Leilão Solidário

No próximo dia 2 de Junho, pelas 16 horas, o festival Caminhos do Cinema Português irá promover um Leilão Solidário de Memoráblia de filmes, no Salão Caffé do Casino da Figueira da Foz.

Serão leiloados dezenas de artigos utilizados na rodagem de filmes portugueses e alguns DVDs autografados, nomeadamente do filme Em Segunda mão de Catarina Ruivo que conta com a participação do já falecido Pedro Hestnes, Sangue do meu Sangue de João Canijo, Aquele Querido mês de Agosto de Miguel Gomes, entre outros artigos de relevo dos últimos anos do Cinema Português contemporâneo. Estes artigos estarão expostos na entrada do Casino da Figueira da Foz entre 27 de maio a 1 de Junho de 2013.

Este Leilão Solidário, co-organizado com a Domus Legis, leiloeira credenciada, reverterá para a Hepaturix- Associação Nacional das Crianças e Jovens Transplantados ou com Doenças Hepáticas, que actua maioritariamente no Hospital Pediátrico, ajudando a suprimir as dificuldades das crianças internadas e seus familiares.

Com esta actividade, o festival Caminhos do Cinema Português procura auxiliar a Hepaturix a fazer face às necessidades, nomeadamente na compra de leites especiais e medicação para as crianças em tratamento, transportes para as consultas, manutenção de um apartamento T1 para alojamento das famílias e mesmo dos próprios doentes, apoios sociais a famílias muito carenciadas.

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Cinemalogia – Da pós-produção até ao filme…

 O curso Cinemalogia está quase a chegar ao fim. São quatro módulos inteiramente dedicados à pós-produção cinematográfica com a colaboração de Rodrigo Lacerda, em Imagem III, Nelson Zagalo, em Design de Títulos , Pedro Janela, Som II: Sonoplastia  e Composição Musical e Branko Neskov, na Pós-Produção de Som.

Segue-se Jorge Pelicano partilhando connosco a sua experiência sobre o Cinema Documental, findando-se a formação com duas etapas importantíssimas da vida de uma obra cinematográfica; a sua promoção e comercialização, por Marta Fernandes, e a sua Projecção na sala de Cinema, com João Silva.

Inscrições ainda disponíveis.

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Casting Caminhos

Estão oficialmente abertas as candidaturas para o ‘1º Casting Caminhos’. Entre 11 e 31 de Março, o ‘Festival Caminhos do Cinema Português’ irá receber candidaturas para encontrar aquelas que serão as próximas caras responsáveis pela apresentação de todo o cinema português, em Coimbra, no ilustre palco do Teatro Académico Gil Vicente.

Sem necessidade de qualquer experiência profissional na área, encorajamos a candidatura de todos aqueles que considerem ter a atitude, o carisma e o magnetismo essenciais para ter presença em palco e para o contacto profissional com o público, realizadores, actores e toda a equipa ‘Caminhos’.

Após a recepção das candidaturas, os finalistas serão entrevistados e assim admitidos à segunda fase da selecção, onde submetidos a uma prova ao apresentar um Ciclo de Cinema organizado pelo Centro de Estudo Cinematográficos, chamado ‘Temores’ (ciclo de terror internacional). O público irá avaliar a prestação dos candidatos.

Após o preenchimento da inscrição, serão seleccionados os contactos para a fase da entrevista e aformaladas a posteriori informações específicas sobre todo o processo de selecção.

Inscrições aqui.

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Cinemalogia II – Imagem e Som

O Cinemalogia – Da Ideia ao Filme continua com a formação que lhe permite conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica. No seguimento do curso propomos aos nossos formandos conhecer o processo de rodagem e pós-produçãona área cinematográfica.

No próximo fim de semana 23 e 24 de Fevereiro, Tony Costa, profissional de cinema desde 1987 onde tem actuado como Director de Fotografia e docente na Universidade Lusófona como regente na cadeira de Imagem Cinematográfica leccionará, o módulo de “Imagem I – Cinematografia” com ênfase  na geração da fotografia de cinema e da luz e da importância da camara como elemento da narrativa cinematográfica. Serão ainda abordados elementos tecnológicos das novas câmaras digitais HDSLR e a importância da iluminação na formação dos planos.

Na semana seguinte, nos dias 2 e 3 de Março, será a vez de Acácio de Almeida com o módulo de “Imagem II – Iluminação”. Acácio de Almeida é diretor de fotografia desde 1970 cujo trabalho se estende até aos dias actuais. Trabalhou em mais de uma centena de longas metragens realizadas por nomes como António da Cunha Telles, Solveig Nordlund,  João César Monteiro ou Manoel de Oliveira.
 

Também em Março, no dia 9 , Tiago Fernandes pós-graduado em cinema pela Universidade da Beira Interior e diretor de som, perchista e sonoplasta de várias curtas-metragens presentes nos mais relevantes festivais de cinema nacional e em produções para a RTP, ZON, ICA, IPCB, ensiraná toda a base teórica sobre o Som aplicado ao cinema no módulo de “Som I – Teoria do Som”.

O curso terá sequência até ao dia 28 de Março de 2012 concluindo-se a etapa de rodagem com os módulos de Direcção de Arte com João Torres, Direcção de Atores com Manuel Pureza, Pré-Produção II com Maria João Mayer e Realização com Artur Serra Araújo. As diferentes etapas de pós-produção decorrerão de 6 de abril até 2 de junho com os módulos de Montagem por João Braz, Edição de Som e Imagem com Tiago Antunes, Imagem III – Pós-Produção por Rodrigo Lacerda, Design de Títulos por Nelson Zagalo, Som II: Sonoplastia e Composição Musical com Pedro Janela, Som III – Pós-Produção com Branko Neskov, Cinema Documental com Jorge Pelicano, Promoção e Comercialização com Marta Fernandes e finalmente Projecção Cinematográfica com João Silva.

Uma oportunidade única de conhecer o processo cinematográfico na integra com os maiores especialistas do Cinema Português!

Inscrições ainda disponíveis aqui

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Cinemalogia II – Começo de Rodagem!

Formadores Cinemalogia 2 em 2013O Cinemalogia – Da Ideia ao Filme volta em Fevereiro com a formação que lhe permite conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica está de volta. No retomar do curso propomos aos nossos formandos conhecer o processo de rodagem e pós-produção na área cinematográfica. 

Nos dias 16 e 17 de Fevereiro Maria João Mayer, fundadora e gestora da produtora Filmes do Tejo, com uma vasta experiência na produção de cinema, de entre longas metragens, curtas a documentários, será a formadora dos módulos de Pré-Produção. desde o processo de formação das equipas, processos de reperage, decoupage, autorizações, material a adoptar, logística até à gestão das sensibilidade de toda a equipa teremos a oportunidade de aprender com a vasta experiência da produtora de filmes como Cerro Negro, Rafa, Singularidades de uma Rapariga Loura ou Goodnight Irene.

Tony Costa, docente na Universidade Lusófona como regente na cadeira de Imagem Cinematográfica e profissional de cinema desde 1987, tem actuado ao longo sua carreira como Director de Fotografia. Nos dias 23 e 24 de Fevereiro irá leccionar o módulo de Imagem I com ênfase na geração da fotografia de cinema e da luz e da importância da camara como elemento da narrativa cinematográfica. Serão ainda abordados elementos tecnológicos das novas câmaras digitais HDSLR e a importância da iluminação na formação dos planos. 

O curso terá sequência até ao dia 28 de Março de 2012 concluindo-se a etapa de rodagem com os módulos de Imagem II – Iluminação com Acácio de Almeida, Som I – Teoria do Som com Tiago Fernandes, Direcção de Arte com João Torres, Direcção de Atores com Manuel Pureza, Pré-Produção II com Maria João Mayer e Realização com Artur Serra Araújo. As diferentes etapas de pós-produção decorrerão de 6 de abril até 2 de junho com os módulos de Montagem por João Braz, Edição de Som e Imagem com Tiago Antunes, Imagem III – Pós-Produção por Rodrigo Lacerda, Design de Títulos por Nelson Zagalo, Som II: Sonoplastia e Composição Musical com Pedro Janela, Som III – Pós-Produção com Branko Neskov, Cinema Documental com Jorge Pelicano, Promoção e Comercialização com Marta Fernandes e finalmente Projecção Cinematográfica com João Silva.

Uma oportunidade única de conhecer o processo cinematográfico na integra com os maiores especialistas do Cinema Português! 

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Cinemalogia II – A partida para a Obra

Da ideia ao filme, damos a conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica. Antes de o ano findar, continuamos com as próximas formações que encabeçam o plano de estudos do ‘Cinemalogia II’.

No dia 8 de Dezembro, Alexandre Cebrian Valente, Criativo, Argumentista, Realizador e Produtor, instruirá no seu módulo ‘Equipas e Encargos Técnicos’ sobre as equipas de produção, de realização, de imagem e som, até aos diferentes técnicos que trabalham desde a preparação ou Pré-Produção à Pós-produção. Neste módulo serão apresentadas as diversas actividades técnicas e criativas e os diferentes profissionais que as desenvolvem ao longo da feitura de um filme.

No dia 9 de Dezembro, António Costa Valente, docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, tem o seu doutoramento em animação, longa-metragem e novas tecnologias. No seu módulo abordará variados temas, tais como: Do projecto ao orçamento; Do orçamento ao financiamento; Produzir ou co-produzir; Um dilema: tudo legal ou tudo ilegal?; As autorizações e vistos; A legislação de produção e de co-produção; Os direitos de autor, conexos e outros; Para a exibição de um filme – percursos e trâmites legais.

Nos dias 15 e 16 de Dezembro, Tiago R. Santos, autor de argumento de filmes como ‘Atrás das Nuvens ‘ (co-autor), ‘Call Girl’ e ‘A Bela e o Paparazzo’ , leccionará a segunda parte do módulo de Argumento. Com base nos argumentos criados pelos alunos durante o módulo de Argumento I, esta segunda fase irá concentrar-se no fundamental processo de reescrita. Tal será conseguido através da leitura dos textos, feedback do formador e restantes formandos e do acompanhamento do trabalho no local. Argumento II é um módulo prático que pretende finalizar e materializar todos os conhecimentos teóricos adquiridos pelos alunos, garantindo que cada um seja autor do argumento de uma curta-metragem.

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Cinemalogia II – O arranque

Começa já no próximo fim de semana o curso de formação que, da ideia ao filme dá a conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica.

No dia 24 de Novembro Paulo Granja, mestre e doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, abordará alguns dos principais movimentos europeus do cinema do século XX, desde o chamado “cinema dos primeiros tempos” ao cinema das “novas vagas” dos anos 60, dando particular atenção à afirmação do cinema como arte, nomeadamente por oposição ao “cinema comercial”, e às diferentes concepções teoricas e estéticas que lhe serviram de suporte.

Ainda no mesmo fim de semana, no dia 25 de Novembro Paulo Cunha, doutorando em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da mesma universidade, lecionará o módulo de Linguagem Cinematográfica. O objectivo desta sessão será dar a conhecer os elementos básicos da linguagem cinematográfica e conhecer alguns dos detalhes técnicos que a ajudam á expressão artística na sua plenitude.

Por último, no fim de semana 1 e 2 de Dezembro, Tiago R. Santos, autor de argumento de filmes como ‘Atrás das Nuvens ‘ (co-autor), ‘Call Girl’ e ‘A Bela e o Paparazzo’ , lecionará a primeira parte do módulo de Argumento. Módulo que oferece aos formandos as ferramentas necessárias à escrita de um guião para curta-metragem, seja através da análise de filmes, de exercícios práticos ou de exposições teóricas e tem ainda como objectivo criar competências na criação de personagens, escrita de diálogos e estrutura dramática, possibilitando que todos os formandos consigam, no termo do módulo, ter uma sinopse alargada da sua própria história que lhes permita evoluir para o processo de escrita do argumento.

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XIX Edição (2012)

– PRÉMIOS JÚRI OFICIAL

– Grande Prémio do Festival

A Nossa Forma de Vida de Pedro Filipe Marques

– Melhor Longa-Metragem

Florbela de Vicente Alves do Ó

– Melhor Curta-Metragem

Cerro Negro de João Salaviza

– Melhor Animação

Fado do Homem Crescido de Pedro Brito

– Melhor Documentário

Complexo de Mário Patrocínio

– Prémio Revelação

Outro Homem Qualquer de Luís Soares

– Prémio Melhor Actor

Cristóvão Campos em Nylon da Minha Aldeia

– Prémio Melhor Actor Secundário

Dinarte Branco em A Moral Conjugal

– Prémio Melhor Actriz

Dalila Carmo em Florbela

– Melhor Actriz Secundária

Margarida Carpinteiro em Assim, Assim

– Melhor Realizador

Pedro Filipe Marques em A Nossa Forma de Vida

– Melhor Direcção Artística

Pedro Sá em A Vingança de Uma Mulher

– Melhor Fotografia

Acácio Almeida em A Vingança de Uma Mulher

– Melhor Guarda-Roupa

Produções TCC em A Vingança de Uma Mulher

– Melhor Caracterização

Abigail Machado em Florbela

– Melhor Montagem

Raphel Lefévre em A última Vez Que Vi Macau

– Melhor Som

Jaime Barros/ Elsa Ferreira em Florbela

– Melhor Banda Sonora Original

André Joaquim em Assim, Assim

– PRÉMIOS JÚRI ENSAIOS VISUAIS –

– Melhor filme

Do Mundo de Manuel Guerra da Escola Superior de Teatro e Cinema

 

– PRÉMIO JÚRI FICC| IFSS –

– Prémio Dom Quijote

A Nossa Forma de Vida de Pedro Filipe Marques

– Menção Honrosa

Complexo – Universo Paralelo de Mário Patrocínio

 

– PRÉMIO REVISTA C –

Sem Querer de João Fazenda

 

– PRÉMIO DO PÚBLICO – CHAMA AMARELA –

Aristides de Sousa Mendes de Francisco Manso e João Correa

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O Poster Cinematográfico Português – Museu Académico 9 a 30 de Novembro

A história do Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC) já conta com algumas décadas e muitas exibições de tudo o que a sétima arte tem a oferecer.

Num mês em que se destaca o cinema português na cidade de Coimbra, com mais uma edição do festival Caminhos do Cinema Português, está a decorrer no seguimento deste evento – e em parceria com o Museu Académico de Coimbra – uma exposição de cartazes cinematográficos. Cartazes estes correspondentes às décadas de 70, 80 e 90 do séc. XX , de filmes portugueses, que merecem tal destaque graças tanto aos seus realizadores – que marcaram toda uma geração do cinema em Portugal -, como por todo um contexto – uma vez que alguns deles foram controversos e emblemáticos num Portugal acabado de sair do Estado Novo, sob a égide de uma forte necessidade de exprimir anos de repressão!

Tais reproduções, também são pautadas pela sua inovação e genialidade de obras intemporais, que mereceram grande aclamação da crítica e do público e que por isso ainda hoje merecem a nossa atenção. Faz ainda parte desta exposição, cartazes das dezanove edições dos Caminhos do Cinema Português, uma vez que é o único festival dedicado ao cinema português em Portugal e de grande relevo na história do CEC.

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p style=”text-align: justify;”>A visitar entre até ao início do mês de Dezembro, no Museu Académico de Coimbra, entre as 10h e as 12h30 e as 14h30 e as 18h.

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