Seleção Outros Olhares (2019)

Os Caminhos são um espaço plural e de confluição do Cinema Português. Nesse sentido promove-se, pela Selecção 'Outros Olhares', um espaço reservado a outros olhares sobre a prática e o exercício cinematográfico promovendo o derrube do cânone e a procura de novas linguagens.

  • Disaster Zone (for A. T.), de Jerónimo Rocha – Outros Olhares (2019)

    Disaster Zone (for A. T.), de Jerónimo Rocha

    Outros Olhares - Sábado, 23/11/2019 - 17:30
    MASZ

    Filmado algures entre a Rússia, Alemanha, Portugal e os Estados Unidos da América, durante um período que vai de 2013 a 2018, Disaster Zone é uma reflexão cinematográfica sobre o crescimento de tensões, mitos do fim da humanidade e dos movimentos cíclicos do universo. Partindo de uma proposta do colectivo Haarvöl, e usando como bússola, não só o título, mas A. T. (Andrei Tarkovski), a quem a peça é dedicada, o realizador recorreu ao seu arquivo pessoal e tirou partido do seu fascínio com locais de forte carga espectral, a que chama de “ambiências de antecipação”, mas a que outros poderão apelidar como “A Zona”.


    Saber mais
  • Actos de Cinema, de Jorge Cramez – Outros Olhares (2019)

    Actos de Cinema, de Jorge Cramez

    Outros Olhares - Sábado, 23/11/2019 - 17:30
    MASZ

    Larissa, sem último nome. Ex-musa de Andy Warhol, ex-membro da elite da Nova Iorque dos anos 70, ex-designer de casacos de peles, ex-vénus em vison. Atualmente vive em Lisboa, disjunta do fulgor de outros tempos. Através de uma visita a sua casa, vislumbramos aquilo que foi a sua vida.


    Saber mais
  • Sol Negro, de Maureen Fazendeiro – Outros Olhares (2019)

    Sol Negro, de Maureen Fazendeiro

    Outros Olhares - Domingo, 24/11/2019 - 17:30
    MASZ

    Elle acorda Löic de uma sepultura escondida na floresta. Ele não se lembra de nada, apenas o que eles são: vampiros. Com a sua memória a regressar lentamente, Elle receia que o amor que sente profundamente por Loïc possa não ser suficiente para o manter a seu lado.


    Saber mais
  • Mysteries of the Wild, de Rui Veiga – Outros Olhares (2019)

    Mysteries of the Wild, de Rui Veiga

    Outros Olhares - Domingo, 24/11/2019 - 17:30
    MASZ

    Numa ilha perdida no meio do oceano Atlântico é revelada uma descoberta científica que questiona tudo o que sabemos sobre a evolução das espécies. Mysteries of the Wild e o seu apresentador acompanham neste breve documentário de vida animal, os hábitos de um casal de Monoculis Ori, naquela que será talvez a mais curiosa espécie de vida animal.


    Saber mais
  • Fade Into Nothing, de Rita Lino, Pedro Maia, Paulo Furtado – Outros Olhares (2019)

    Fade Into Nothing, de Rita Lino, Pedro Maia, Paulo Furtado

    Outros Olhares - Domingo, 24/11/2019 - 17:30
    MASZ

    “Fade Into Nothing” é um falso diário, com registos em fotografia, filmes Super 8mm, música e textos, fruto de três visões sobre a viagem de um homem que, mais do que desaparecer, procura chegar a nada, ser nada. “Fade Into Nothing” está integrado no projecto “How To Become Nothing” que junta o músico The Legendary Tigerman, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia. Um road-movie, um falso diário em super8 e fotografia, com textos de Paulo Furtado, fruto de três visões sobre a viagem de um homem que, mais do que desaparecer, procura chegar a nada, procura ser nada.


    Saber mais
  • Náufragos, de Pedro Neves – Outros Olhares (2019)

    Náufragos, de Pedro Neves

    Outros Olhares - Segunda, 25/11/2019 - 17:30 MASZ
    Tudo começa sempre como um dia qualquer. Uma partida para o mar, a espera em terra. Há uma surpresa. Um navio que abalroa um pequeno barco, uma onda que o vira,. Há gritos, homens presos no porão, pescadores ao frio abrigados numa balsa dias a fio. Em terra recebes-se a notícia. Chora-se, prepara-se o luto, espera-se por um raio de sol que traga gente viva. As datas não mais se esquecem, as marcas ficam no corpo e na memória de quem as viveu.

    Saber mais
  • Lusitano Clube 111, de Ricardo Reis – Outros Olhares (2019)

    Lusitano Clube 111, de Ricardo Reis

    Outros Olhares - Sexta, 29/11/2019 - 17:30
    MASZ




    Saber mais
  • Um Ramadão em Lisboa, de vários – Outros Olhares (2019)

    Um Ramadão em Lisboa, de vários

    Outros Olhares - Segunda, 25/11/2019 - 17:30
    MASZ

    “Um Ramadão em Lisboa”, filme colectivo, revela o ambiente do mês do Ramadão em vários momentos, desde o seu começo, cheio de entusiasmo e frenesim ao cansaço dos últimos dias. Num contexto onde o jejum não é uma prática comum nem maioritária, este documentário segue as personagens pelas suas ruas, pelas suas paisagens e pelos seus mundos. Resulta de um processo criativo partilhado e coloca em pano de fundo uma Lisboa próxima e reconhecível, num movimento de aproximação humana do cinema.


    Saber mais
  • Estas Mãos São Minhas, de André Miguel Ferreira – Outros Olhares (2019)

    Estas Mãos São Minhas, de André Miguel Ferreira

    Outros Olhares - Quarta, 27/11/2019 - 17:30 MASZ Há dezanove anos que Adelaide Ribeiro faz a mesma viagem, duas vezes por semana. Estas Mãos São Minhas resulta da documentação do que torna esse ritual essencial para a avó do realizador, e da exploração da profunda ligação que os une.

    Saber mais
  • DECLIVE, de Eduardo Brito- Outros Olhares (2019)

    Declive, de Eduardo Brito

    Outros Olhares - Sabado, 30/11/2019 - 17:30
    MASZ




    Saber mais
  • Vadio – Não Sou Poeta, de Stefan Lechner (Outros Olhares – 2019)

    Vadio - Não Sou Poeta, de Stefan Lechner

    Outros Olhares - Sexta, 29/11/2019 - 17:30 MASZ Abandonando uma vida de crime mesquinho, David luta para realizar a sua ambição de vida: tornar-se um cantor de Fado profssional. Juntamente com o seu melhor amigo Adriano, começa a actuar no circuito Fado Vadio de Lisboa de modo a aperfeiçoar a sua técnica. A voz forte de Adriano rapidamente lhe traz atenção e gigs pagos, enquanto David luta com difculdades. “Vadio” é um retrato humano de redenção, talvez inatingível através da música mas possível através da poesia. Mas infelizmente David não quer ser poeta. Esta é uma história de amor por uma Lisboa passada e pelo Fado, onde as pessoas ainda encontram a catarse cantando canções sobre as suas tristezas.

    Saber mais
  • Caminho de Casa, de Arlindo Horta- Outros Olhares (2019)

    Caminho de Casa, de Arlindo Horta


    Selecção Outros Olhares - 30/11/2019 - 17:30
    Teatro Académico de Gil Vicente

    Os habitantes das ilhas açorianas são um povo que viaja. Eles viajam para se conectar com o mundo. Eles viajam para sobreviver. Eles viajam para se libertar da reclusão dos limites da ilha. No entanto, eles não podem fugir sem, dias ou anos depois, desejando voltar para casa - nos Açores.

    The inhabitants of the Azorean islands are a traveling people. They traveled to connect with the world. They traveled to survive. They traveled to free the boundaries of the island. However, they cannot escape days or years later, wishing to return home - in the Azores.

    Saber mais
  • Vadio- Não sou Poeta, de Stefan Lechner- Outros Olhares (2019)

    Caminho de Casa, de Arlindo Horta


    Selecção Outros Olhares - 29/11/2019 - 17:30
    Teatro Académico de Gil Vicente

    Abandonando uma vida de pequenos delitos, David se esforça para cumprir sua ambição ao longo da vida de se tornar um cantor profissional do Fado, a canção popular popular de Portugal. Juntamente com o seu melhor amigo Adriano, ele começa a se apresentar no circuito de Fado Vadio, em Lisboa, para aperfeiçoar seu trabalho. A voz forte de Adriano rapidamente lhe chama atenção e shows pagos, enquanto David luta. Vadio é um retrato humano da redenção, talvez inatingível através da música, mas possível através da poesia. Infelizmente, David não quer ser poeta. Esta é uma história de amor para uma Lisboa passada e para o Fado, onde as pessoas ainda encontram catarse cantando canções sobre suas tristezas.

    Abandoning a life of petty crime, David strives to fulfill his lifelong ambition to become a professional singer of Fado, Portugal's popular folk song. Together with his best friend Adriano, he begins performing at the Fado Vadio circuit in Lisbon to perfect his work. Adriano's strong voice quickly catches his eye and paid shows while David fights. Strayer is a human portrait of redemption, perhaps unattainable through music but possible through poetry. Unfortunately, David doesn't want to be a poet. This is a love story for a past Lisbon and Fado, where people still find catharsis singing songs about their sadness.

    Saber mais
  • A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos, de Aya Koretzky- Outros Olhares (2019)

    A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos, Aya Koretzky

    Selecção Outros Olhares - 28/11/2019 - 17:30

    MASZ

    Em 1969, Jiro Koretzky, meu pai, depois de seis anos sem feriados decide interromper seu trabalho como jovem gerente em Tóquio para viajar pelo mundo por um ano. Ele tinha 30 anos.
    Recentemente, enquanto arrumava a casa, ele descobriu uma caixa de metal pesada e esquecida, cheia de negativos fotográficos daquela viagem juvenil. Essas imagens de 35 mm revelaram paisagens de montanhas a mares, de vilas e cidades a habitantes e outros viajantes. Com os negativos, havia também um diário de viagem, com datas, descrições detalhadas dos eventos e também alguns desenhos. Da Ásia à América do Norte, de barco, de carro, de trem, de pura ou simplesmente pedindo carona, ele vive uma aventura interna. Como era o mundo através dos olhos dele? Que experiências ele passou? Que histórias ele ainda se lembra?

    Saber mais
  • Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana- Selecção Outros Olhares (2019)

    Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana


    Selecção Caminhos - 27/11/2019 - 17:30
    Teatro Académico de Gil Vicente

    Um filme sobre a herança africana no cenário musical emergente em Lisboa, seguindo as jornadas de alguns dos músicos da cidade, refletindo sobre as questões de identidade e pertença, onde diferentes gerações e influências se fundem em um dos cenários musicais mais emocionantes de Lisboa. Europa hoje. Angola para São Tomé, Cabo Verde e Guine Bissau representada por antigos músicos e jovens produtores.

    A film on the African heritage in the emerging music scene in Lisbon, following the journeys of some of the musicians in the city, reflecting on the questions of Identity and belonging, where different generations and influences merge into one of the most exciting music scenarios in Europe today. Angola to Sao Tome, Cabo Verde and Guine Bissau represented by old musicians and young producers.

    Saber mais
  • A Afloat, de Filipe Abranches


    Selecção Caminhos - 27/11/2019 - 21:45
    Teatro Académico de Gil Vicente

    Um piloto de caça cai no meio do oceano. Contra todas as probabilidades, o fio do avião na superfície. O desejo de resgate do piloto finalmente termina com um ritual estranho.

    A fighter pilot crashes in the middle of the ocean. Against all odds the plane strand on the surface. The pilot’s longing for rescue finally ends through a strange ritual.

    Saber mais
  • Ex-Venus in Furs, de João Martinho- Selecção Outros Olhares (2019)

    Ex-Venus in Furs, de João Martinho


    Selecção Outros Olhares - 26/11/2019 - 17:30
    Teatro Académico de Gil Vicente

    Larissa, sem sobrenome. Ex-musa de Andy Warhol, ex-membro da elite de Nova York dos anos 70, ex-designer de casacos de pele, ex-venus em vison. Atualmente vive em Lisboa, disjunta com o brilho de outros tempos. Através de uma visita em sua casa, temos um vislumbre do que era sua vida.

    Larissa, no last name. Former muse of Andy Warhol, former member of the New York elite of the 70s, former designer of fur coats, ex-venus in vison. She currently lives in Lisbon, disjoint of the glow of other times. Through a visit at her home, we have glimpse of what was her life.

    Saber mais