Informação Sessões e Actividades do Theatrix

O Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC), enquanto entidade co-organizadora do Festival Caminhos do Cinema Português, foi informando verbalmente na madrugada do dia 17 de Novembro da intenção de quebra contratual por parte da Avenidartgest Lda, que gere o espaço denominado de Theatrix, com o cancelamento de todas as After Parties programadas para o espaço que acolhe o evento.

Em reunião de direcção tida, entende o CEC/AAC que as razões avançadas pela administração do Avenidartgest Lda, como motivo do cancelamento, inviabilizam a continuação desta parceria, na medida em que os problemas ao nível das instalações sanitárias não podem colocar em causa um conjunto de actividades e deixarem de se constituir como motivo para a cancelamento de outras.

Nesse sentido, entende o CEC/AAC que existe uma quebra de confiança, na administração do Avenidartgest Lda, e como tal todas as sessões de cinema agendadas para o espaço serão reprogramadas no decurso do festival para o Teatro Académico de Gil Vicente e Mini Auditório Salgado Zenha.

Mais entende a direcção do CEC/AAC que foi gravemente lesada ao nível moral e material por esta quebra contratual, sendo que a imagem do evento foi seriamente colocada em causa pela unilateralidade desta decisão, que em nada favorece as intenções expressas publicamente pela administração do espaço.

Entende a direcção do CEC/AAC prosseguir para a negociação de uma rescisão amigável do contrato de colaboração firmado com a Avenidartgest Lda, satisfeitos as cláusulas assinadas ao abrigo do referido contrato. Não descura igualmente o direito de agir judicialmente contra a Avenidartgest Lda, caso essa rescisão amigável não seja possível, pelos gastos financeiros efectuados na promoção do espaço e das actividades que foram canceladas.

As sessões de cinema foram reprogramadas da seguinte forma:

– A Secção Caminhos do Cinema Europeu e Ensaios Visuais serão realizadas nas datas e horários anteriormente delineadas, no Mini-Auditório Salgado Zenha na Associação Académica de Coimbra.
– As sessões anteriormente agendadas para as 17h30 e 22h de Sábado dia 20 de Novembro e integrantes da Secção Competitiva serão exibidas na Terça-feira dia 23 de Novembro às 15h e 17h30 respectivamente, no Teatro Académico de Gil Vicente.

Por último, a direcção do CEC/AAC informa que todos os esclarecimentos serão fornecidos aos órgãos de comunicação social sobre o processo que teve o seu desfecho de forma tão danosa para a XVII Edição dos Caminhos do Cinema Português.