som e Dir. de Produção 

  • Guilherme Pompeu

    Guilherme PompeuActor e Director Técnico

    Formou-se em Artes Visuais na Escola Secundária José Falcão e frequentou várias licenciaturas como Animação Sócio-Educativa (ESEC), Estudos Europeus (FLUC), Filosofia (FLUP) e um curso profissional de Produção de Agricultura Biológica (ESAC).

  • Isa Craveiro

    Isa CraveiroDireção Artística

    Atriz, encenadora e professora de teatro. Diretora artística do Teatro desde 2009, onde trabalha desde 2001.

  • Nuno Meireles

    Nuno MeirelesInvestigador

    Nuno Meireles, nascido em 1975, licenciou-se em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP). Concluiu a parte curricular tanto do mestrado em Performance Artística – Dança (FMH-UTL), como do Doutoramento em Estudos da Criança (UM). Tem sido docente no ensino superior artístico, sobretudo ESMAE-IPP, ESAP, ILCH-UM, ESE-IPB e IE-UM. Do seu percurso teatral destaca-se a passagem pel'A Escola da Noite, como actor em textos de Gil Vicente, assim como a sua actividade de encenador e dramaturgista no Ensemble Vicente, Teatro do Filósofo com o Parvo atado ao Pé e ainda a solo, sempre com textos do poeta quinhentista. É sob a figura de Gil Vicente que ingressou no Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura. A sua investigação sobre a voz, a intermedialidade e os registos videográficos vicentinos é documentada em https://intermediavicente.wordpress.com/

Related Posts