formadores

Os formadores do Curso de Cinema – Cinemalogia – são reputados especialistas internacionais da sétima arte. Os módulos, desta quinta edição, foram organizados em várias etapas correspondentes à pré-produção, produção e pós-produção, mas também com o objectivo de albergar outras áreas do saber complementares e transversais à produção de cinema.

complementar

  • Fernando Alle

    Fernando Alle

    Responsável pelas curtas-metragens de grande sucesso internacional Papá Wrestling (2009) e Banana Motherfucker (2011), que, conjuntamente, foram exibidas em mais de 65 festivais, incluindo os prestigiados festivais Sitges, e Frightfest.

  • João Antunes

    João AntunesHistória e Linguagem do Cinema

    Nascido em Lisboa, em 1958. Professor e crítico cinematográfico, trabalha na Cinemateca Portuguesa desde 1983. Júri do AVANCA em 2007, tem sido membro de júris, convidado por festivais de vários continentes.

  • Nelson Zagalo

    Nelson ZagaloUniversidade de Aveiro

    Nelson Zagalo é professor de media interativos na Universidade do Minho, onde co-dirige o grupo de investigação engageLab. É membro-fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. É editor do blog Virtual Illusion, autor dos livros "Emoções Interactivas, do Cinema para os Videojogos" e "Videojogos em Portugal - História, Tecnologia e Arte", e editor de Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms” (2011) e “Creativity in the Digital Age” (2015).

pré-produção

  • Lauro António

    Lauro António

    Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa. Realizador de cinema (Manhã Submersa e O Vestido Cor de Fogo), e de televisão (séries Histórias de Mulheres (ficção), Prefácio a Vergílio Ferreira, O Zé Povinho na Revolução, Vamos ao Nimas, José Viana, Maria Sobral Mendonça, A Paródia, Novo Elucidário Madeirense, Humberto Delgado: Obviamente, Demito-o!, (documentarismo), Cantando Espalharei… (poesia). Presença em centenas de Festivais e Semanas de Cinema Português. Diversos prémios, nacionais e internacionais. Filmes vendidos para circuitos comerciais e televisões de dezenas de países – Europa, EUA, África e América Latina.

  • Pedro Lopes

    Pedro LopesArgumentista / Docente

    Pedro Lopes. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Comunicação, Cinema e Televisão, e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Lisboa. Desde 2007 exerce funções como Director de Conteúdos da produtora SP Televisão. Professor no Mestrado de Audiovisual e Multimédia e na pós-graduação em Storytelling, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa e no Mestrado de Comunicação, Televisão e Cinema, da Universidade Católica de Lisboa. Ainda no âmbito académico é Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Universidade Católica de Lisboa, e vice-coordenador da equipa portuguesa do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva. Em 2011 venceu o prémio especial do júri com a série Cidade Despida, no International Festival of Detective Films And Television Programs, em Moscovo, e um Emmy na categoria de Melhor Telenovela Internacional com Laços de Sangue, atribuído pela Academy of Television Arts & Sciences. Em 2013 foi nomeado para os prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, na categoria de melhor argumento original com a longa-metragem Assim Assim. Em 2016 venceu com Coração d’Ouro a medalha de ouro de melhor telenovela internacional no New York Festival’s World’s Best TV & Films.

  • Isabel Silva

    Isabel Silva

    Formada em Produção de Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actualmente exerce funções de Direcção de Produção em cinema e é Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fez Direcção de Produção de filmes realizados por Miguel Gomes, Sandro Aguilar, Fernando Vendrell, Jorge Cramez, Miguel Fonseca, Verónica Castro e Helena Invernos, Mariana Gaivão, Raquel Jacinto e Paulo Guilherme.

produção

  • Susana Jacobetty

    Susana JacobettyStylist

    Susana Jacobetty trabalha em Comunicação e na indústria da Moda há mais de 15 anos.Ganhou o Prémio de Melhor Guarda Roupa na XVII edição do Festival “Caminhos do Cinema Português” com o filme Kinotel. Costumizou uma peça para a exposição Boomshirt no Estoril Fashion Art Festival em conjunto com as Artistas Joana Vasconcelos e Catarina Pestana. Foi Responsável pela Comunicação da 1ª visita do Dalai Lama a Portugal. Colaborou nas obras da Exposição no Palácio Nacional de Mafra, do artista João Bacelar e na Campanha “O teu bairro é a tua cara” no MUDE. Foi Comentadora dos Prémios Aquila, Cerimónia de Televisão e Cinema Português, trabalhou como Comentadora televisiva e teve várias rubricas de Moda e Beleza em diversos programas de Televisão. Foi Editora de Moda e Beleza da revista de cultura Urbana, DIF e Responsável de Moda na revista Cosmopolitan, para além de colaborar com várias publicações nacionais e internacionais. Há vários anos que colabora com o curso de Cinemalogia, do Festival dos Caminhos do Cinema Português, onde lecionou o módulo de Guarda Roupa e Caracterização para Cinema.

  • Nuno Madeira Rodrigues

    Nuno Madeira RodriguesRealizador / Editor / Argumentista

    Nuno Madeira Rodrigues é um realizador premiado em festivais como o “New York International Film & Video Festival”(EUA) e o “Premio Europeo Massimo Troisi” (Itália). Em 2013, terminou a longa-metragem “Regret”, que realizou, montou, co-produziu e co- escreveu, da produtora Castaway Entertainment, que entretanto assinou um acordo de distribuição para os EUA e Canadá com a distribuidora Anderson Digital para estreia em 2014.

  • João Torres

    João TorresDiretor de Arte

    Desenvolveu actividade artística nos domínios das artes plásticas, teatro, performance, poesia visual, fotografia e cinema.Dedica a sua actividade profissional à área da Direcção de Arte em Cinema. Nesse âmbito trabalhou com empresas de produção de filmes, tele-filmes e filmes publicitários de vários países (Portugal, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos da América). Trabalhou com realizadores como Raoul Ruiz, Riccardo Freda, Bertrand Tavernier, Jean Louis Bertoucelli, Jean Claude Missien, Serge Moari, Denys Granier-Deferre, Michaela Watteaux, Serge Korber, Paolo Marinou Blanco, Joaquim Leitão, Ranier Eurler, Billy August, António Pedro Vasconcelos, Patrick Timsit, Imanol Arias, Tom Carirns, Tom Donnely, Alain Tanner, entre muitos outros.

  • Pedro Adamastor

    Pedro Adamastor

    Pedro Adamastor começou a trabalhar como sonoplasta no teatro no final dos anos 90 e em poucos anos era responsável pela captação e pós-produção do som de grandes produções cinematográficas e televisivas.Tem uma carreira profissional abrangente dedicada ao som para cinema, televisão e teatro. Do seu currículo cinematográfico como Director de Som, destacam-se as longas metragens: Balas e Bolinhos 3 (2012), Mau Mau Maria (2014) e Video Vigilância (2013) e o trabalho em muitas curtas e médias metragens premiadas nos principais festivais de cinema nacionais e internacionais: 3x3D - Just in Time (2012) de Peter Greenaway, Land of my Dreams (2012) de Yann Gonzalez, Bicicleta (2013) realizado por Luís Vieira Campos e escrito por Valter Hugo Mãe, Novo Mundo (1999) de Jorge Neves.

  • Manuel Pinto Barros

    Manuel Pinto BarrosDirector de Fotografia

    Manuel Pinto Barros, licenciado em Cine-Video pela Esc. Superior Artística do Porto (Esap), em 2008. Após a conclusão dos seus estudos, integrou diversos projectos como Director de Fotografia, passando por publicidades, curtas-metragens e videoclips. Em cada filme procura incutir um estilo estético único, utilizando variadas técnicas sempre em articulado com as especificidades de cada produção, que o levaram a trabalhar algumas das mais importantes marcas do mercado Português entre as quais, F.C.Porto, Sonae/Continente, Mcdonalds ou TAP. Em 2014 finalizou as curtas-metragens “Bicicleta” e “Amélia & Duarte”. “Bicicleta”, realizado por Luís Vieira Campos, venceu o Prémio TAP (Curtas Vila do Conde 2014 ) e Melhor Curta-metragem no Caminhos do Cinema Português. “Amélia & Duarte”, animação realizada por Mónica Santos e Alice Guimarães, teve estreia Nacional no Curtas Vila do Conde 2015, tendo vencido o Prémio do Publico SPA e o Prémio Canal+, foi ainda seleccionada para mais de 100 festivais internacionais, tendo sido considerada pela direcção do Festival de Annecy uma das melhores obras a concurso no festival de Annecy 2015. Em 2015 terminou a curta-metragem "Longe" de José Oliveira, que estreou no Festival de Locarno de 2016. Em 2016 foi responsavel pela direcção de fotografia de segunda unidade da série "Vidago Palace", a primeira co-produção entre a RTP e TVGalicia, uma produção HOP! e Portocabo. Para além de diversos projectos de publicidade, encontra-se a finalizar a animação "Entre Sombras" de Alice Guimarães e Mónica Santos, a curta-metragem "Inverno" de Pedro Magano e "O Sapato" de Luís Vieira Campos.

  • Joana Ferreira

    Joana Ferreira

    Joana Ferreira nasceu em Lisboa em 1973. É diretora e produtora na C.R.I.M. Estudou Antropologia na Universidade Nova de Lisboa e tem vindo a trabalhar na produção de filmes portugueses desde 1998. Desenvolveu e financiou projetos de cinema como gerente de produção. Entre os diretores com quem ela trabalhou encontram-se Manoel de Oliveira, João César Monteiro, João Canijo, João Botelho, Raoul Ruiz, Teresa Villaverde, Paulo Rocha, Catarina Ruivo, Miguel Gomes e Marco Martins. Desde 2006 que tem trabalhado como produtor em tempo integral e diretor-gerente da CRIM com um foco especial em longas de ficção.

  • Nuno Rocha

    Nuno Rocha

    Licenciou-se pelo Instituto Politécnico do Porto no Curso de Comunicação Audiovisual. Em 2009 estudou Advanced Directing na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. A sua curta-metragem “3x3” foi a grande vencedora da primeira edição do Prémio Zon e alcançou desde então mais 19 prémios em todo o mundo.

pós-produção

  • Marco Amaral

    Marco AmaralColorista

    Marco Amaral é um colorista baseado em Lisboa. Tem trabalhado principalmente em curtas e longas-metragens. Esteve envolvido em mais de 50 filmes de vários países, filmados em 16mm, 35mm e nos vários formatos de video,muitos deles selecionados para os maiores festivais por todo o mundo.

  • Saúl Rafael

    Saúl RafaelMarketing Cinematográfico

    Saúl Rafael trabalha na NOS Lusomundo Audiovisuais desde 2001, tendo iniciado funções na área de Produção e transitado depois para a área de Marketing, onde lidera a equipa de Marketing dedicada à promoção do cinema português e Warner. Tem como objetivo pessoal e profissional colocar a quota de mercado do cinema português em Portugal acima dos 10%.

  • Hugo Leitão

    Hugo LeitãoSound Designer

    Estudou piano na Academia de Música de Odivelas durante 6 anos. Começou a sua formação académica e profissional na área da música e som em 1998, na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC). No segundo ano de curso, dá os primeiros passos como profissional e tem pela primeira vez contacto com os palcos, estúdio e som ao vivo.

  • Edgar Feldman

    Edgar Feldman

    Montagem para cinema:
    2015 – Montagem de A Fábrica, longa‐metragem, realização Pedro Pinho, produção Terratreme. Em execução; 2014 – Montagem de Montanha, longa‐metragem, realização João Salaviza, produção Filmes do Tejo; 2013 – Montagem de A Batalha de Tabatô, longa-metragem, realização João Viana, produção Papavarenoir; Special Mention Best First Film Berlinale 2013; 2013 – Montagem de Tabatô, curta‐metragem, realização João Viana, produção Papavarenoir; DAAD Schort Film Award Berlinale 2013;

  • Eduardo Nunes

    Eduardo Nunes

    Eduardo Nunes é licenciado em Comunicação e Design Multimédia pela Escola Superior de Educação de Coimbra e Mestre em Design e Multimédia pela Universidade de Coimbra.

  • Pedro Janela

    Pedro JanelaBanda Sonora

    Compositor, pianista, autor de vários projectos musicais dos quais se destaca ‘The Casino Royal’ foi também responsável pelas bandas sonora originais dos filmes ‘Quinze Pontos na Alma’ de Vicente Alves do Ó e ‘República’ de Jorge Paixão da Costa. É igualmente autor da banda sonora do documentário ‘Design Atrás das Grades’ de Margarida Leitão e da ‘Dá-me Luz’- curta metragem de animação de Sérgio Nogueira.

  • João Sousa

    João Sousa

    Nos últimos 8 anos teve o prazer e orgulho de colaborar, entre outros, com os estúdios This Is Pacifica, R2 Design e Studio Dobra, com pessoas como André Tentugal, Belinda Baggs e Manel Cruz e marcas como a Parfois, Esquire Magazine, Toyota, Lightning Bolt, Deeply e Optimus.

transversais

  • Fouad Nejmeddine

    Fouad NejmeddineUniversidade Aberta

    É Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade de Paris 13, com Pós-Doutoramento em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e tem organizado diversos seminários e congressos na área do Cinema Científico.

  • Pedro Branco

    Pedro BrancoCinema Científico em Contexto Educativo e Artístico

    Licenciado em Design de Equipamento pela Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos e em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Medicina Desportiva. É Investigador Colaborador na Unidade Móvel de Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

  • António Moreira

    António MoreiraUniversidade Aberta

    É Doutorado e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e concluiu programa de Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também na Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino à Distância (DEED), da Universidade Aberta.

    É Licenciado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e Especialista em Multimédia pela Universidade do Porto.

    Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da UAb, Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) e Coordenador Executivo da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

    É, ainda, Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e formador nas áreas da Educação Online e das Tecnologias Educativas, autor de várias publicações no país e no estrangeiro e membro de Conselhos Editoriais e revisor de revistas científicas na área da Educação.