se-viagem-ao-sol2-e1703763815650.jpg

Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias apresentam “Viagem ao Sol” na CCC

Com estreia marcada para esta quinta-feira, 28 de dezembro, “Viagem ao Sol” de Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias chega às salas de cinema depois da passagem pelos festivais, entre eles, o IDFA (Festival de Cinema Documental de Amsterdão), o DOK.fest München, o Festival Caminhos do Cinema Português, onde recebeu o Prémio de Imprensa Cision, e o IndieLisboa, onde foi distinguido com o Prémio Árvore da Vida.

No sábado, 30 de dezembro, os realizadores vão estar presentes na sessão das 14:30 para apresentar a longa-metragem e conversar com o historiador João Paulo Avelãs Nunes (FLUC) após a projeção.

Viagem ao Sol é uma reflexão sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito, e a potência do seu olhar em revelar realidades obliteradas pelas narrativas oficiais. Tendo por base unicamente imagens de arquivo e testemunhos de antigas crianças austríacas enviadas no pós-guerra para Portugal, país neutral durante a 2.ª guerra mundial, o filme estabelece múltiplas ressonâncias com a Europa actual.

Nas palavras dos realizadores, o filme “retrata as vivências de milhares de crianças austríacas que chegaram ao nosso país após a II Guerra Mundial. Mostra assim a realidade de um país onde o sol só brilhava para alguns. Simultaneamente, desvenda, nos seus aspetos particulares e mais íntimos, o que significa ser criança numa situação de pós conflito. Habitualmente, colocadas à margem da história e na margem das imagens históricas, o olhar das crianças é, no entanto, poderoso e revelador. O que viram estas crianças? Como viveram o período pós conflito? Que nos diz esta experiência acerca dos dias de hoje?

Related Posts