Intervenção.

Intervenção!

Uma programação composta por títulos que relacionam o cinema ao contexto social, político e actual das coisas. Esta mostra pretende fomentar a discussão e reflexão junto do público mais desperto, destacando a importância do cinema como ferramenta de intervenção social e cultural. No Cinema Avenida, às 21h45, de 30 de Novembro a 20 de Dezembro

  • Chen Chen, de Kargo Chen – Intervenção! (2020)

    Chen Chen, de Kargo Chen – Intervenção! (2020)

    04/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    Chen precisa de tomar conta, por uns dias, do seu irmão que tem paralisia cerebral. Enquanto isso, Chen acidentalmente descobriu que seu irmão na verdade sabe muitas coisas e tem o desejo sexual de uma pessoa comum, sem ninguém nunca se preocupar com isso. O comovente Chen decidiu tirar seu irmão de casa para deixá-lo experimentar como é a vida no mundo real ...

    saber mais
  • Direito à Memória, de Rúben Sevivas – Intervenção! (2020)

    Direito à Memória, de Rúben Sevivas – Intervenção! (2020)

    04/12/2020 - 20:30 - Cinema Avenida

    No dia 22 de maio de 1958, o General Humberto Delgado proferiu o célebre discurso com que encerrou o comício de Chaves, no antigo Cine Parque. Foi aqui que o seu único registo de voz da campanha eleitoral ficou gravado. A PIDE destruiu todos os outros registos. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. A gravação resistiu ao tempo, o Cine Parque não...

    saber mais
  • Forensickness, de Chloé Galibert-Laîné – Intervenção! (2020)

    Forensickness, de Chloé Galibert-Laîné – Intervenção! (2020)

    27/11/2020 - 15:00 - Cinema Avenida

    Depois de ver o filme "Watching the Detectives", de Chris Kennedy, uma jovem investigadora acompanha a caça ao homem conduzida no fórum reddit.com, após os ataques terroristas de 2013 em Boston. Examinando arquivo dos jornais da época e reinterpretações dos acontecimentos, a investigadora compara como é que os agentes do FBI, jornalistas e os cibernautas analisam imagens amadoras que levaram à identificação dos terroristas À medida que ficamos fascinados pelas diferentes formas de especialidade e autoridade, perdemos lentamente a visão do que as imagens mostram e o que desejamos ver nelas.

    saber mais
  • Do Outro Lado do Pensamento, de Pedro Branco – Intervenção! (2020)

    Do Outro Lado do Pensamento, de Pedro Branco – Intervenção! (2020)

    04/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    “Do outro lado do pensamento” é um documentário que dá voz aos pensamentos de reclusos que procuram reinserir-se na sociedade. A eles cabe reconhecer os erros, que os conduziram até à situação atual de reclusão, mas também entender que é por si que podem mudar e serem cidadãos mais responsáveis. A partir de uma ação de educação cidadã, e inspirados pelos temas dos filmes que assistiram nessas sessões, eles refletem sobre a vida no estabelecimento prisional e o papel que a educação pode ter na preparação de um futuro incerto.

    “On the other side of thought” is a documentary that gives voice to the thoughts of prisoners who seek to reinsert themselves in society. It is up to them to recognize the mistakes that led them to the current situation of seclusion, but also understanding that it is up to them to change and be more responsible citizens. Based on a citizen education action, and inspired by the themes of the films they watched in these sessions, they reflect on life in the prison and the role that education can play in the preparation of an uncertain future.

    saber mais
  • O Que Vai acontecer aqui?, de Left Hand Rotation Collective – Intervenção! (2020)

    O Que Vai acontecer aqui?, de Left Hand Rotation Collective – Intervenção! (2020)

    27/11/2020 - 15:00 - Cinema Avenida

    Um documentário sobre os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano provocada pela expansão do capitalismo financeiro, que concentra riqueza em mãos de uns poucos, e aumenta a desigualdade social. Um documentário sobre aquelxs que desafiam a conversão da cidade numa mercadoria, sobre xs que desobedecem à injustiça construindo poder do lado de quem procura um lugar para viver.

    A documentary movie about the social movement advocating the right to live in the city of Lisbon, at a time when the various fights for the urban space have increased – the result of the expansion of finance capitalism that concentrates wealth in the hands of a few people, and increases social inequalities. A documentary about those who challenge the transformation of the city into a merchandise, those who disobey in front of injustice by building power structures for and with the ones who need a place to live.

    saber mais
  • O Anel, A Morte e os Livros, de Renata Carneiro – Intervenção! (2020)

    03/12/2020 - 20:30 - Cinema Avenida Um profesor de cinema morre durante a aula e um grupo de alunos fica-lhe com o anel, o outro grupo com o seu corpo e o último grupo com os seus livros.

    A film teacher dies during his class and one group of students keeps his ring, the other group keeps his body and the final group keeps his books.

    saber mais
  • AMA ROMANTA – UMA UTOPIA QUE FAZIA DISCOS, de Vasco Bação – Intervenção! (2020)

    AMA ROMANTA – UMA UTOPIA QUE FAZIA DISCOS, de Vasco Bação – Intervenção! (2020)

    03/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida Durante a segunda metade dos anos 80, alguma da música mais venturosa jamais produzida em Portugal foi editada pela Ama Romanta. Este documentário narra a história de resistência cultural de uma editora independente criada pelo músico João Peste, através do seu catálogo e da apresentação de materiais inéditos que testemunham a singular explosão criativa daqueles anos em que esteve activa.

    In the second half of the 1980s, a Portuguese independent music publisher was created, Ama Romanta. It was the alternative to the hidden censorship of the big label industry and its founder was João Peste (the charismatic vocalist of Pop Dell’Arte).

    saber mais
  • CORRE QUEM PODE, DANÇA QUEM AGUENTA, de Welket Bungué – Intervenção! (2020)

    CORRE QUEM PODE, DANÇA QUEM AGUENTA, de Welket Bungué – Intervenção! (2020)

    01/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    Um jovem performer sai ileso de uma manifestação pública agressiva contra o aumento do preço da passagem de ónibus no Rio, e no dia seguinte é entrevistado por outro artista que pretende contar a sua história aos ouvintes da sua rádio. Auris, como muitos afro-brasileiros poderia ser um corpo ausente, camuflado na estatística dos jovens apagados pela violência imposta pelas classes ou pelas estruturas desigualitárias operando em nome do serviço público, só que não, seu corpo está presente.

    A young performer is unscathed by an aggressive public demonstration against the increase in the price of the bus ticket in Rio, and the next day he is interviewed by another artist who intends to tell his story to the listeners of his radio. Auris, like many Afro-Brazilians, could be a missing body, camouflaged in the statistics of young people erased by the violence imposed by classes or by unequal structures operating in the name of the public service, but not, his body is present.

    saber mais
  • The Traditional Brazilian Family KATU, de Rodrigo Sena – Intervenção! (2020)

    The Traditional Brazilian Family KATU, de Rodrigo Sena – Intervenção! (2020)

    04/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    Produzido em 2007, um ensaio fotográfico realizado como reconhecimento das raízes indígenas, retratou doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do katu, RN Brasil. Doze anos depois, o fotógrafo retorna ao katu em busca desses protagonistas, agora adultos, para conhecer suas trajetórias pessoais e as suas visões do mundo.

    Produced in the year 2007, a photographic essay realized in recognition of the indigenous roots, portrayed twelve adolescents belonging to Eleutério do katu, RN Brasil. Twelve years later the photographer returns to katu in search of these protagonists, now adults, to know about his personal trajectories and his world views.

    saber mais
  • My Little Drop of Honey, de Daniel Silva – Intervenção! (2020)

    My Little Drop of Honey, de Daniel Silva – Intervenção! (2020)

    04/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    My Little drop of Honey é um filme sobre resiliência, sacrifício e nossa relação com a natureza. É uma história contada na sombra da destruição ambiental iminente, mas iluminada por pessoas que lutam para manter o equilíbrio com a natureza. O filme documenta a luta de um homem cuja decepção com a espécie humana o leva a estabelecer uma relação e identificação pessoal com abelhas, embora de maneira frustrante e impossível. Na sua tentativa de encontrar outros seres humanos que adotam uma relação harmoniosa com a natureza, Osseily procura histórias de esperança sobre as quais possa escrever. A viagem é o testemunho de um momento particularmente desafiador na vida de Osseily Hanna, mas também dos desafios já enfrentados hoje por aqueles que ele encontra ao longo do caminho. É uma jornada de alegria e frustração, onde a esperança luta para encontrar o caminho até à superfície

    saber mais
  • Os últimos dias, de Cristina Ferreira Gomes – Intervenção! (2020)

    Os últimos dias, de Cristina Ferreira Gomes – Intervenção! (2020)

    01/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    Numa sala improvisada de um prédio ocupado pelo Movimento Sem Teto, no centro de São Paulo, um grupo de jornalistas trabalha contra a propagação de fake news que fez história na segunda volta das eleições presidenciais do Brasil de 2018 e a parcialidade da comunicação social tradicional. O combate emotivo e desigual mistura-se com o quotidiano ameaçado das famílias que vivem no edifício. À medida que o tempo passa e se aproxima o fim do processo eleitoral, cresce a tensão. Instala-se, devagar, a sombra do passado da ditadura militar e o medo das perseguições políticas. O desespero aumenta, mas mantém-se vivo o ideal de combate por uma imprensa livre. E a frase de ordem dos ocupantes ganha mais força: “Quem não luta, tá morto.” Os Últimos Dias é um documentário feito sem orçamento, numa urgência de documentar um momento limite vivido no Brasil. É um filme que, a partir de um olhar íntimo para a actividade de jornalistas independentes e para a vida das famílias que habitam um prédio de ocupação, descobre o drama diário, crescente e intenso sentido na sociedade brasileira durante os derradeiros dias da campanha para as eleições presidenciais brasileiras que terminaram com a vitória de Jair Bolsonaro, o candidato de extrema-direita, que condicionou o futuro do Brasil e da América Latina.

    São Paulo. Brazil. In a building occupied by the Movement Sem Teto (Homeless Movement), a group of journalists works against the mass dissemination of fake news and the bias in traditional media during the second round of the 2018 presidential elections. Their passionate and unequal struggle merges with the threatened daily life of the families who inhabit the building. Outside, the election process proceeds relentlessly until the victory of Jair Bolsonaro, the far-right candidate.

    saber mais
  • Objeto Encontrado, de Eléonor Soares de Albergaria e Silva – Intervenção! (2020)

    Objeto Encontrado, de Eléonor Soares de Albergaria e Silva – Intervenção! (2020)

    02/12/2020 - 18:00 - Cinema Avenida

    A Objeto Encontrado é uma cafeteria que ao longo dos anos tornou-se um ponto de referência cultural, social e político de Brasília. Lugar alternativo, localizado no plano piloto da cidade, a Objeto acolhe debates políticos e sociais, manifestações, exposições, festas e feiras, procurando a diversidade, para além das diferenças que dividem atualmente o país. Cada um à sua maneira, os funcionários guiam-nos através dos vários aspectos singulares deste café caloroso que no entanto, não consegue escapar às profundas desigualdades que pesam no país, e especialmente na capital.

    Objeto Encontrado is a cafeteria that over the years has become a cultural, social and political reference in Brasilia. Located in the heart of the city, this alternative place hosts political and social debates, demonstrations, exhibitions, parties and fairs, looking for diversity beyond the differences that are currently dividing the country. Each in his own way, the employees guide us through the many singular aspects of this warm coffee which, however, cannot escape the deep inequalities that weigh on the country, and especially in the capital.

    saber mais