20141120-Dia-VIIa-6-1080x1620.jpg

Realização de Videoclips por Vasco Mendes




Começou ontem, dia 19, e irá prolongar-se até amanhã, dia 21, o workshop de Realização de Videoclipes, ministrado pelo produtor e realizador de videoclipes, Vasco Mendes. Este workshop insere-se no curso de Cinemalogia – Da Ideia ao Filme, promovido pelo festival.

Durante estes três dias, os formandos terão a oportunidade de conhecer a história e evolução do videoclipe, com várias referências a realizadores e videoclipes do passado e do presente.

A parte prática terá como conteúdo programático as técnicas de filmagem, iluminação, direcção de actores e edição. No decorrer do dia de hoje, os participantes estiveram no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e percorreram as ruas históricas da cidade para realizar as suas filmagens.

A parte final do workshop irá ocupar todo o dia de amanhã, durante o qual os formandos irão editar o seu videoclipe e prepará-lo para a apresentação.

Para o realizador, que já trabalhou com nomes como White Haus, Capicua, Weatherman e Glockenwise, este é um “módulo com valor neste festival de cinema”, uma vez que “o videoclipe explora muito a linguagem cinematográfica”.