1-Cinema sem montagem. 2 -Do mudo ao sonoro. Do analógico ao digital. 3- Introdução à linguagem da montagem. Abordagem ao aspetos 4- Concepção de Formatos Vídeo e película. Introdução aos diferentes 5- Perspectiva histórica das referências e evocações na história da 6- A diferença entre a Ocupação do mesmo lugar em diferentes momentos/tempo 7- Raccord: a noção da continuidade no espaço e no tempo é primordial na matriz da montagem. Absorção de códigos e convenções na montagem de imagens. A imagem que antecede e a que precede. “Imagem justa”. O raccord emocional, o jogo do espaço 8- Estrutura narrativa, introdução ao conceito de estrutura. 9- Montagem longas e curtas metragens. 10- Som. As diferentes componentes sonoras : diálogos, ambientes , Todo o processo no módulo será acompanhado por uma forte componente prática, onde os itens da formação serão assimilados no contacto directo com o material. Será realizada uma abordagem aos aspetos artísticos e estéticos da montagem, noção da continuidade no espaço e no tempo, bem como a introdução ao conceito de estrutura. Todo o processo no módulo será acompanhado por uma forte componente prática, onde os itens da formação serão assimilados no contacto directo com o material. Descrição da relação: Computadores com software de montagem. Departamento de Engenharia Informática, Pólo II 8, 14 e 15 de Abril 150€ estudantes / 200€ público geral Tomás Baltazar possui uma licenciatura em Som e Imagem pela Universidade Católica do Porto, uma pós-graduação em Edição de Cinema e Televisão pela Escola de Cinema e Televisão Septima Ars de Madrid, tendo ainda frequentado o Cumbria Institute of the Arts, em Carlisle, Reino Unido.
Estreou a curta metragem “um dia cabouqueiros” no IndieLisboa2015, competição nacional. A sua segunda curta-metragem, “Descalço” (2010) estreou no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, onde venceu o prémio “Onda Curta RTP2”.
Com uma já longa carreira em montagem , montou cerca de 40 filmes desde 2005, entre longas, curtas, documentários e ficção de realizadores como Edgar Pêra, Rodrigo Areias, Miguel Clara Vasconcelos, Raquel Freire, Aya Koretzky, André Gil Mata, João Trabulo, Vincent Lefort, Sofia Marques, Albano Silva Pereira, Júlio Alves ou Jorge Quintela, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, Tiago Afonso, António Borges Ferreira, Nathalie Mansoux, Pilar Palomero, Manel Raga Raga. Estes filmes foram exibidos e premiados em festivais como Doclisboa, IndieLisboa , Roterdão, Visons du Réel, Rio de Janeiro, São Paulo, Chicago, Cinesul, Guadalajara, Sevilha, Vila do Conde, Festival Internacional de cinema Curitiba, Fantasporto ou Documenta Madrid, Seul, Berlim. Nuno Garcia Tomás Baltazar Luís Antero Miguel Martins Maria João Mayer
Montagem de Som e Imagem
Resumo
artísticos e estéticos da montagem. Da Découpage à montagem;
workflows de cada formato.
montagem: Sergei Eisenstein, Georges Méliès , D.W Griffith, Dziga Vertov,
Charlie Chaplin, Manoel de Oliveira, Jean Luc Godard, António Reis ,
Alfred Hitchcock, Frederick Wisman, Chris Marker, Wang Bing
e em diferentes instantes/tempo
Entendimento da colocação e intuito das partes que formam o todo. Elipse, repetição, fragmentação.
Exposição, acção e conclusão
efeitos sonoros, som diegético, som não diegético, música.
O som “fora de quadro.”Objectivos a atingir
Plano de Sessão
• Selecção
• Organização
• Alinhamento
• Pontos de corte
• Raccord
• Transição
• RitmoMaterial necessário
Local
Pinhal de Marrocos, CoimbraData e Horário
9:00 — 18:00
24 horasInscrições
10% desconto para associados
Lotação máxima de 20 formandosFormador
Tomás BaltazarMontador
Outros Módulos
Colour Grading (16h)
---
21 e 22 de Abril 2018
9:00 — 18:00
Estudantes 80€ / Público 120€
Montagem de Som e Imagem (24h)
—
8, 14 e 15 de Abril
9:00 — 18:00
150€ estudantes / 200€ público geral
Design de Som (8h)
—
7 de Abril
9:00 — 18:00
60€ estudantes / 80€ público geral
Pós-Produção de Som (16h)
—
28 e 29 de Abril
9:00 — 18:00
80€ estudantes / 120€ público geral
Distribuição (8h)
—
31 de Maio de 2018
9:30 — 18:30
60€ estudantes / 80€ público geral