Warning: Trying to access array offset on false in /home/caminhos/public_html/wp-content/themes/swatch/inc/options/shortcodes/shortcodes.php on line 517
Sem a palavra escrita, não há nada para produzir, interpretar ou realizar. Neste módulo, os formandos descobrem as ferramentas necessárias à escrita de um guião, seja através da análise de filmes, de exercícios práticos ou de exposições teóricas: apresentação e introdução às ideias base necessárias para a escrita de um primeiro guião de curta-metragem. 17 e 18 de Dezembro de 2016 Departamento de Engenharia Informática, Pólo II Para além dos conceitos básicos de escrita de argumento (tais como a formatação de guião e análise dos ingredientes que compõem uma boa história), o ponto de partida será o conceito base transversal aos vários formatos da escrita dramática: o personagem. Iremos abordar o personagem como veículo principal para a expressão do criador, mas também como fio condutor para experiência do espectador. É o personagem que antecede a intriga, e não ao contrário. É ele o motivador da narrativa através do qual partimos para a criação da história. Leitura recomendada Leitura Extra É Argumentista, Realizador e Ator.
Estudou teatro na Goldsmiths University em Londres e desde então trabalhou com realizadores como Werner Schroeter, Ivo Ferreira, Carlos Saboga e Stan Douglas.
Completou o Mestrado em Cinema na Universidade de Columbia em Nova Iorque como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Também em Nova Iorque estagiou como script reader na Protozoa Pictures.
José Alberto Pinheiro
---
10 e 11 de Dezembro de 2016
Estudantes 60€
Público 80€
Simão Cayatte
Simão Cayatte
---
14 e 15 de Janeiro de 2017
Estudantes 60€
Público 100€
Fernando Vendrell
---
4 de Fevereiro de 2017
Estudantes 60€
Público 100€
RESUMO
DATA & LOCAL
9:00 — 18:00 (16h)
Pinhal de Marrocos, Coimbra
Condição
Preço
Estudantes
60 €
Público
100€
PLANO DA SESSÃO
A escrita para cinema é, acima de tudo, a escrita através de imagens. Iremos analisar o que faz um bom diálogo e um mau diálogo, como aplicar noções como a “ironia dramática” para exercer tensão sobre a narrativa, como esculpir uma cena, analisar exemplos de guiões e exemplos de curtas-metragens com sucesso, e acima de tudo, como escrever com imagens, naquilo que é, acima de tudo, um meio visual.
Serão também abordados os paralelos entre a escrita de guião e a representação, noções de escrita para baixo orçamento, assim como a curta-metragem no contexto do circuito de festivais de cinema.
Catching the Big Fish – David Lynch
Three Uses of the Knife – David Mamet
On Writing – Stephen King
How to Build a Great Screenplay – David Howard
In the Blink of an Eye – Walter Murch
The Art of Dramatic Writing – Lajos Egri
On Filmmaking – Alexander McKendrick
Formador
Simão CayatteArgumento 1 e 2
Outros Módulos
História e Linguagem do Cinema
Argumento 1
---
17 e 18 de Dezembro de 2016
Estudantes 60€
Público 100€
Argumento 2
Gestão e Concepção de Produções