O cinema e os meios audiovisuais têm uma linguagem própria? O que os diferencia e o que os aproxima da literatura, do teatro, da música, das artes plásticas? Planos, enquadramentos, ângulos, movimentos, montagem, ritmo, sinopse, argumento, guião, produção, pós-produção, realização e o olhar distinto de cada espectador. 10 e 11 de Dezembro de 2016 Sala de Produção do Teatro Académico de Gil Vicente Em dois dias, numa abordagem intensiva (oito horas por dia), o programa estabelece-se. Segunda abordagem: da pré-história ao digital: os primeiros filmes, o cinema americano clássico, Griffith, o expressionismo, o cinema soviético, o surrealismo, do mudo ao sonoro. O cinema da Grande Depressão, entre duas guerras, Welles, o neo-realismo, a nouvelle vague, os novos cinemas, o regresso da grande aventura nos EUA, os independentes, a atualidade, o digital. Realizador e produtor de cinema com percurso que vai da curta-metragem experimental à longa-metragem comercial, passando pelo documentário e televisão.
Especialista em Artes da Imagem e mestre em Comunicação Audiovisual - Produção e Realização, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.
Professor do ensino superior nas áreas de estudos visuais, vídeo e cinema. Desenvolve trabalho de investigação nos campos da imagem em movimento, cultura popular e filosofia.
José Alberto Pinheiro
---
10 e 11 de Dezembro de 2016
Estudantes 60€
Público 80€
Simão Cayatte
Simão Cayatte
---
14 e 15 de Janeiro de 2017
Estudantes 60€
Público 100€
Fernando Vendrell
---
4 de Fevereiro de 2017
Estudantes 60€
Público 100€
RESUMO
DATA & LOCAL
9h00 — 18h00 (16h)
Condição
Preço
Estudantes
60 €
Público
80€
PLANO DA SESSÃO
Primeira abordagem: há uma linguagem cinematográfica, logo também audiovisual? Vamos exemplificar e discutir.
Formador
José Alberto PinheiroHistória e Linguagem do Cinema
Outros Módulos
História e Linguagem do Cinema
Argumento 1
---
17 e 18 de Dezembro de 2016
Estudantes 60€
Público 100€
Argumento 2
Gestão e Concepção de Produções