Blog Archives

0.jpeg

João Paulo Macedo

Em tempos pós-pandemia, ratificamos a importância do convívio em torno do cinema e do lugar dos festivais como ponto de encontro dos cinéfilos. Os cineclubes fazem parte do ecossistema crítico que descobre, valoriza e partilha o seu olhar com os diferentes públicos.

O Prêmio Dom Quixote representa humanismo e imaginação para enfrentar a realidade coletivamente. Esperamos que essas telas alimentem compreensão e empatia nestes tempos turbulentos que vivemos atualmente.

Saber mais

UFC_Joao-Francisco-Campos.jpg

João Francisco Campos

Dizem que o chão vibra com as passadas que o público faz no caminho para o seu lugar. Não é o peso da pessoa, é o entusiamo pelo que aí vem, por mais um sonho trazido à vida pelo realizador, não importa qual.

Dizem, mas isso eu sei ser verdade, que o caminho que este festival percorreu para aqui chegar foi longo e sinuoso, mas rico em vida e descobertas, amizades e viagens certas.

Prostro-me aos vossos pés, os pés que trilharam o caminho que leva, ano após ano, o Caminhos do Cinema Português até nós.

Saber mais

Delfim Leão

Num mundo que tem convivido com demasiada frequência com as marcas da inconstância, é reconfortante poder contar com valores seguros e confiáveis. Os Caminhos do Cinema Português, que agora celebram a sua 28ª edição, constituem um desses portos seguros, ao cultivarem uma senda de estabilidade e de coerência que são igualmente símbolo de maturidade e de resiliência artísticas, que bem merecem ser sublinhadas.

Saber mais

UC_Reitor_amilcar-falcao-01.1200x0-e1668189970828.jpg

Amilcar Falcão

Num mundo que tem convivido com demasiada frequência com as marcas da inconstância, é reconfortante poder contar com valores seguros e confiáveis. Os Caminhos do Cinema Português, que agora celebram a sua 28ª edição, constituem um desses portos seguros, ao cultivarem uma senda de estabilidade e de coerência que são igualmente símbolo de maturidade e de resiliência artísticas, que bem merecem ser sublinhadas.

Saber mais

Suzana Menezes

Ao longo das edições anteriores, numa viagem de quase 30 anos, o Festival Caminhos do Cinema Português aproximou criadores, técnicos e públicos, promovendo a reflexão e o diálogo em torno da produção cinematográfica nas suas múltiplas vertentes. Também a capacitação da comunidade artística e académica tem constituído um desígnio deste certame.

Montra do cinema nacional e ponto de encontro obrigatório para profissionais e cinéfilos, o Festival convida a percorrer múltiplos registos estilísticos, assim como a compreender a cinematografia nacional no contexto global.

Saber mais

José Manuel Costa

O facto de o arranque desta edição ser feito sob o signo de António Campos, autor fundamental mas também marginal e ainda em grande parte a descobrir, no ano do centenário do seu nascimento, é em si mesmo uma forte resposta – uma escolha certeira e um grande exemplo do que aqui se está a passar, e um bom augúrio para o que poderá acontecer no futuro. Viajar pelo Cinema Português, conhecê-lo melhor, discuti-lo mais, são outras tantas formas de nos conhecermos. Os “Caminhos” são, e podem ser cada vez mais, uma das etapas do calendário anual mais significativas e mais promissoras dessa viagem contínua.

Saber mais

ICA_Luis-Chaby-Vaz-e1668186393684.jpg

Luís Chaby Vaz

Principal montra daquilo que de melhor se faz na produção nacional, e de descentralização do acesso à cultura, o cartaz do Festival aposta na diversidade de autores, temas, géneros e linguagens cinematográficas.

Saber mais

augusto-santos-silva1-e1668185227901.jpg

Augusto Santos Silva

(O Festival) “É palco da produção cinematográfica nacional, nos seus vários géneros, expressões e estilos, recebe os criadores, os atores e públicos de todas as idades e geografias. É, por isso, um Festival que importa continuar a apoiar enquanto marco descentralizado de promoção e exibição do cinema em português.”

Saber mais

824791-749x499-e1636105822784.jpeg

José Manuel Costa

Sabendo aproveitar e consolidar tudo o que é já hoje a nova realidade da investigação desta história por parte de novas gerações (pela primeira vez com alguma verdadeira hipótese de profissionalização), e sabendo agora aproveitar a imensa oportunidade de divulgação proporcionada pela digitalização em alta definição (algo de que só vimos ainda o princípio, mas que, finalmente, um novo plano global, sistemático, a ocorrer nos próximos quatro anos, colocará na ordem do dia), temos perante nós a possibilidade de empreender uma verdadeira redescoberta coletiva deste cinema, numa escala geográfica e numa multiplicidade de meios nunca atingidos até aqui.

Saber mais