Frequentemente percebida como indesejável na criação cinematográfica, em decorrência de sua vocação para desafiar a primazia do texto, ou categorizada como subversiva por inserir elementos caóticos no processo de produção fílmica, a improvisação pode se apresentar como recurso valioso para os processos criativos em cinema. Dentre seus muitos benefícios, improvisar pode constituir um aspecto fundamental do esforço de construção das personagens, pode oportunizar a incorporação de ingredientes positivamente surpreendentes na produção e pode otimizar o complexo diálogo entre o encenador e seu elenco.
Zeca CarvalhoAtor
Zeca Carvalho é ator, improvisador, encenador, Bacharel em Artes Cênicas, Doutor e Mestre em Administração, Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com mais de 30 anos de carreira em artes performativas, participou de dezenas de espetáculos teatrais, filmes de cinema e produções televisivas, tendo sido contratado de longo prazo pelas duas maiores emissoras de TV do Brasil. Em sua formação como improvisador, estudou com os maiores nomes da América do Sul e da Europa, tendo participado de diversos festivais internacionais de teatro de improviso. Fundou três grupos de improvisação competitiva, com os quais obteve importantes premiações brasileiras e sul-americanas. Ministrou workshops de teatro de improviso para atores e não-atores em instituições de ensino superior, coletivos artístico-culturais e organizações empresariais. Em 2017, foi o diretor artístico do primeiro Festival Universitário de Teatro de Improviso do Brasil.
Para participar na Masterclass deve inscrever-se no site caminho.info, sendo a lotação limitada a 45 lugares.
A participação tem um custo de 5€, sendo gratuita para Sócios, alunos do curso “Cinemalogia”, do Departamento de Engenharia Informática e de Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.
Os participantes deverão chegar até às 21h15, sob pena de não poder assistir à sessão.