Integrado na programação da a XXX edição do Festival dos Caminhos do Cinema Português, o programa “incentivar”, decorreu nos dias 21 e 22 de Novembro. Esta iniciativa, co-organizada com a Centro de Portugal Film Commission (CPFC), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) e o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), promoveu dois momentos com o objectivo de incentivar um maior número de produções cinematográficas na realizar-se na Região Centro: primeiro passo, com um pitch de ideias apresentado a uma plateia de produtores; e o encontros, promovendo-se a apresentação de projectos em pré-produção de vários produtores nacionais a mais de uma dezena de entidades municipais.
Com esta iniciativa, integrada na programação dos Caminhos, fomentou-se odiálogo entre as autarquias da Região Centro, com o objetivo do desenvolvimento cultural, à promoção de novas oportunidades de criação e a programação da produção cinematográfica. O objetivo é que o contributo da parceria entre os Caminhos, a CCDRC e a CPFC, se afirme e concretize como meio para facilitar produções cinematográficas e audiovisuais na Região Centro de Portugal.
O encontro trouxe autarquias de toda a região, nomeadamente da Beira Baixa (Idanha e Castelo Branco), Oeste (Óbidos e Caldas da Rainha),Aveiro (Ílhavo), Coimbra (Figueira da Foz, Góis e Coimbra) e Viseu Dão Lafões (Vouzela);
O tecido de produtores nacionais fez-se representar com as apresentações de Bravado, Persona Non GrataThe Makkina, Rua Escura; Blowing Oceans, bem como outros convidados do festival presentes na plateia.
A organização destes “encontros” do cinema com o território permitiu estreitar a relação entre os decisores do território com a produção de cinema, esclarecendo-se as dificuldades de lado para um real fomento da descentralização da atividade. Nesse sentido diversos territórios procuraram o contacto dos diversos projectos apresentados para apoiar o seu desenvolvimento dentro da sua geografia.
As ações e contactos fomentados nestes encontros terão sequência um próximo encontro online a realizar a 9 de janeiro de 2025.
NOVAS REUNIÕES
Estas ações terão continuidade ao longo do tempo, tendo a Centro de Portugal Film Commission disponibilizado-se a responder às diversas questões que surgiram por parte dos participantes. Prentende-se nessa extensão destes encontros qual os municípios poderão apresentar às produtoras nacionais as expectativas dos municípios para os seus territórios facilitando o match-making entre entidades e necessidades..
Perante o notório interesse crescente por parte das autarquias nas área do cinema e do audiovisual, a Centro de Portugal Film Commission, continuará a trabalhar para a estruturação da região como destino de produção cada vez mais regular.
As conclusões da reunião identificaram como necessidade premente a criação de quotas para o financiamento à produção de cinema e audiovisual nas regiões do país fora da área metropolitana de Lisboa, em específico de maiores incentivos na Região do Centro de Portugal.
Para a próxima edição do programa “incentivar” procura-se não só criar mais oportunidades para a apresentação de projetos, bem como a presença da tutela possibilitando-lhe o conhecimento das reais dificuldades sentidas por produtores, autarcas e outros gestores do território da Região Centro.