Pedro Adamastor
Pedro Adamastor começou a trabalhar como sonoplasta no teatro no final dos anos 90 e em poucos anos era responsável pela captação e pós-produção do som de produções cinematográficas e televisivas nacionais. Tem uma carreira profissional abrangente nas áreas do som para cinema, televisão, teatro, vídeo jogos e multimédia. Do seu currículo cinematográfico como Director de Som, destacam-se as mais recentes longas metragens: Balas e Bolinhos 3 (2012) e Video Vigilância (2013) e o trabalho em várias dezenas de curtas metragens presentes nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais: 3x3D – Just in Time (2012) de Peter Greenaway, Land of my Dreams (2012) de Yann Gonzalez, Novo Mundo de Jorge Neves e António Antunes, Bicicleta (2013 – em produção) escrito por Valter Hugo Mãe e realizado por Luís Campos. No que respeita a trabalho televisivo são de realçar os programas Minutos Mágicos (2010-2013|SIC), Tic Tac Tales (2009-2010|RTP), Red Bull Air Race (2007-2008|FOX), Gato Fedorento (2006|RTP), e várias telenovelas da SIC e TVI entre 2006 e 2008: Floribella, Doce Fugitiva, Resistirei, Rebelde Way. Foi Director de Som das séries de ficção Triangulo Jota (2005-2006|RTP) e Ecoman (2006|RTP) e são de salientar os documentários: Era uma vez no Iraque (2013), A Arte de Animar Portugal (2012|RTP), Zeca Afonso – Não me obriguem a vir para a rua gritar (2007|RTP), Agostinho da Silva – Um Pensamento Vivo (2004|RTP). Pedro Adamastor tem trabalhado ao longo dos anos com os realizadores: Peter Greenaway, Yann Gonzalez, Luís Ismael, Luís Campos, Henrique Oliveira, Jorge Neves, Nick Bolger, Atílio Riccó entre outros.
Preço do Módulo
Direcção de Som 1 — Introdução
9 de Março 2014
Estúdios UCV, Casa das Caldeiras, Universidade de Coimbra
9:00 — 18:00
O som e a imagem interligam-se no cinema moderno e juntos ajudam a contar uma história e a criar um diálogo com os espectadores. O som é responsável por dar voz às imagens do filme, potenciando as sensações e tornando a experiência audiovisual mais viva. Até chegar à sala de cinema o som passa por três fases principais: a captação, a edição e a mistura; nesta formação vamos abordar a primeira parte da criação sonora do filme, a captação de som.
Plano de Sessão
- Introdução teórica ao som
— Som diegético
— Som não-diegético
— Diálogos
— Ambientes
— Efeitos Sonoros
— Ruídos de Sala
— Foleys
— Wildtraks - Equipamentos de som
— Microfones (Direccionalidade e Padrões Polares)
— Gravadores digitais
— Misturadores de som
- Técnicas de captação
— Som directo
— Captação com perche e lapela
— Sistemas wireless
— Registo do som multipista
— Sincronia som/imagem
- Do Guião à Produção
— Organização e pré-produção para o som de um filme
— Visitas técnicas (Repérage)
— A equipa de som directo
- Resolução de problemas
— Problemas acústicos
— Ruídos na captação do som
— Problemas dos sinais de rádio de equipamento wireless
- Da teoria à prática
— Exercícios práticos de captação de som em interior e exterior com perche e lapela.
Durante a formação serão exibidos excertos de filmes e amostras de som de produções cinematográficas nacionais para discussão sobre os vários pontos abordados.