TV de Rua – Uma experiência de exibição cinematográfica na Região Amazônica no Estado do Pará – Brasil

Anderson Reis, Francisco Acioly de Lucena Neto, Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly1, Francisco Acioly de Lucena Neto2, Natália Luiza carneiro Lopes Acioly – Universidade de Varsóvia.Literatura Pós-moderna, Aquisição de Linguagem, Psicanálise Freudo-Lacaniana,Filosofia Contemporânea Continental. Formada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutoranda na Universidade de Varsóvia Departamento “Artes Liberales” .3

Anderson Reis – Mestrando em Comunicação Social na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Francisco Acioly de Lucena Neto – Mestrando em Filologia em estudos Ibérico e Ibero-Americanos da Universidade de Varsóvia. Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly – Doutoranda na Universidade de Varsóvia Departamento “Artes Liberales”1, Universidade de Varsóvia2

Apresentação no bloco 2.1-9h30 do dia 24 de Novembro de 2018

Resumo

O trabalho tem a intenção de mostrar uma experiência educativa realizada no espaço amazônico do Brasil.
Ir ao cinema hoje pode ser considerado um dos programas de lazer mais gratificantes da atualidade. Porém, apesar de parecer natural essa atividade em assistir a um filme em um cinema, atualmente pode ser considerado um programa totalmente acessível, principalmente as classes populares das grandes e médias cidades do Brasil e Portugal.
O acesso da população às salas de cinema no Brasil pode apresentar um reflexo da concentração socioeconômica e da desigualdade regional do país.
Os resultados são os entraves que dificultam a democratização do cinema por conta dos valores dos ingressos, sendo uma consequência da dominação da indústria cultural sobre as salas de exibição e a frequência por um público com maior poder aquisitivo.
Considerando, especificamente, as questões materiais que implica na dificuldade ao acesso de pessoas oriundas de zonas interioranas em ter entrada aos cinemas e também em oportunidade de desfrutar esta alternativa de lazer e aprendizagem, pois além da falta de salas de exibição, os gastos com transporte e ingressos são bastantes elevados.
Nossa intenção é de apresentar uma Comunicação que estará baseada nas atividades desenvolvidas pelo projeto TV de Rua, que através de uma ação itinerante de profissionais que trabalham com cinema na região do Norte do Brasil, fez levar aos diversos públicos oficinas básicas de conhecimento cinematográfico, noções de câmera, som e iluminação, fazendo uma pequena imersão no universo do cinema,onde a própria comunidade visitada registrava em forma de documentário tal intervenção cultural e socioeducativa, que cominavam por meio de oficinas práticas.
Então, a proposta da Comunicação TV de Rua – Uma experiência de exibição cinematográfica na Região Amazônica no Estado do Pará – Brasil, pretende apresentar uma observação contextualizada sobre o processo de elitização do cinema, além de analisar as consequentes propostas de democratização do acesso a essa forma de entretenimento ligada ao contexto educacional.
Levando-se em conta a extensão territorial do estado do Pará, bem como a diversidade de povos e cultura inseridos nessa grandiosa parte da Amazônia, o “TV de Rua” percorreu um território equivalente a 10 vezes o tamanho de Portugal, tudo registrado através das oficinas por onde passava.
Um auto-retrato na tela grande de um povo que dificilmente terá outra oportunidade de poder registrar a sua própria historia.

Metodologia:

Para essa atividade, iremos trabalhar dentro da análise do conteúdo do projeto Tv na Rua e das oficinas de áudio visual, buscando aproximar o imaginário criativo e os conteúdos abordados no eixo da educação.

Nosso modelo de metodologia estará na leitura do artigo e na exibição de slides com recorte de informações.

Objetos e Resultados:
Os enredos das histórias das comunidades atendidas, o uso das oficinas cinematográficas, e a educação como viés cultural e regional, além da valorização dos povos amazônicos no Brasil.

Linha Temática

Cinema, Investigação e Educação / Film Investigation and Education / Cine, Investigación y Educación

Palavras-Chave

Estudos Fílmicos, Educação – Cinema Brasileiro – Lusofonia – Identidade e Cultura

Biografia do Autor

Anderson Reis
Graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia em Belém do Pará – Pará, e Mestrando em Comunicação Social na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, tem como área de pesquisa o Cinema como ferramenta educacional

Biografia do Co-Autor

Francisco Acioly de Lucena Neto
Literatura Brasileira, Afro-brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. Mestrando em Filologia em estudos Ibérico e Ibero-Americanos da Universidade de Varsóvia.

Outros Autores

Natália Luiza carneiro Lopes Acioly – Universidade de Varsóvia.Literatura Pós-moderna, Aquisição de Linguagem, Psicanálise Freudo-Lacaniana,Filosofia Contemporânea Continental. Formada em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutoranda na Universidade de Varsóvia Departamento “Artes Liberales” .