A 27 de Fevereiro o Ciclo20 Anos de Cinema Portuguêsexibirá duas curtas-metragens sobre a produção de Cinema em Portugal. Serão exibidos os documentários A Morte do Cinema de Pedro Sena Nunes e Ó Marquez Vem Cá Abaixo Outra Vez de João Viana. A sessão decorrerá como habitualmente no Mini-Auditório Salgado Zenha e a entrada é livre.
Pedro Sena Nunes
Realizador, Produtor, Fotógrafo, Viajante e três vezes Pai. Terminou o Curso de Cinema em 1992. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional, na qual é responsável pela área audiovisual. Realizou documentários e ficções em cinema e vídeo e produziu mais de 100 spots publicitários. Nos últimos doze anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional. Na ETIC, é formador e coordenador de projectos há sete anos, e há dois anos assumiu a responsabilidade da Área de Imagem e Som, ensino profissional e técnico, desenhando cursos e criando projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral.
A MORTE DO CINEMA
2007, 30′
Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora. Através das suas “máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos.
Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes “apimentados” e “para senhoras”.
Que imagens se projectam hoje no seu ecrã?
Ficha Técnica
Pedro Sena Nunes
Realização
Pedro Sena Nunes
Direcção de Som
Emídio Buchinho
Fotografia
Pedro Sena Nunes
Montagem
Micael Espinha
Mistura de Som
Tiago Matos
Videocine
Genérico
João Pelica
Sérgio Aragão
Design Gráfico
Sofia Rodrigues
Web Design
Nelson Deicado
Contabilidade
Fernando Semeão
Tradução
Paola Guardini
Peter Taylor
Produtor
Pedro Sena Nunes
Colaboração
Associação VoArte
Tiago Afonso Sena
Participações Especiais
Emídio Buchinho
Álvaro Dias
Produção
Associação Meridional Cultura
João Viana
João Viana nasceu em Angola, em 1966. Entre 1988 e 1994, licenciou-se em direito em Coimbra e estudou cinema no Porto. Trabalhou em produção, som, story-board, realização e finalmente argumento. Em 2007 escreveu “ Olhos Vermelhos” para Paulo Rocha. Entretanto trabalhou com cineastas como José Alvaro, Rob Rombout, Filipe Rocha, Sagueneil, Seixas Santos, Cesar Monteiro, Grilo, Biette, Manuel de Oliveira , Schroeter… Começou a realizar os seus próprios filmes em 2004, ao lado de Iana Ferreira, com o filme A PISCINA (Festival de Veneza, em competição). Presentemente trabalha na sua primeira longa metragem, produzida pela produtora que fundou, Papaveronoir.
Ó MARQUÊS ANDA CÁ ABAIXO OUTRA VEZ!
2012, 30′
Uma ambulância e um carro da polícia na esquina. Os meus amigos do cinema perguntam o que se está a passar. Uma mulher atravessa a rua a correr.
Com Intervenções de
Cláudia Varejão
Edgar Feldman
Edgar Pêra
Inês Oliveira
João Pedro Rodrigues
João Nicolau
João Salaviza
José Miguel Ribeiro
Leonor Noivo
Manuel Mozos
Marco Martins
Mariana Gaivão
Pedro Serrazina
Renata Sancho
Rita Nunes
Sandro Aguilar
Teresa Garcia
Ficha Técnica
João Viana
Argumento
João Viana
Direcção de Som
Ricardo Almeida
Música
Nuno Cardoso
Fotografia
Pedro Carneiro
Direcção de Produção
Rita Moreira
Produção
Papaveronoir Filmes