fm3.jpg

Lugares que desaparecem, lugares que nos politizam

Organizado pela Caminhos do Cinema Português e com um debate orientado pela Dra Vilma Reis, mostraram-se e discutiram-se 3 filmes documentários- “Yarokamena” (de Andrés Jurado); “Abrir Monte” (Maria Rojas Arias) e “Fordlandia Malaise” (Susana de Sousa Dias). Os dois primeiros autores estiveram presentes na sala.
Apesar de diferentes nas suas análises e composições, e ainda que se tenham detetado sinais de alguma esperança, representaram-nos uma Amazónia tensa, violenta, agressiva, desigual, assimétrica e atravessada por relações de poder instáveis e estigmatizantes.
Enquanto geógrafo, tenho pugnado pelo princípio da rugosidade do espaço geográfico. Apesar da “globalização” (um termo muito usado mas mal compreendido), os lugares e os territórios permanecem diferentes. Sabemos hoje mais uns dos outros, a informação, as trocas e as interdependências aumentaram (não se discute aqui os sinais mais recentes de algum retrocesso neste domínio), mas as vivências espaciais não se diluiram num todo homogéneo e indistinto.
Também se sabe que um dos problemas da sociedade contemporânea é o adormecimento e a indiferença e que muitos lugares e experiências espaciais reforçam essa sonolência. Outros fazem o contrário. Retiram-nos da zona de conforto e entorpecimento e estimulam-nos o sentido crítico.
Está por estudar o efeito do espaço sobre o criativo, o turista ou o investigador que ali se desloca e fica por algum tempo. Tudo depende do storytelling, das histórias que nos contem, do que procurarmos e experienciarmos. Contudo, espaços geográficos como Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza; a Ucrânia (mesmo em tempos de uma paz aparente); Belfast e a Irlanda do Norte; Santa Cruz do Deserto, no interior do Ceará (Brasil) ou a Amazónia, trazem-nos experiências performativas. Com estas vivências espaciais, a indiferença, o descomprometimento e a equidistância serão um exercício difícil.
Nestas circunstâncias, a Geografia politiza e arranca-nos dos sofás da quietude superficial e do alheamento relativamente ao que não se pode ou não se quer ver. O cinema, mas também a literatura, a fotografia ou o teatro podem ser importantes para este envolvimento crítico e para esta atenção que escasseia.
Na imagem, fotografia retirada do filme “Fordlandia Malaise” (2019), de Susana de Sousa Dias.

Related Posts