04-røde.png

Horizonte Artificial no My Røde Reel

O curso de cinema “Cinemalogia”, criado em 2011, promovido pelos Caminhos do Cinema Portuguêse pela Universidade Aberta, constituiu-se como um evento de referência na formação cinematográfica, com uma abordagem teórica, mas sobretudo prática, oferecendo um programa didático na generalidade do que é uma produção cinematográfica, aprofundando-se na especificidade de múltiplas áreas do conhecimento cinematográfico que se conjugam no grande ecrã como; a imagem e o som, em todas as etapas da produção de um filme; a direcção de arte; a direcção de actores; o casting; o planeamento da rodagem e a distribuição do filme.

my røde reel
Álvaro Cordeiro é interpretado por Júnior Lima

Actuando numa lógica de formação intensiva, este projecto tem oferecido uma vertente profissionalizante, permitindo aproximar as comunidades académicas com especialistas do cinema e audiovisual, resultando na produção própria de obras cinematográficas em cada edição do curso. 

my røde reel
Réperage na Real República “Rás-Te-Parta”

Na edição transacta procurámos responder ao tema “caminhos” da Semana Cultural da Universidade de Coimbra produzindo-se uma curta-metragem ao longo dos módulos que compõem o curso e que intervêm na linha de produção cinematográfica. 

my røde reel
Módulo de Argumento coordenado por Cláudia Clemente

Esta é a história de Álvaro Cordeiro, escritor fracassado e deprimido, em luta contra um bloqueio criativo que o impede de escrever o seu próximo livro. Leonel Carraça, produtor de obras populares da televisão, descobre Álvaro e convida-o para escrever a sua próxima novela.  O escritor resiste ao convite, por acreditar que seu talento é escrever a “grande literatura” clássica. Entretanto, as dificuldades financeiras fazem-no aceitar. Álvaro embarca numa jornada intensiva para terminar um enorme guião em apenas duas semanas, à base de remédios e café, ultrapassando os limites de seu corpo e mente. Ao fim, Álvaro tem uma revelação que altera por completo a forma como vê sua história.

my røde reel
Zeca Carvalho e Verónica Santos interpretam as personsagens Leonel Caraça e Exótica. Fotografia de Margarida Portela.

Sabendo das possibilidades oferecidas pelo concurso “My Røde Reel” propomo-nos a realizar uma versão reduzida da curta-metragem Horizonte Artificial que foi aceite e está em competição no site da RØDE Microphones. O filme poderá ser visualizado no sítio http://j.mp/horizonterode. Se o filme assim o merecer, sensibilizamos toda a população a votar e partilhar esta nossa participação, resultando na valorização directa do filme e dos seus intervenientes e, ganhando-se algum dos prémios, dos Caminhos do Cinema Português

O trabalho materializado é uma co-produção com a Filmógrafo e Cine Clube de Avanca, com o apoio financeiro da Direção Regional de Cultura do Centro – Programa de Apoio à Ação Cultural, da Universidade de Coimbra e o indispensável apoio logístico de Departamento de Engenharia Informática da UC, Europcar, Serviços Ação Social Universidade de Coimbra, Real República do Rás-Teparta, Município de Coimbra, Casa da Escrita, Fundação Bissaya Barreto, Casa Museu Bissaya Barreto, Élia Ramalho, Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Singular Print, Águas das Caldas de Penacova, Ponto Brasil, Bar AAC, Delta Cafés, NovoPomar / FrutiBairrada, Quinta do Ortigão, Restaurante Pancinhas, A Escola da Noite, Hotel Botânico, Hotel Arrik, Hotel Dona Inês, Pinga Amor, Pastelaria Universidade, Vénus, Pastelaria Briosa e Café Reis. O nosso maior agradecimento vai, claro, para todos membros da equipa e formadores que tornaram possível a materialização “da ideia em filme”. 

my røde reel
Álvaro tem uma revelação que altera por completo a forma como vê sua história

Agora ide ver a curta! Obrigado!

Related Posts