25547647923_90d29768e9_o-1280x853.jpg

Abertas as inscrições para a 7ª edição do Cinemalogia


Para o ano le­tivo de 2017/​2018, os Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês repen­sa­ram os seus pro­gra­mas edu­ca­ti­vos, pro­cu­rando abor­dar novas áreas de for­ma­ção cine­ma­to­grá­fica

Os Cami­nhos do Cinema Por­tu­guês apre­sen­tam neste ano le­tivo duas edi­ções do curso de cinema “Cine­ma­lo­gia”: a sétima, a decor­rer no pri­meiro semes­tre numa lógica ​xpress, dedi­cada à abor­da­gem fic­ci­o­nal; e uma oitava edi­ção, a decor­rer no segundo semes­tre, com um for­mato mais cons­ti­tuído e dedi­cada à pro­du­ção de cinema de docuficção. A partir desta estratégia, procura-se continuar a pro­mo­ver o ensino ​“geral” das várias eta­pas cons­ti­tuin­tes da pro­du­ção de cinema de fic­ção, bem como abor­dar as prá­ti­cas cine­ma­to­grá­fi­cas den­tro de novas espe­ci­fi­ci­da­des, nome­a­da­mente o cinema docu­men­tal.

Cri­ado em 2011 com o apoio da Rei­to­ria da Uni­ver­si­dade de Coim­bra, o curso de cinema ​“Cinemalogia”, pro­mo­vido pelos Cami­nhos do Cinema Português, cons­ti­tui-se como um evento de refe­rên­cia na for­ma­ção de públi­cos na área cine­ma­to­grá­fica, tanto numa abor­da­gem teó­rica, mas sobretudo prática, reforçando a oferta formativa na região centro do país. Este curso tem ao longo das suas seis edi­ções tem promovido um ensino profissionalizante pela produção de curtas-metragens, que têm sido seleccionadas em festivais de cinema um pouco por todo o mundo, valorizando-se o curriculum dos formandos além da componente formativa. No próximo mês de novembro as curtas-metragens “Nunca é Tarde” e “Banho de Paragem” estarão em competição no festival YMotion em Vila Nova de Famalicão.

A 7ª edição do Cinemalogia apresenta-se ao público num formato mais compacto, 80 horas, permitindo que mais pessoas possam usufruir deste projecto pedagógico. O corpo docente conta com profissionais da sétima arte que têm participações importantes em obras cinematográficas portuguesas, sendo eles André Badalo, João Silva (Jorri), Manuel Pinto Barros, Pedro Lopes, Liliana Lasprilla, Tomás Baltazar e Paulo Cunha. O plano curricular é composto por algumas etapas fulcrais de um plano de produção cinematográfica, tais como o argumento, a gramática cinematográfica, a gestão e planeamento, a rodagem e os módulos de pós-produção: montagem de som e imagem, correcção de cor e banda sonora.

Até 11 de novembro a organização mantém condições especiais de inscrição com preços a partir dos 150€.  Todos os detalhes sobre a sétima edição estão disponíveis aqui.

Related Posts