Qual a diferença de viver em Portugal e viver noutros países? Quais as dificuldades que uma pessoa sente ao sair do seu país, muitas vezes em busca de uma vida melhor? É o que se pretende mostrar este ano na secção Caminhos Mundiais do festival.
Durante 420 minutos de cinema internacional, distinguem-se duas curtas metragens de ficção, transmitidas no dia 29 de novembro: “My Pretty Pony” de Maciej Barczewski, que retrata a natureza transitória do tempo, e “Grandpa Online” de Ian Lui, que junta a literatura e o mundo online a partir da relação entre um avô e o seu neto.
As sessões decorrem às 19h45 no Mini-Auditório Salgado Zenha.
Com estreia marcada para 28 setembro, o filme “Rua dos Anjos”, de Maria Roxo e Renata Ferraz, vai ter uma sessão especial com uma conversa entre a realizadora Renata Ferraz, Fernanda Belizário (socióloga) e Rita Alcaire (antropóloga e documentarista), na próxima segunda-feira, 02 outubro, pelas 18:20.
Rodado integralmente em Coimbra, o novo filme de António Ferreira “A Bela América” terá ante-estreia dupla na Casa do Cinema de Coimbra, no próximo dia 01 outubro às 18:30 e 21:30, com a presença de São José Correia (América) e Estêvão Antunes (Lucas), bem como de Daniela Claro, José Castro Gomes, Paula Santos e João Damasceno, o realizador António Ferreira e a equipa técnica.
Após estrear nas salas de cinema na passada quinta-feira, o filme “Body-Buildings” vai ter uma sessão especial com a presença do realizador, na Casa do Cinema de Coimbra, na próxima terça-feira, 19 setembro, pelas 18:30.
Estreado simultaneamente em Portugal e no Brasil, “Retratos Fantasmas”, do realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho é uma carta de amor do realizador à sua cidade de Recife e aos cinemas do centro da cidade. Acompanhando a projeção do documentário, na próxima terça-feira, 05 setembro, pelas 21:30, haverá conversa pós-sessão com Anabela Moutinho, professora e cineclubista, e António Ferreira (realizador de “Respirar Debaixo de Água”, “Embargo”, “Pedro e Inês”).