voluntariado_insta.jpg

Voluntariado

Os Caminhos do Cinema Português são um conjunto de actividades que culminam na forma do único festival generalista dedicado à filmografia nacional. É igualmente o maior festival realizado em contexto universitário. Iniciaram-se estes caminhos em 1988 na forma de mostra, realizando-se as três primeiras edições até 1990, sendo retomados sob a forma de festival em 1997. Desde então têm promovido a cinematografia nacional acompanhando o seu crescimento. Apresenta-se com duas secções competitivas onde atribui 26 prémios e várias secções paralelas. Presentemente o festival é o único evento que coloca em competição não só a filmografia profissional e académica, mas também todos os contributos técnicos que permitem a materialização do cinema contemporâneo português. Para além da exibição os Caminhos promovem um conjunto de actividades de formação e investigação prática e teórica sobre a sétima arte.

A sua organização é levada a cabo por uma estrutura voluntária, maioritariamente estudantes universitários, da qual tu também podes fazer parte. Tal como um filme, um festival é feito de cumplicidade entre os elementos da organização que têm responsabilidade em áreas tão distintas como o acolhimento de convidados, a assistência de sala, a animação sócio-cultural, a comunicação, design e marketing, bem como a logística, o registo audio-visual, a programação, as traduções e a coordenação editorial.

É uma oportunidade de alargar os horizontes da tua experiência universitária e conheceres por dentro o universo cinematográfico nacional. Os alunos da Universidade de Coimbra poderão usufruir de suplemento ao diploma. Se tens curiosidade e vontade de ajudar a construir os Caminhos do Cinema Português, increve-te! Sabe mais em www.caminhos.info/voluntariado