Design de Títulos

Plano

O cinema é uma disciplina que encontra diferentes contributos de outras disciplinas, reinventando-se constantemente. O Design Gráfico introduziu-se nos anos cinquenta na forma como introduz o filme através do genérico. Serão abordadas as principais referências nos genéricos cinematográficos e um exercício prático. Pretende-se fomentar o gosto e motivação pela estética do movimento gráfico. Estimular o conhecimento de aspectos que se relacionam com a composição de imagem e do seu movimento. Estimular o espírito criativo e experimental na criação de efeitos de composição visual.

Programa

1. Composição Gráfica
1.1 Elementos Visuais: Linha, Área, Volume, Cor, Textura, Brilho
1.2 Regras de Composição: Unidade, Dominância e Subordinação, Coerência, Balanceamento, Positivo e negativo, Ritmo, Proporção, Caos, Afinidade e Contraste

2. Movimento Gráfico
2.1 Literacia do Movimento: linguagem, tempo e espaço
2.3 Técnicas teóricas: Antecipação, Exacerbação, Real vs. Digital, Tipografia
2.4 Técnicas práticas: keyframing, layer control, transparency, type, sound and expressions.

3. Realização de mini-projecto em After Effects.

 

 

 

 

Info

Data
27de Abril de 2013

Duração
8 horas

Horário
9:00 – 18:00

Nelson Zagalo

Nelson Zagalo é professor auxiliar na Universidade do Minho (UM). Doutorado em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. É atualmente diretor do Mestrado em Media Interativos e membro da comissão diretiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital, ambos da UM. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica da UM. Foi membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Possui mais de quarenta publicações com arbitragem científica nas áreas das ciências dos videojogos, cinema, emoção e narrativas interativas. Nelson Zagalo é autor do livro “Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos” e encontra-se a escrever o livro ” História, Tecnologia e Arte dos Videojogos em Portugal.

Local
Departamento de Engenharia Informática
Pólo II – Pinhal de Marrocos
3030-290 Coimbra