15227784273_0711d1379d_k.jpg

Crescer com Cinema Português

Os “Caminhos Juniores”, inseridos na 25ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português, têm como principal objetivo aproximar o público infantil, do pré-escolar e do 1º ciclo (das escolas de Coimbra), à 7ª Arte, tendo uma intervenção cívica e humana. A atividade irá decorrer no Teatro Académico Gil Vicente, entre os dias 25 a 29 de novembro.

Aqui, milhares de crianças tem a oportunidade de contactar, alguns pela primeira vez, com o cinema, numa sala própria, com uma tela gigante e som que percorre todo o ambiente. Toda a programação tem o intuito de transmitir a este público uma mensagem e uma aprendizagem feita de forma diferente.

A programação desta secção procura ir além da mera exibição cinematográfica, contendo linhas de orientação para a descoberta e descodificação das animações. Nela além da ficha técnica encontrar propostas de análise que podem ser exploradas, após o visionamento da animação.

Todo o trabalho de selecção e programação das curtas-metragens de animação foi feito com o objectivo principal de contribuir para o aperfeiçoamento da educação, assim como estimular as crianças a estabelecerem uma ligação mais forte com o mundo do cinema. As curtas-metragens que foram seleccionadas apresentam, na sua maior parte, uma índole cultural e uma moral educativa, que duma forma divertida irão chegar aos mais pequenos.

Ainda existem alguns lugares disponíveis para reserva. Consulte condições aqui.

 

#LINGO

REALIZADORES: Vicente Nirō
PRODUTOR: IPCA
TEMPO: 10 minutos e 30 segundos
ASSUNTO: As redes sociais e as suas repercussões nas pessoas.

SINOPSE: Para ultrapassar a solidão e o desprezo dos outros, Lingo conecta-se nas redes sociais para ter alguma companhia. Rapidamente, Lingo vai perceber que os amigos online, os likes e as selfies não trazem felicidade.

COMPREENDER: Apesar da vida nas redes sociais ser mais atraente, fácil e predominante nos dias de hoje, não nos podemos esquecer que a vida real e os nossos familiares e amigos são mais importantes.

MAR-ME-QUER

REALIZADORES: Graça Gomes
PRODUTOR: Carla Augusto
TEMPO: 7 minutos e 54 segundos

ASSUNTO: A poluição nos oceanos

SINOPSE: Com a temática da poluição dos oceanos como pano de fundo, “Mar-me-quer”, fica também como um contributo das crianças envolvidas: mares e oceanos, natureza, felicidade, equilíbrio, exploração, poluição, morte. Mar-me-quer, bem-me-quer.

COMPREENDER: A importância dos oceanos e da sua proteção.

ClimAgir (Filme Animado)

REALIZADORES: Jorge Ribeiro
PRODUTOR: José Nunes
TEMPO: 5 minutos e 14 segundos

ASSUNTO: Sensibilização para as alterações climáticas na comunidade intermunicipal da região de Coimbra.

SINOPSE: Este filme animado insere-se nas atividades do projeto ClimAgir, projeto que tem como mascote o Bolotas. O Bolotas (Sobreiro) é a personagem principal e alerta os mais novos para as alterações climáticos, explicando as suas causas, os seus impactos e o que todos devemos fazer.

COMPREENDER: O impacto que as alterações climáticas têm no ecossistema, com especial ênfase nos ecossistemas que nos são mais próximos.

ARCADE BOYS

REALIZADORES: Tymothey Delhaize, Alexis Maerten, Aurélia Tron, Orane Laffra, Zoé Devise
PRODUTOR: Carlos de Carvalho
TEMPO: 3 minutos e 50 segundos
ASSUNTO: A questão da competição e o uso excessivo de tecnologia

SINOPSE: Dino e Cody, são dois irmãos que aproveitam ao máximo uma sala de jogos vazia. Fixados nos seus ecrãs, percebem tarde demais que apenas lhes resta uma moeda de jogo. Começa então uma disputa obstinada para decidir quem fica com a última moeda…

COMPREENDER: A fixação nos ecrãs e nos jogos, podem fazer com que o mundo real seja ignorado. O seu uso deve ser regrado, por forma a ser o mais saudável possível.

BALANCE

REALIZADORES: Raymond Limantara Sutisna
PRODUTOR: Nanyang Technological University
TEMPO: 3 minutos e 38 segundos
ASSUNTO: A necessidade de equilíbrio na vida.

SINOPSE: Balance é uma curta-metragem de animação em 2D sobre um menino e uma menina lutando por espaço de pintura, ambos se recusando a ceder até que a bagunça que eles criam saia do controle. Eles então percebem que a única saída é trabalhar juntos e lutar pela coexistência.

COMPREENDER: A importância de trabalhar em equipa para um mesmo fim, assim como a aprendizagem e a necessidade de haver um balanço entre duas forças na vida.

A ILHA DOS DOCES

REALIZADORES: Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca – Nogueira
PRODUTOR: Casa Museu de Vilar
TEMPO: 2 minutos e 40 segundos
ASSUNTO: Alimentação saudável

SINOPSE: Filme baseado no poema “BRINQUEDO” de Miguel Torga.

COMPREENDER: A importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

HORNZZ

REALIZADORES: Lena Franzz
PRODUTOR:Lena Franzz
TEMPO: 7 minutos e 54 segundos
ASSUNTO: As escolhas

SINOPSE: Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos.

COMPREENDER: As escolhas que fazemos vão tendo repercussões nas nossas vidas, que devemos considerar.

THE KITE

REALIZADORES: Martin Smatana
PRODUTOR: Peter Badač
TEMPO: 13 minutos e 10 segundos
ASSUNTO: A morte e como lidar com ela.

SINOPSE: Através da relação de um menino e do seu avô, aprendemos que a morte não é necessariamente o fim.

COMPREENDER: O ciclo da vida é inevitável e devemos compreender que as pessoas vão caminhando para a sua finitude. No entanto, isto não tem necessariamente de ser o fim nem de ser encarado de uma forma completamente negativa, apesar de ser uma situação que causa tristeza.