incentivar-digital-caminhos_1-1920x1920.jpg

Caminhos querem Incentivar a produção cinematográfica na Região Centro


A Região Centro de Portugal, apesar de apresentar uma ampla diversidade de patrimónios – edificados, geográficos, naturais, culturais, com quatro inscrições na rede de Património Mundial -, uma ampla rede de ensino superior – com três universidades e quatro institutos politécnicos -, bem como uma ampla rede decisória política ao nível regional e autárquico – com oito comunidades intermunicipais -, não tem sido capaz de captar um conjunto significativo de produções cinematográficas.

É esta tendência que o Programa Incentivar pretende contrariar. Primeiro com a iniciativa Primeiro Passo, a 26 de novembro. O “Primeiro Passo” é uma oportunidade criada para que o público possa ter uma participação mais activa na cadeia de produção. Procura-se motivar os espectadores a dar um “Primeiro Passo” e propor – em formato pitch – uma história original a um conjunto de produtores de cinema.

As melhores propostas do “Primeiro Passo” são selecionadas e convidadas a realizar uma apresentação de três minutos perante uma plateia de produtores. No término da apresentação, os produtores além de avaliarem a proposta, considerarão um parecer crítico com base na sua experiência e se a ideia assim o merecer, poderão a adoptar para desenvolvimento num produto cinematográfico ou audiovisual.

No dia 27 é a vez da atividade Encontros (do Cinema com a Regiao). Nesta iniciativa, aberta aos profissionais, serão promovidos e apresentados, pelos produtores aos municípios da região, projetos em desenvolvimento prestes a entrar em rodagem. Pretende-se que nesse diálogo se encontre na região centro os décor de produções cinematográficas relevantes, sem descurar o desenvolvimento do audiovisual. Estes encontros são uma dupla oportunidade que poderá satisfazer produtores e municípios, munindo os produtores de investidores adicionais nas suas produções e aos autarcas de ferramentas de promoção e desenvolvimento dos seus territórios com um impacto além do imediato com repercussões a médio e longo prazo.

Já confirmadas estão as presenças da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual, da Maria & Meyer Film Production, da PNG Pictures e da Take 2000 Filmes.

Estão abertas as inscrições tanto para a apresentação de novos projectos como de produtores em www.caminhos.info/incentivar

Related Posts