Cinemalogia II – O arranque

Começa já no próximo fim de semana o curso de formação que, da ideia ao filme dá a conhecer todo o processo de criação de uma obra cinematográfica.

No dia 24 de Novembro Paulo Granja, mestre e doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, abordará alguns dos principais movimentos europeus do cinema do século XX, desde o chamado “cinema dos primeiros tempos” ao cinema das “novas vagas” dos anos 60, dando particular atenção à afirmação do cinema como arte, nomeadamente por oposição ao “cinema comercial”, e às diferentes concepções teoricas e estéticas que lhe serviram de suporte.

Ainda no mesmo fim de semana, no dia 25 de Novembro Paulo Cunha, doutorando em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da mesma universidade, lecionará o módulo de Linguagem Cinematográfica. O objectivo desta sessão será dar a conhecer os elementos básicos da linguagem cinematográfica e conhecer alguns dos detalhes técnicos que a ajudam á expressão artística na sua plenitude.

Por último, no fim de semana 1 e 2 de Dezembro, Tiago R. Santos, autor de argumento de filmes como ‘Atrás das Nuvens ‘ (co-autor), ‘Call Girl’ e ‘A Bela e o Paparazzo’ , lecionará a primeira parte do módulo de Argumento. Módulo que oferece aos formandos as ferramentas necessárias à escrita de um guião para curta-metragem, seja através da análise de filmes, de exercícios práticos ou de exposições teóricas e tem ainda como objectivo criar competências na criação de personagens, escrita de diálogos e estrutura dramática, possibilitando que todos os formandos consigam, no termo do módulo, ter uma sinopse alargada da sua própria história que lhes permita evoluir para o processo de escrita do argumento.