Com efeito, embora muitos destes trabalhos acabem por pertencer ao campo do experimental, não se exercitando o formato do filme em si, a verdade é que o programa dos Ensaios Visuais, ano após ano, sempre acaba por revelar uma ou outra surpresa. È, de facto, sempre interessante e inspirador, descobrir por este meio novos talentos no campo do audiovisual, que poderão ser bastante beneficiadores à produção cinematográfica nacional.
Também é de salientar que, de outro modo, dificilmente tais projectos poderiam chegar a um público em geral. Isto pois, infelizmente, na grande maioria de festivais ou mostras de cinema, os trabalhos desta natureza acabam sempre por ser relegados para segundo plano, mesmo quando acabam por ser mais interessantes que os nomes consagrados. Assim, a sua exibição acaba por ser recompensadora, não só para o público, mas também para os autores de ditos projectos, estudantes que merecem reconhecimento pelo seu trabalho.
Fica a sugestão de assistir às sessões de Ensaios Visuais que, iniciando-se hoje, dia 23, irão decorrer até 27 de Abril, no Mini-Auditório Salgado Zenha. Quem sabe que potenciais talentos do cinema português poderão surgir destas sessões? Afinal, os Caminhos do Cinema Português servem não só para homenagear o passado e apreciar o presente cinema nacional, mas também para descobrir o que o seu futuro nos reserva.