Call for Papers 5.º Simpósio Fusões no Cinema

Renovando a parceria dos Caminhos do Cinema Português com a Uni­dade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Uni­ver­si­dade Aberta, con­vi­dam-se os docentes, investigadores e alunos do Ensino Superior a sub­me­ter pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção, em por­tu­guês, inglês ou cas­te­lhano, que não exce­dam os 1500 caracteres (incluindo espa­ços), nas seguin­tes linhas temá­ti­cas (que pode­rão ser alar­ga­das a outras) do Simpósio:

LINHA 1 – A FUSÃO DAS ARTES NO CINEMA
As rela­ções entre as dife­ren­tes artes e o cinema: -Arqui­te­tura; – Lite­ra­tura / Argu­men­tismo; – Inter­pre­ta­ção / Repre­sen­ta­ção; – Música; – Foto­gra­fia; – Artes Plásticas.

LINHA 2 – CINEMA E TECNOLOGIA
A evo­lu­ção tec­no­ló­gica e a forma como o Cinema chega ao Espec­ta­dor: -A legen­da­gem, dobra­gem e audi­o­des­cri­ção; -As Novas tec­no­lo­gias, Inter­net e cinema; -Os supor­tes, for­ma­tos e os novos media;

LINHA 3 – CINEMA, INVES­TI­GA­ÇÃO E EDUCAÇÃO
Cinema em dife­ren­tes ambi­en­tes peda­gó­gi­cos (online e pre­sen­ci­ais); Cinema e Inves­ti­ga­ção em Con­texto Edu­ca­tivo; Prá­ti­cas de Cinema na Escola; Cinema e Novas Tec­no­lo­gias em Edu­ca­ção; Cinema e Redes Soci­ais em Con­tex­tos For­mais e Infor­mais de Apren­di­za­gem; Pro­du­ção de Obje­tos de Apren­di­za­gem (OA) Audi­o­vi­su­ais com Fins Edu­ca­ti­vos e recor­rendo à Lin­gua­gem Cinematográfica.

LINHA 4 – CINEMA E TELEVISÃO
Abor­da­gens teó­ri­cas, sobre a pro­du­ção audi­o­vi­sual em geral, incluindo todos os géne­ros e pla­ta­for­mas de difu­são, enqua­drando-a num con­texto con­tem­po­râ­neo naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal; A aná­lise das rela­ções entre rea­li­za­ção e pro­du­ção de con­teú­dos cine­ma­to­grá­fi­cos e tele­vi­si­vos; Cinema e Tele­vi­são mun­dos para­le­los ou interligados.

Todas as pro­pos­tas de trabalhos apresentados pas­sa­rão por um pro­cesso de revi­são por pares, rea­lizado sob a forma de aná­lise cega (blind-review), de modo a garan­tir a isen­ção e impar­ci­a­li­dade da ava­li­a­ção. O Comité Científico do Simpósio conta a participação de investigadores e docentes de várias Universidades Portuguesas de onde se destacam António Costa Valente, Fátima Chinita, Filipe Luz ou Maria do Céu Marques.

As pro­pos­tas de comu­ni­ca­ção a apre­sen­tar devem incluir a defi­ni­ção e deli­mi­ta­ção do objeto  de estudo da inves­ti­ga­ção; a rele­vân­cia e per­ti­nên­cia cien­tí­fica da pro­posta; os obje­ti­vos e a meto­do­lo­gia da investigação/ análise uti­li­zada; prin­ci­pais refe­rên­cias bibli­o­grá­fi­cas, e três a cinco pala­vras chave. Cada pro­posta de comu­ni­ca­ção deve igual­mente ser sub­me­tida com uma bio­gra­fia do(s) autor(es) com até 750 cara­te­res (incluindo espaços). Os tra­ba­lhos sub­me­ti­dos serão publicados em livro de actas sendo que os trabalhos mais relevantes serão publicados num número futuro da ICONO14 editorial. O prazo para a receção de pro­pos­tas de comu­ni­ca­ções decorre até 15 de setembro.

A participação é aberta ao público que queira assistir, sendo que participação de docentes terá acesso a um Certificado de Formação acreditado pelo CCPFC com 1 crédito para professores dos Ensinos Básico e Secundário com o título “Fusões no Cinema”. O Simpósio terá uma duração de 25 horas, sendo que 10 horas serão presenciais, nos dias 23 e 24 de novembro e 15 horas serão em ambiente online na semana seguinte, com conferências em ambiente virtual de especialistas internacionais.

Mais informações em www.caminhos.info/simposio

Related Posts