MasterClass com Zeca Carvalho

A 20 de maio, às 21h30, no renovado Mini-Auditório Salgado Zenha (piso 0 da AAC), os Caminhos do Cinema Português apresentam a segunda masterclass de 2019. A Improvisação no Trabalho de Ator para a Criação Cinematográfica é o mote para a palestra do ator, improvisador e encenador Zeca Carvalho.

Frequentemente percebida como indesejável na criação cinematográfica, em decorrência de sua vocação para desafiar a primazia do texto, ou categorizada como subversiva por inserir elementos caóticos no processo de produção fílmica, a improvisação pode se apresentar como recurso valioso para os processos criativos em cinema. Dentre seus muitos benefícios, improvisar pode constituir um aspecto fundamental do esforço de construção das personagens, pode oportunizar a incorporação de ingredientes positivamente surpreendentes na produção e pode otimizar o complexo diálogo entre o encenador e seu elenco.

Zeca CarvalhoAtor

Zeca Carvalho é ator, improvisador, encenador, Bacharel em Artes Cênicas, Doutor e Mestre em Administração, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com mais de 30 anos de carreira em artes performativas, participou de dezenas de espetáculos teatrais, filmes de cinema e produções televisivas, tendo sido contratado de longo prazo pelas duas maiores emissoras de TV do Brasil. Em sua formação como improvisador, estudou com os maiores nomes da América do Sul e da Europa, tendo participado de diversos festivais internacionais de teatro de improviso. Fundou três grupos de improvisação competitiva, com os quais obteve importantes premiações brasileiras e sul-americanas. Ministrou workshops de teatro de improviso para atores e não-atores em instituições de ensino superior, coletivos artístico-culturais e organizações empresariais. Em 2017, foi o diretor artístico do primeiro Festival Universitário de Teatro de Improviso do Brasil.

Para participar na Masterclass deve inscrever-se no site caminho.info, sendo a lotação limitada a 45 lugares.

A participação tem um custo de 5€, sendo gratuita para Sócios, alunos do curso “Cinemalogia”, do Departamento de Engenharia Informática e de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.

Os participantes deverão chegar até às 21h15, sob pena de não poder assistir à sessão.

Ficha de Inscrição
Nome
NIF
Data de Nascimento
Email
Morada
Código Postal
Localidade


Profissão
Contacto
Fotografia
Tipo de Inscrição
Tipo de Inscrição
Público GeralEstudante Cinemalogia ou Sócios
Cartão de Estudante
Cartão de Sócio
Observações
Deseja Certificado?

NãoSim

A frequência das Masterclasses tem um custo de 5€ para o público geral


Método de Pagamento
Opções de Pagamento *
Transferência Bancária IBAN PT50 0036 0414 99106004966 66paypal - geral@caminhos.infoPagamento no Secretariado
Notas
    Se optar por transferência bancária coloque o seu email no comentário
    Com o paypal pode usar o seu cartão de crédito ou mbnet
    Tem quinze dias após o registo para efectivar a inscrição. Findo esse período a vaga ficará em aberto
    Os Sócios são todos aqueles que possuem mais de três meses de atividade desde a sua inscrição e se encontram com as suas quotas regularizadas, conforme disposto no regulamento interno, artigo 5.º número 1.
    Após a submissão da informação da inscrição deverá aguardar alguns segundos até ser redireccionado para uma página que confirma a sua inscrição
    A informação relativa à sua inscrição ser-lhe-á enviada para o email indicado automaticamente. Caso não encontre o email de confirmação por favor verifique a caixa de spam

* Campos Obrigatórios
Política de Privacidade
Saiba mais sobre a gestão dos seus dados pessoais na página dedicada à política de privacidade.

Declaro que aceito os termos da política de privacidade listada neste website e aceito ceder os meus dados.