10735230_768154743222817_1438658700_n-1.jpg

Apresentação da Programação da XX Edição



Há algum tempo afirmámos que falar de cinema português não é fácil. E agora constatamos, mais uma vez, que não é. De 2012 a esta data passaram-se dois anos. Dois anos em que se viveu a angústia do ano zero, no que toca ao financiamento público ao sector, com uma produção cinematográfica reduzida e onde não nos foi possível encontrar os apoios, públicos e privados, necessários para tornar possível a realização deste festival.


Não cometemos loucuras, como outros, mas jamais desistimos da nossa missão e é pelos pequenos gestos que encontramos o incentivo a encetar um esforço sobre-humano na promoção dos Caminhos do Cinema Português. Cremos que sem as fortes relações, com a maioria dos produtores e instituições, criadas ao longo destes vinte anos de história, não seria possível ter a resposta massiva aos nossos anúncios e atingir a qualidade patente na programação de cada edição do festival.


Dos estudantes aos profissionais, da animação à ficção sem esquecer o documentário, todo o cinema português está inscrito na nossa história. Saudamos, mesmo aqueles que rejeitaram a participação em prol de outras premiações, todos os que ajudam a construir um panorama cinematográfico nacional todos os anos. De igual forma agradecemos a todos os parceiros e patrocinadores que apoiam a produção e permitem a divulgação deste singular evento.


É com enorme agrado que vos anunciamos que das mais de quatrocentas inscrições nos foi possível seleccionar e programar 37 filmes, produzidos em contexto académico, na selecção ensaios e 63 filmes para a Selecção Caminhos. Estes números permitem-nos representar a enorme competitividade e qualidade da programação de ambas as seleções ao longo de mais de quarenta horas de projecção.


É nosso papel continuar a promover a reconciliação do público com o nosso cinema, seja pela discussão, promoção e premiação que o festival tem apresentado ao longo dos anos, como pelos nossos programas formativos. O curso Cinemalogia — Da ideia ao Filme promove o contacto directo entre formandos e os maiores especialistas e técnicos cinematográficos portugueses construíndo um produto cinematográfico, uma curta-metragem, desde a sua conceptualização, da ideia, até ao seu objecto final, o filme. É com regozijo que contamos consecutivamente com a colaboração dos consagrados e dos novos talentos cinematográficos para trazer também a produção cinematográfica à Universidade e à cidade de Coimbra. Afinal de contas que melhor contributo podemos dar, onde vivemos e trabalhamos, que a eternização do nosso património, material e imaterial, no grande ecrã.


Não podemos deixar de dar uma palavra de apoio aos que hoje não podem estar aqui presentes e desejar uma rápida convalescença para que a sua alegria nos contagie e possibilite levar a cabo este projecto da melhor forma.

São vinte anos com todo o cinema português, e o nosso convite não poderia ser outro! De 14 a 22 de Novembro venham conhecer, e apoiar, o nosso cinema.