image1-e1634982269510.png

Curso de Cinema

Este Curso de Cinema ‘Do Pensamento à Ação’ assume-se como um projeto de iniciação à prática cinematográfica com um carácter eminentemente prático, sem descurar a abordagem do conhecimento teórico sobre a linguagem da sétima arte. É um projeto de formação em cinema que enquadra nos seus conteúdos programáticos as bases de toda a linguagem cinematográfica, desde a sua contextualização histórica até à formulação de equipas e ao financiamento de projetos cinematográficos e que se materializa na criação e desenvolvimento de uma curta-metragem que deverá ser apresentada no final do curso.

Adicionalmente, este projeto distingue-se dos restantes, porque é oferecido em horário pós-laboral, maioritariamente ao fim-de-semana, dando a possibilidade aos alunos a inscrição, sem prejudicar as suas outras atividades académicas ou profissionais. O curso funcionará em regime de blended learning, com uma vertente profissionalizante, dada a produção própria de obras cinematográficas, permitindo aproximar estudantes de diferentes instituições com especialistas da área do cinema.  

Em síntese, este é um programa que procura atuar na formação de diferentes géneros cinematográficos, procurando proporcionar aos formandos as competências necessárias para uma adequada fluência nas linguagens do cinema e dos novos media. Para além disso, procura-se que os formandos sejam também capazes de intervir ativamente na produção de uma obra fílmica, cuja qualidade lhe permita a participação em eventos cinematográficos de relevo contribuindo para o seu enriquecimento curricular. Conseguirão ainda avaliar e compreender o processo criativo de uma obra fílmica e possuir capacidade crítica e de análise de produtos cinematográficos, audiovisuais e multimédia.

curso de cinema

Ao longo deste projeto serão lecionados módulos nas tradicionais áreas de Argumento, Produção, Realização, Imagem, Som e Montagem, sendo agrupados e estruturados em três grandes blocos correspondentes às principais fases de realização de um filme: Pré-produção; Rodagem e Pós-Produção. Ao longo de 208 horas de formação percorrem-se as etapas essenciais para a aprendizagem, desenvolvimento, produção e distribuição de um produto cinematográfico. 

Este programa dirige-se a amadores e profissionais de cinema, vídeo e audiovisual que pretendam aprofundar os conhecimento de forma geral, ou em aspetos específicos, do processo de construção de um filme, nomeadamente a formadores de áreas académicas e profissionais; e-formadores; animadores culturais e sociais; profissionais da área da comunicação/novos media; empreendedores; estudantes do ensino superior; estudantes 12º ano e cidadãos em geral.   

Este curso também tem como público alvo Professores do Ensino Básico e Secundário, sendo que o módulo transversal “Cinema e Vídeo: Desconstruções Pedagógicas” possui acreditação pelo CCPFC (para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores). O módulo “Cinema Científico em Contexto Educativo e Artístico” aguarda pela reacreditação. Espera-se de igual forma, com este programa, reforçar os laços da comunidade e identidade local existentes, com as entidades organizadoras do evento enquanto pólos dinamizadores da cultura cinematográfica.

A Universidade Aberta (UAb) surge em 1988 como a única instituição de ensino superior público à distância em Portugal, utilizando nas suas metodologias de ensino as mais avançadas tecnologias, orientadas para uma educação sem fronteiras geográficas e físicas. 

No mesmo ano, nasceu o Festival Caminhos do Cinema Português e torna-se numa das principais referências no panorama cinematográfico nacional, preocupado em divulgar e promover a cinematografia nacional.

Consulte o guia do curso para informações mais detalhadas. As inscrições são realizadas aqui.

Related Posts