se-via-norte2-e1704879970660.jpg

Sessão Especial de “Via Norte” com a presença de Paulo Carneiro

Depois do périplo pelos festivais, tais como, o aclamado Visions du Réel – Festival International de Cinéma Nyon, o ATLANTIDOC – Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay, onde arrecadou o Prémio Melhor Documentário Iberoamericano “Eduardo Coutinho”, o IndieLisboa, onde recebeu a Menção Especial do Prémio de Melhor Realização, e o Festival Caminhos do Cinema Português, a última longa-metragem de Paulo Carneiro – “Via Norte” – chega esta quinta-feira à sala de cinema, em exibição com a curta-metragem “Engine”, de Miguel Ildefonso.

No próximo sábado, 13 janeiro, pelas 18:00, os realizadores Paulo Carneiro e Miguel Ildefonso vão estar presentes na Casa do Cinema de Coimbra para apresentar a sessão e conversar com o locutor e músico Emanuel Botelho, num espaço de discussão aberto à participação do público.

“Um cineasta viaja 2000 km em direcção a Norte onde se encontra com alguns dos seus compatriotas. Partilham o amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura procuram fugir à dureza do dia.” lê-se na sinopse do filme.

“Tenho a certeza de que não é um filme que fala de carros. É um filme que fala de todas as outras questões inerentes à emigração e que estão na ordem do dia. […] É um objeto de desejo, ao mesmo tempo é um objeto que representa o sucesso”, disse Paulo Carneiro em entrevista à Lusa.