Notícias
- A sessão das 15h, decorrida neste Domingo no TAGV, contou cum um conjunto de curtas-metragens, sob o tema “Sonhar e Ficcionar em Português”. Esta sessão contou com a presença do realizador de “Conversas do Mundo”, Pedro Neves e da coordenadora do Projeto Alice, Sara(…). “20 Desenhos e Um Abraço”, realizado por José Miguel Ribeiro, é uma curta animada que baseada no caderno de viagens do autor durante a sua estadia na cidade de Vila do Conde. Com uma estética abstrata, esta retrata cenas do dia-a-dia dos habitantes da cidade, sob o ponto de vista do realizador.
O mundo onírico servirá sempre de inspiração aos nossos artistas, não é por acaso que se despertou automaticamente a temática ‘Sonhar e Ficcionar em Português’, em que o mundo dos sonhos e da ficção criada entram em completa harmonia. O mundo ideal pode, assim, ser sonhado e ficcionado em cinema.
Com a presença das realizadoras Patrícia Vidal Delgado e Inês Oliveira, a sala apresentou-se bem composta para mais um dia de “todo o cinema português”.
A sessão das 17h30m decorrida neste sábado no TAGV contou com a exibição de três curtas de ficção (“Eden”, “Branco” e “Cigano”), duas curtas de animação (“Ana, um palíndromo” e “O Canto dos 4 Caminhos”) e de um documentário (“Nós os chineses”).
Sob o tema “Preconceito e Cegueira Moral”, a sessão das 15h do segundo dia do Festival Caminhos do Cinema Português exibiu as curtas “O meu avô”, “Bué Sabi” e “Bobô”
Começamos o segundo dia do festival com a abertura da temática ‘Preconceito e Cegueira Moral’, que tem como objectivo alertar a nossa audiência para ideias pré-concebidas que detenham, mostrando-lhe realidades que por vezes são desconhecidas.
Mário Augusto, Ivo Canelas e Vicente Alves do Ó foram, apenas, algumas das personalidades que marcaram presença na abertura da vigésima edição dos Caminhos do Cinema Português
O Festival Caminhos do Cinema Português arrancou hoje, dia 14 de Novembro. Os documentários “Inverno no Jardim” de Ricardo Espírito Santo e “E Agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto começaram a ser exibidos às 17h30m, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).
Dois anos passaram desde a nossa última edição dos Caminhos. Este hiato foi pautado por uma maior consciencialização da nossa parte do estado das coisas do mundo cultural. Os Caminhos têm-se feito caminhando, com diversos passos de variados dinamizadores culturais e artistas em geral, que nos auxiliaram nesta tarefa de exibir cinema português.






