se-bodybuildings-eventofb.jpg

Henrique Pina na Sessão Especial de “Body-Buildings”

Após estrear nas salas de cinema na passada quinta-feira, o filme “Body-Buildings” vai ter uma sessão especial com a presença do realizador, na Casa do Cinema de Coimbra, na próxima terça-feira, 19 setembro, pelas 18:30.

Body-Buildings reúne dança, arquitetura e cinema, misturando identidades e conceitos. Seis coreografias criadas para seis obras de arquitetura, em seis locais de Portugal. Tânia Carvalho, Vera Mantero, Victor Hugo Pontes, Jonas&Lander, Olga Roriz e Paulo Ribeiro. Ponte da Carpinteira, de João Luís Carrilho da Graça; Piscina das Marés, de Álvaro Siza Vieira; Estádio Municipal de Braga, de Eduardo Souto de Moura; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, de João Mendes Ribeiro e Menos é Mais Arquitetos; Mudas – Museu de Arte Contemporânea, de Paulo David; Centro de Convívio Irene Aleixo, de Aires Mateus. Covilhã, Leça da Palmeira, Braga, Ribeira Grande, Calheta e Grândola. Desenham-se futuras memórias.

Henrique Pina é realizador e produtor. Em 2014, realiza e produz a premiada curta-metragem O Mundo Cai aos Bocados, interpretada por Albano Jerónimo e Joana Solnado. Seguem-se A História do Campeão (2014) e Traça: Mar Deserto (2017). Ainda em 2017, realiza Aires Mateus: Matéria em Avesso, documentário exibido em 12 festivais de cinema e produzido pela Moonway Films, produtora fundada pelo próprio. Regressa às curtas com Sete Dias de Inverno (2020), à qual se segue Body-Buildings (2021), vencedora do Prémio Outstanding Achievement, no Dance Camera West Film Festival, em Los Angeles. O seu último documentário, Autópsia: Percurso de uma Criação (2021) constitui uma celebração dos 25 anos da Companhia Olga Roriz.

Related Posts